24 out - 2022 • 09:00 > 25 out - 2022 • 17:00
24 out - 2022 • 09:00 > 25 out - 2022 • 17:00
CURSO HÍBRIDO
LOCAL: BELO HORIZONTE (MG)
Royal Golden Savassi
DATA: 24 E 25 DE OUTUBRO 2022
Estudo de Ruptura Hipotética de Barragem: Teoria, Incertezas e Aplicação Prática com os softwares HEC-RAS 1D e RiverFlow2D. Este curso é direcionado aos profissionais da área de barragens e afins, e traz uma visão ampla sobre a elaboração de um estudo de ruptura hipotética de barragens (água e rejeitos), desde os dados básicos iniciais, passando pelo desenvolvimento do estudo até a análise dos resultados de inundação potencial. Este curso tem como objetivo trazer uma discussão a cerca de incertezas na elaboração de cada passo, com a finalidade de cobrir a lacuna da aplicação prática vivenciado no dia a dia pelos profissionais.

Nota: No segundo dia de curso (25/09) composto por uma parte prática, será necessário a instalação de dois softwares de modelagem numérica, o HEC-RAS e o RiverFlow2D. Nesse dia, é necessário que o aluno disponha e utilize de seu próprio computador (presencial ou híbrido). Para os alunos na modalidade híbrida, recomenda-se a utilização de duas telas (monitores) para melhor acompanhamento do curso. A modalidade presencial os alunos poderão seguir os passos do próprio professor. Os instaladores serão enviados até o dia 19/10, juntamente ao manual de instrução de instalação. É de responsabilidade do aluno a correta instalação e configuração dos softwares. Durante o curso não haverá possibilidade de ajuda ou recursos de TI para resolver problemas de instalação ou configuração dos softwares.
° INSTRUTORES
Adolfo Tribst Corrêa
Engenheiro Hídrico pela UNIFEI/MG, e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP, especialista em modelagem hidráulica, estudos de ruptura hipotética de barragem e Planos de Ação de Emergência de Barragens (PAE), atua como consultor pela Brazil Hydro em diversas empresas, principalmente no setor de Mineração e Energia. Professor da disciplina de Ruptura Hipotética de Barragens da pós graduação em Engenharia de Barragens da PUC MINAS.
ANDRÉ LAURIANO
Sócio da GWS ENGENHARIA, Engenheiro Civil e Mestre em Recursos Hídricos pela UFMG. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/MG. Possui mais de 16 anos de experiência nas áreas de Hidrologia e Hidráulica, com atuação em projetos, estudos e consultoria.
fREDERICO DO VALLE
Consultor em Geoprocessamento pelo observatório geo & CO. sendo consultor associado à GWS ENGENHARIA, Geógrafo pela UFJF, Especialista em Geoprocessamento pela UFMG e Mestre em Geografia - Análise Ambiental pela UFMG. Possui 18 anos de experiência na área de GIS aplicado a Recursos Hídricos, Mineração, Energia, Planejamento Urbano, Transportes e Gestão Ambiental.
Engenheiro Civil e Mestre em Recursos Hídricos pela UFMG. Atua como consultor na Potamos. Especialista em Estudos de Ruptura Hipotética de Barragens, com vasta experiência em Planos de Ações Emergenciais (PAE) e Análise de Risco. Foi o líder técnico responsável pelo desenvolvimento das “Diretrizes para Estudos de Ruptura Hipotética de Barragens da Mineração”. Ao longo da carreira já participou de mais de 100 trabalhos de engenharia e consultoria, contribuindo para com o desenvolvimento de pelo menos 40 projetos de barragens.
24 DE OUTUBRO 2022
1. Modos de Falha em Barragens e Hidrogramas de Ruptura
Cenários de Ruptura
Modos de Falha em Barragens
Mobilização do Volume do Reservatório
2. Topografia e Modelagem Digital de Terreno
Diferentes metodologias de levantamento
Tratamento e consolidação de dados básicos
Utilização e diferenças entre MDTs
3. Conceituação da Propagação da Onda de Cheia
Uso e Ocupação do Solo
Cenários de simulação
Extensão da modelagem
Intervalo para o almoço
4. Modelos Numéricos Hidráulicos
Teoria
Modelos hidráulicos 1D, 2D e 3D
Aplicação e dados básicos de entrada
Premissas e limitações
5. Escoamento Hiperconcentrado
Reologia (teoria e ensaios)
Diferença entre os escoamentos
Premissas e aplicações
6. Mapa de Inundação e Tempos de Chegada
Tratamento e consolidação dos resultados
Mapeamento da inundação potencial
Tempos de chegada
Critério de parada da modelagem
25 DE OUTUBRO 2022
7. Aplicação prática dos modelos HEC-RAS 1D e RiverFlow2D
Conceituação
Montagem do Modelo
Condições de Contorno
Simulação
Resultados
8. HEC-RAS 1D
9. RiverFlow2D
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesThis event has the convenience and practicality of an online transmission with the best experience guaranteed by Sympla.
Select the desired event and tap the access broadcast *button
Get ready! To participate, you must have Zoom installed.

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.