08 mar - 2022 • 19:30 > 29 mar - 2022 • 21:00
08 mar - 2022 • 19:30 > 29 mar - 2022 • 21:00
O famoso movimento chamado “Me too” nos Estados Unidos tem ocupado uma posição de destaque na mídia em vários países. De maneira muito resumida, podemos traduzi-lo de forma literal para o português como Movimento “Eu também”, que se concentra nas experiências de sobreviventes de violência e assédio sexual.
Nesse curso vamos focar nas origens do movimento. Para isso, precisamos entender a história de violência e opressão milenar da minoria majoritária do universo, as mulheres. Começando na Antiguidade, entendendo o Patriarcado, para chegar ao mundo de desigualdade entre o feminino e o masculino - a questão permanente e cultural do sexismo e da misoginia que resultam nos escândalos sexuais, assédios, estupros e outras tantas violências.
Fundamental entender e ganhar a perspectiva de que o “ME TOO“ não aconteceu do nada e não veio à tona de repente, mas foi fruto de um processo, de um acúmulo de milhares de experiências de sofrimento silencioso de mulheres. A coragem das mulheres que contaram seus depoimentos pessoais foi essencial para dar voz e visibilidade ao sofrimento de todas e lutar pela igualdade e o combate à violência. Podemos concluir que existiu um avanço na situação da mulher? Quais foram as conquistas do Me Too? E qual o futuro da situação da mulher? Existe uma solução? Qual é o futuro do Me too?
Módulos:
08/03 - AULA 1: Introdução da História Milenar da Violência contra a Mulher.
Enfrentaremos suas origens: Patriarcado, Estado como protagonista dessa violência - das leis do Brasil império, “estupro marital”, legítima defesa da honra nos casos de crimes passionais, o feminicídio, casamento infantil, estupro e estatísticas.
15/03 - AULA 2: Os anos 80 e 90 - a imagem da mulher e como ela era vista e criticada, debochada pela mídia
Casos: Monica Lewinsky (a mídia sexista/misógina), Anita Hill (a desigualdade e a vulnerabilidade) e Lorena Bobbit (finalmente, quando a raiva rompe o silêncio).
22/03 - AULA 3: A luta pela visibilidade da mulher e o poder do gênero masculino
Casos: Harvey Weinstein, Jeffrey Epstein, Caso FOX.
29/03 - AULA 4: Existe solução para a opressão feminina?
As ideias de Jackson Katz e Peggy Orenstein, a mudança no mundo corporativo e uma análise da união das instituições de Direitos Humanos como suporte para a evolução das conquistas femininas no mundo.
Horário:
Sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21hs
Ministrado por:
MILENA GORDON BAKER - Advogada, Mestre e Doutora em Direito Penal pela PUC-SP. Especialista em Direito Penal pela Universidad de Salamanca (USAL). Curso de extensão em Harvard – Holocausto na História, Literatura e Filme, Curso de extensão Yad Vashem – Holocausto / Antissemitismo e Certificado de Inclusão e Diversidade – Cornell University. Autora dos livros: A Tutela Penal da Mulher no Direito Penal (Editora Lumen Juris - 2015), Criminalização da Negação do Holocausto no Direito Penal Brasileiro (Editora Thoth - 2019)
Mais informações:
• CURSO ABERTO PARA PESSOAS DE TODAS AS IDADES, GÊNEROS E BACKGROUNDS (não é necessário formação prévia).
• Oferecemos CERTIFICADO de conclusão ao final do curso.
• As aulas serão gravadas e disponibilizadas para reassistir por 30 dias.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tiene la comodidad y practicidad de una transmisión online con la mejor experiencia garantizada por Sympla.
Seleccione el evento deseado y toque el botón de acceso a la transmisión *
¡Prepararse! Para participar, debe tener Zoom instalado.

Milena Gordon Baker
Advogada, Mestre e Doutora em Direito Penal. Autora, Pesquisadora e Palestrante. Publica também estudos e reflexões sobre a violência contra a mulher e o Holocausto.
Los datos confidenciales están encriptados y no se guardarán en nuestros servidores.

Accede a nuestro Centro de Ayuda Sympla o hable con el organizador.