08 mar - 2022 • 19:30 > 29 mar - 2022 • 21:00
08 mar - 2022 • 19:30 > 29 mar - 2022 • 21:00
O famoso movimento chamado “Me too” nos Estados Unidos tem ocupado uma posição de destaque na mídia em vários países. De maneira muito resumida, podemos traduzi-lo de forma literal para o português como Movimento “Eu também”, que se concentra nas experiências de sobreviventes de violência e assédio sexual.
Nesse curso vamos focar nas origens do movimento. Para isso, precisamos entender a história de violência e opressão milenar da minoria majoritária do universo, as mulheres. Começando na Antiguidade, entendendo o Patriarcado, para chegar ao mundo de desigualdade entre o feminino e o masculino - a questão permanente e cultural do sexismo e da misoginia que resultam nos escândalos sexuais, assédios, estupros e outras tantas violências.
Fundamental entender e ganhar a perspectiva de que o “ME TOO“ não aconteceu do nada e não veio à tona de repente, mas foi fruto de um processo, de um acúmulo de milhares de experiências de sofrimento silencioso de mulheres. A coragem das mulheres que contaram seus depoimentos pessoais foi essencial para dar voz e visibilidade ao sofrimento de todas e lutar pela igualdade e o combate à violência. Podemos concluir que existiu um avanço na situação da mulher? Quais foram as conquistas do Me Too? E qual o futuro da situação da mulher? Existe uma solução? Qual é o futuro do Me too?
Módulos:
08/03 - AULA 1: Introdução da História Milenar da Violência contra a Mulher.
Enfrentaremos suas origens: Patriarcado, Estado como protagonista dessa violência - das leis do Brasil império, “estupro marital”, legítima defesa da honra nos casos de crimes passionais, o feminicídio, casamento infantil, estupro e estatísticas.
15/03 - AULA 2: Os anos 80 e 90 - a imagem da mulher e como ela era vista e criticada, debochada pela mídia
Casos: Monica Lewinsky (a mídia sexista/misógina), Anita Hill (a desigualdade e a vulnerabilidade) e Lorena Bobbit (finalmente, quando a raiva rompe o silêncio).
22/03 - AULA 3: A luta pela visibilidade da mulher e o poder do gênero masculino
Casos: Harvey Weinstein, Jeffrey Epstein, Caso FOX.
29/03 - AULA 4: Existe solução para a opressão feminina?
As ideias de Jackson Katz e Peggy Orenstein, a mudança no mundo corporativo e uma análise da união das instituições de Direitos Humanos como suporte para a evolução das conquistas femininas no mundo.
Horário:
Sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21hs
Ministrado por:
MILENA GORDON BAKER - Advogada, Mestre e Doutora em Direito Penal pela PUC-SP. Especialista em Direito Penal pela Universidad de Salamanca (USAL). Curso de extensão em Harvard – Holocausto na História, Literatura e Filme, Curso de extensão Yad Vashem – Holocausto / Antissemitismo e Certificado de Inclusão e Diversidade – Cornell University. Autora dos livros: A Tutela Penal da Mulher no Direito Penal (Editora Lumen Juris - 2015), Criminalização da Negação do Holocausto no Direito Penal Brasileiro (Editora Thoth - 2019)
Mais informações:
• CURSO ABERTO PARA PESSOAS DE TODAS AS IDADES, GÊNEROS E BACKGROUNDS (não é necessário formação prévia).
• Oferecemos CERTIFICADO de conclusão ao final do curso.
• As aulas serão gravadas e disponibilizadas para reassistir por 30 dias.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesThis event has the convenience and practicality of an online transmission with the best experience guaranteed by Sympla.
Select the desired event and tap the access broadcast *button
Get ready! To participate, you must have Zoom installed.

Milena Gordon Baker
Advogada, Mestre e Doutora em Direito Penal. Autora, Pesquisadora e Palestrante. Publica também estudos e reflexões sobre a violência contra a mulher e o Holocausto.
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.