Login
O evento já encerrou...
Gestão cultural para tempos de incerteza 3: financiamento e fontes de renda
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Gestão cultural para tempos de incerteza 3: financiamento e fontes de renda

26 abr - 2022 • 19:00 > 22:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

A aula será ao vivo e a gravação será disponibilizada por sete dias para quem não puder participar ao vivo.


SOBRE ESTA AULA

Os editais e leis de incentivo, principais meios de financiamento usados pelo setor cultural há anos, têm se mostrado insustentáveis a longo prazo para a maioria. Nesta aula, veremos como ampliar as possibilidades de recursos financeiros. Falaremos não somente sobre captação de recursos para projetos específicos, mas também sobre possibilidades de fontes de renda para profissionais da cultura, transformando seus conhecimentos e habilidades na área cultural em produtos e serviços que possam ter demanda no mercado.


Temas que serão abordados:

-as bases principais para pensar processos de captação de recursos: os fatores que precisam ser considerados; usando a comunicação para gerar percepção de valor para o projeto; as motivações de quem financia.

-como pensar e desenvolver produtos e serviços a partir da sua atuação e conhecimentos na área cultural e que possam gerar outras fontes de renda: o que precisa ser analisado? Como conciliar suas habilidades com as demandas do mercado? Como testar? O que pode ser pensado especificamente para o meio digital, que apresenta inúmeras possibilidades? Veremos dos modelos de assinatura e conteúdos exclusivos até os múltiplos formatos de atividades de formação.

-como potencializar as possibilidades do financiamento coletivo, trabalhando melhor a comunicação.


SOBRE O CURSO

"Gestão cultural para tempos de incerteza" é uma formação com quatro aulas temáticas (que podem ser adquiridas de modo avulso), voltada para profissionais da cultura que estejam em busca de novas possibilidades e caminhos frente aos desafios dos tempos atuais e à instabilidade do setor cultural no Brasil. A primeira aula foi sobre comunicação e conexões na era digital e a segunda sobre públicos e experiências.


PARA QUEM É ESTA AULA

Pessoas que atuam no setor cultural: artistas, produtores e gestores, integrantes de equipes de coletivos e espaços culturais, pesquisadores e outras pessoas interessadas pelos temas.


ANDRÉ FONSECA

Sou consultor, professor e pesquisador independente. Eu atuo nas áreas de comunicação, diversidade e gestão cultural, fazendo conexões entre elas. Ajudo pessoas, marcas e negócios a gerarem mais percepção de valor para seus públicos, clientes e consumidores, sempre com uma perspectiva de inclusão e humanização. Sou graduado em comunicação social pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona (parece muito chique, mas não foi tanto assim). Mas minha formação real se deu na prática, nas minhas pesquisas independentes, nos meus trabalhos e nas minhas trocas com muita gente que fui conhecendo no meio do caminho. Fui ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Já realizei trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.


Instagram: @euandrefonseca.


DATA

26.04 (3a feira)

19h às 22h, com intervalo de 10min.

PRÓXIMA AULA

03.05: planejamento e gestão

VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO

R$100,00


O pagamento pode ser feito por Pix ou cartão de crédito (em até 12x).

20% de desconto para membros do ICOM Brasil. Se for o seu caso, por favor envie um email para [email protected], informando seu nome completo e instituição onde atua. Eu confirmarei sua associação e responderei informando os procedimentos.


MATERIAIS

Você receberá todo o conteúdo da aula por email.


FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

É só ir até o final da página e clicar em "fale com o organizador". Se preferir, pode me enviar uma mensagem pelo meu perfil no instagram: @euandrefonseca. Eu respondo rápido.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Gestão cultural para tempos de incerteza 3: financiamento e fontes de renda

André Fonseca

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.