Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
Tudo evolui exceto o coração dos homens
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Tudo evolui exceto o coração dos homens

4 jun - 2021 • 20:00 > 20 jun - 2021 • 19:50 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição


"Esse evento é realizado com recursos da lei emergencial Aldir Blanc pelo estado de São Paulo"



A TRILOGIA DA DÚVIDA:



    A trilogia consiste em espetáculos solos de Victor de Seixas sobre a sua busca cênica/corporal. Cada espetáculo segue um gênero e estética distintos, promovendo o encontro do legado de Decroux com outros importantes criadores das artes cênicas, todos partindo sempre do corpo/movimento como elemento primordial na criação.


    O projeto leva esse nome “trilogia da dúvida” pois se inspira em momentos de grande dúvida dentro da vida de figuras importantes para a história do pensamento ocidental, Charles Darwin, Giordano Bruno e Nicola Tesla, personagens que mudaram a nossa história e ajudaram a construção do mundo contemporâneo. Esses três pensadores, tem em comum um momento em suas vidas onde eles poderiam ter abandonado seus ideais, retornando para uma “vida normal”, mas escolhem seguir o seu destino, pagando o preço de suas escolhas, entrando para a história e mudando o nosso mundo. 


ASSISTA A TRILOGIA COMPLETA:

TUDO EVOLUI EXCETO O CORAÇÃO DOS HOMENS


INFINITA É A MINHA VONTADE OU UM CORPO EM COLAPSO PELA RAZÃO INSTRUMENTAL


TESLA, NEM SEMPRE A LUZ APAGA A ESCURIDÃO







TUDO EVOLUI EXCETO O CORAÇÃO DOS HOMENS



    O espetáculo trata do momento de dúvida do naturalista britânico Charles Darwin que tem que decidir se mata a ideia de Deus criador do homem publicando sua obra que trata da teoria da evolução, ou o mantêm vivo, colocando de lado a sua pesquisa e levando uma vida pacata ao lado de sua família.


    Promovendo um encontro entre o Teatro da Morte do diretor polonês Tadeusz Kantor e o Mimo Corpóreo de Etienne Decroux, narra o momento de dúvida do naturalista inglês Charles Darwin, sobre publicar sua obra indo contra seus dogmas religiosos. 


              Ele (o espectador) precisa ser confrontado com o espetáculo de algo estranho, que se dá como um enigma e demanda que ele investigue a razão deste estranhamento. Ele deve ser impelido a abandonar o papel de observador passivo e assumir o papel do cientista que observa fenômenos e procura suas causas. Por outro lado, o espectador deve abster-se do papel de mero observador que permanece parado e impassível diante de um espetáculo distante.                                                                                                                                                       Jacques Rancière                 

O espetáculo não tem a pretensão de ser biográfico ou educativo sobre a vida e a obra de Darwin, mas como uma metáfora visual navega por momentos importantes de sua vida, momentos de dúvida, prazer, dor e libertação, levantando a reflexão sobre a condição do próprio homem que atravessa os anos e continua se questionando, buscando e sofrendo basicamente pelos mesmos motivos. Sem a composição ou interpretação de personagens, o ator não representa Darwin, mas imagina Darwin, e nessa estrutura de sonhos ele trafega por diferentes personas dentro de uma estrutura cartográfica fragmentada, viaja no tempo e no espaço assume diferentes papéis sem perder a si mesmo.


O espetáculo desenvolve sua dramatúrgica a partir da ideia do quarto-de-memórias, conceito criado por Tadeus Kantor onde o espectador é convidado para adentrar a mente do ator e assistir a sua materialização na cena através de movimentos e objetos que representam fragmentos de memórias, e no caso deste espetáculo o espectador confronta o ator sonhando Darwin.


VEJA MAIS SOBRE O ARTISTA/ESPETÁCULO NO SITE:  https://deseixas.com/site/darwin.html



                                                                                                                                                                 

COMO SERÁ A TEMPORADA E APRESENTAÇÃO ON-LINE:


    Essa versão que será apresentada nesta temporada on-line é uma edição de várias apresentações realizadas em várias cidades brasileiras durante um período de 6 anos com a intervenção ao vivo durante a transmissão em algumas cenas pontuais.

Em formato de espetáculo documental e videoarte com a participação ao vivo do atuante, teremos no início do espetáculo, uma breve interação com o público que estiver assisitindo pela plataforma zoom.


(Terá transmissão ao vivo pelo Youtube, mas o link para entrar no zoom será enviado somente para aqueles que retirarem os ingressos por aqui aqui).



FICHA TÉCNICA:


Administração de plataforma on-line: Fernando Mastrocolla

Edição: Trupe Lona-Preta (Fernando Mastrocolla)

Direção: Vânia Leite

Iluminação e sonoplastia: Bruno di Trento

Concepção e pesquisa: Victor de Seixas

Trilha Sonora: Rinde Eckert (edição: Victor de Seixas)

Figurinos e cenário: F.E. KOKOCHT

Elenco: Victor de Seixas.


Este espetáculo foi participante do projeto de residências artísticas 2011 no Instituto Cultural Comme Vous Émoi, Paris – França




Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Tudo evolui exceto o coração dos homens

Victor de Seixas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.