Login
O evento já encerrou...
Gestão cultural para tempos de incerteza
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Gestão cultural para tempos de incerteza

12 abr - 2022 • 19:00 > 22:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição


12.04 a 03.05 (3as feiras) - 19h às 22h (com intervalo de 10min)

4 aulas com carga horária total de 12h.

Você pode comprar a formação completa nesta página, com quase 50% de desconto, ou comprar somente as aulas que te interessam (neste caso, clique nos links no tópico "conteúdo", mais abaixo).


QUAL É A PROPOSTA DESTA FORMAÇÃO?

Mudanças tecnológicas que alteram comportamentos, consumos e relações em velocidade cada vez maior. Crises econômicas e instabilidades políticas e sociais. Pandemia e seus efeitos. Metaverso e realidades cada vez mais virtuais. Modos de comunicação em mudanças constantes. Se a instabilidade parece ser a nova ordem mundial daqui em diante, quais são as possibilidades de continuidade para quem trabalha no setor cultural, que é sempre um dos mais fragilizados em contextos adversos?

Esta é uma formação para profissionais da cultura que queiram entender melhor os desafios dos cenários que estamos vivendo e como podem se preparar para eles. Quais são as ferramentas que a cultura pode usar a seu favor? Como tentar manter um mínimo de planejamento e sustentabilidade no meio da incerteza? Quais caminhos ainda não estão sendo bem explorados? Falaremos dos tempos atuais e também do futuros, mas não a partir de adivinhações, e sim do que o presente já está nos mostrando.


COMO SERÃO AS AULAS?

A formação é composta por quatro aulas semanais temáticas: públicos e experiências, comunicação, novos modelos de financiamento, e planejamento e gestão de projeto (descrição detalhada abaixo).

Cada aula será dividida em três partes. Na primeira, mostrarei conceitos, e trarei bastante exemplos e pesquisas para analisarmos o tema proposto. Na segunda parte, mostrarei como aplicar tudo isso na prática para te ajudar a encontrar caminhos possíveis. E no final, teremos um tempinho para trocarmos ideias e eu tirar suas dúvidas.


CONTEÚDO DE CADA AULA

Aula 1 (12.04): comunicação e conexões

A era digital vem alterando bastante o modo de nos comunicarmos com os públicos. Não é mais apenas uma questão de comunicação, mas sim de gerar conexões emocionais e mais autênticas a partir de valores e posicionamentos.  O consumo está ficando mais político, e a comunicação neutra perde espaço. Nesta aula, veremos como trabalhar essas questões na prática, como não é possível pensar comunicação sem pensar também em marca e porque você não precisa ter medo de falar em marca na cultura.


Conteúdo da aula:

-conexão emocional, consumo político e formação de comunidades: três pontos-chave para gerar conexões com os públicos. Mas o que significam e como alteram as relações com as pessoas?

-como desenvolver marcas consistentes e autênticas na área cultural;

-como usar a comunicação e a presença digital para aumentar a  percepção de valor dos seus públicos sobre o trabalho que você faz na cultura.


Clique aqui se quiser comprar apenas esta aula.


Aula 2 (19.04): públicos e experiências

Os hábitos de consumo cultural e os comportamentos dos públicos estão em constante mudança na era digital. Atrair a atenção das pessoas e tirá-las de casa para uma atividade cultural que não seja um grande evento será um desafio cada vez maior (e o metaverso está vindo aí). As experiências oferecidas aos públicos serão cada vez mais importantes. Mas o que realmente significam experiências e como oferecê-las na prática?


Conteúdo da aula:
-análise de tendências de comportamento e consumo cultural dos públicos nos tempos auais e nos próximos tempos (pluralidade emocional, online + offline, bem-estar, centros de entretenimento dentro de casa, lazer como artigo de luxo, metaverso);


-os fatores que impactam as experiências e as relações dos públicos com a cultura, podendo afastá-los ou aproximá-los;


-relações entre experiências e diversidade;


-como planejar e oferecer experiências positivas para seus públicos.


Clique aqui se quiser comprar apenas esta aula.


Aula 3 (26.04): outros modelos de financiamento 

Os editais e leis de incentivo, principais meios de financiamento usados pelo setor cultural há anos, têm se mostrado possibilidades insustentáveis para a maioria. Nesta aula, veremos outros modos de financiamento mais autônomos e ainda pouco explorados pela área cultural, e como trabalhá-los.


Conteúdo da aula:

-como ampliar as possibilidades do financiamento coletivo;

-os modelos de assinatura e conteúdos exclusivos;

-como desenvolver produtos e serviços a partir do seu trabalho com cultura, pensando também no mercado digital.


Clique aqui se quiser comprar apenas esta aula.


Aula 4 (03.05): planejamento e gestão de projetos 

Tempos de incertezas pedem outros modos de trabalhar e se planejar, mais flexíveis e mutantes, capazes de responder rapidamente aos desafios constantes. O que vem mudando no mercado que também afeta(rá) a cultura? Podemos usar as crises para construirmos uma blindagem contra a fragilidade?  O que pode ser um projeto cultural nessa nova realidade?


Conteúdo da aula:

-o conceito de antifrágil;

-possibilidades de planejamento em tempos de incertezas e instabilidades; 

-como desenvolver modelos de gestão e produção mais flexíveis e readaptáveis a mudanças constantes;

-como desenvolver projetos e ações com olhar mais estratégico e alinhado com os tempos atuais (e que possam ter vida além dos editais). 


Clique aqui se quiser comprar apenas esta aula.


PARA QUEM É ESTA FORMAÇÃO

Pessoas que atuam no setor cultural (e estejam abertas a pensar outros modos de trabalhar com cultura): artistas, produtores e gestores, integrantes de equipes de coletivos e espaços culturais, pesquisadores e outras pessoas interessadas pelos temas.


GRAVAÇÕES

As aulas serão ao vivo. Se você comprar a formação completa e não puder assistir uma das aulas, entre em contato comigo após sua inscrição que te darei o acesso à gravação dessa aula por até cinco dias após a data em que ela ocorreu.

 

ANDRÉ FONSECA

Sou consultor, professor e pesquisador independente. Eu atuo nas áreas de comunicação, diversidade e gestão cultural, fazendo conexões entre elas. Ajudo pessoas, marcas e negócios a gerarem mais percepção de valor para seus públicos, clientes e consumidores, sempre com uma perspectiva de inclusão e humanização. Sou graduado em comunicação social pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona (parece muito chique, mas não foi tanto assim). Mas minha formação real se deu na prática, nas minhas pesquisas independentes, nos meus trabalhos e nas minhas trocas com muita gente que fui conhecendo no meio do caminho. Fui ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Já realizei trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.


Instagram: @euandrefonseca.


VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO

R$220,00

O pagamento pode ser feito por Pix ou cartão de crédito (em até 12x).


20% de desconto para membros do ICOM Brasil. Se for o seu caso, por favor envie um email para [email protected], informando seu nome completo e instituição onde atua. Eu confirmarei sua associação e responderei informando os procedimentos.


BOLSAS

Inscrições encerradas.

Selecionadas: Amanda Lopes da Silva, Ana Paula Nascimento e Mariana Rocha.


MATERIAIS E CERTIFICADO

Você receberá todo o conteúdo do curso por email, em formato PDF, assim como um certificado de participação.


FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

É só ir até o final da página e clicar em "fale com o organizador". Se preferir, pode me enviar uma mensagem pelo meu perfil no instagram: @euandrefonseca. Eu respondo rápido.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Gestão cultural para tempos de incerteza

André Fonseca

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.