24 out - 2022 • 09:00 > 25 out - 2022 • 17:00
24 out - 2022 • 09:00 > 25 out - 2022 • 17:00
CURSO HÍBRIDO
LOCAL: BELO HORIZONTE (MG)
Royal Golden Savassi
DATA: 24 E 25 DE OUTUBRO 2022
Estudo de Ruptura Hipotética de Barragem: Teoria, Incertezas e Aplicação Prática com os softwares HEC-RAS 1D e RiverFlow2D. Este curso é direcionado aos profissionais da área de barragens e afins, e traz uma visão ampla sobre a elaboração de um estudo de ruptura hipotética de barragens (água e rejeitos), desde os dados básicos iniciais, passando pelo desenvolvimento do estudo até a análise dos resultados de inundação potencial. Este curso tem como objetivo trazer uma discussão a cerca de incertezas na elaboração de cada passo, com a finalidade de cobrir a lacuna da aplicação prática vivenciado no dia a dia pelos profissionais.

Nota: No segundo dia de curso (25/09) composto por uma parte prática, será necessário a instalação de dois softwares de modelagem numérica, o HEC-RAS e o RiverFlow2D. Nesse dia, é necessário que o aluno disponha e utilize de seu próprio computador (presencial ou híbrido). Para os alunos na modalidade híbrida, recomenda-se a utilização de duas telas (monitores) para melhor acompanhamento do curso. A modalidade presencial os alunos poderão seguir os passos do próprio professor. Os instaladores serão enviados até o dia 19/10, juntamente ao manual de instrução de instalação. É de responsabilidade do aluno a correta instalação e configuração dos softwares. Durante o curso não haverá possibilidade de ajuda ou recursos de TI para resolver problemas de instalação ou configuração dos softwares.
° INSTRUTORES
Adolfo Tribst Corrêa
Engenheiro Hídrico pela UNIFEI/MG, e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP, especialista em modelagem hidráulica, estudos de ruptura hipotética de barragem e Planos de Ação de Emergência de Barragens (PAE), atua como consultor pela Brazil Hydro em diversas empresas, principalmente no setor de Mineração e Energia. Professor da disciplina de Ruptura Hipotética de Barragens da pós graduação em Engenharia de Barragens da PUC MINAS.
ANDRÉ LAURIANO
Sócio da GWS ENGENHARIA, Engenheiro Civil e Mestre em Recursos Hídricos pela UFMG. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/MG. Possui mais de 16 anos de experiência nas áreas de Hidrologia e Hidráulica, com atuação em projetos, estudos e consultoria.
fREDERICO DO VALLE
Consultor em Geoprocessamento pelo observatório geo & CO. sendo consultor associado à GWS ENGENHARIA, Geógrafo pela UFJF, Especialista em Geoprocessamento pela UFMG e Mestre em Geografia - Análise Ambiental pela UFMG. Possui 18 anos de experiência na área de GIS aplicado a Recursos Hídricos, Mineração, Energia, Planejamento Urbano, Transportes e Gestão Ambiental.
Engenheiro Civil e Mestre em Recursos Hídricos pela UFMG. Atua como consultor na Potamos. Especialista em Estudos de Ruptura Hipotética de Barragens, com vasta experiência em Planos de Ações Emergenciais (PAE) e Análise de Risco. Foi o líder técnico responsável pelo desenvolvimento das “Diretrizes para Estudos de Ruptura Hipotética de Barragens da Mineração”. Ao longo da carreira já participou de mais de 100 trabalhos de engenharia e consultoria, contribuindo para com o desenvolvimento de pelo menos 40 projetos de barragens.
24 DE OUTUBRO 2022
1. Modos de Falha em Barragens e Hidrogramas de Ruptura
Cenários de Ruptura
Modos de Falha em Barragens
Mobilização do Volume do Reservatório
2. Topografia e Modelagem Digital de Terreno
Diferentes metodologias de levantamento
Tratamento e consolidação de dados básicos
Utilização e diferenças entre MDTs
3. Conceituação da Propagação da Onda de Cheia
Uso e Ocupação do Solo
Cenários de simulação
Extensão da modelagem
Intervalo para o almoço
4. Modelos Numéricos Hidráulicos
Teoria
Modelos hidráulicos 1D, 2D e 3D
Aplicação e dados básicos de entrada
Premissas e limitações
5. Escoamento Hiperconcentrado
Reologia (teoria e ensaios)
Diferença entre os escoamentos
Premissas e aplicações
6. Mapa de Inundação e Tempos de Chegada
Tratamento e consolidação dos resultados
Mapeamento da inundação potencial
Tempos de chegada
Critério de parada da modelagem
25 DE OUTUBRO 2022
7. Aplicação prática dos modelos HEC-RAS 1D e RiverFlow2D
Conceituação
Montagem do Modelo
Condições de Contorno
Simulação
Resultados
8. HEC-RAS 1D
9. RiverFlow2D
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tiene la comodidad y practicidad de una transmisión online con la mejor experiencia garantizada por Sympla.
Seleccione el evento deseado y toque el botón de acceso a la transmisión *
¡Prepararse! Para participar, debe tener Zoom instalado.

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS
Los datos confidenciales están encriptados y no se guardarán en nuestros servidores.

Accede a nuestro Centro de Ayuda Sympla o hable con el organizador.