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MARATONA TEEN 2020

20 out - 2020 • 16:00 > 23 out - 2020 • 17:00

Evento Online via Whatsapp

Descrição

Que tal formar uma equipe e se aventurar numa maratona em busca de soluções úteis e inovadoras?

Venha participar com a gente: de 20 a 23 de outubro de 2020.


REGULAMENTO MARATONA TEEN 2020

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITECI) divulga o presente regulamento com informações detalhadas para o evento Maratona Teen 2020 que ocorrerá durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Inteligência Artificial: A nova Fronteira da Ciência Brasileira.

 

1. O EVENTO

A Maratona Teen 2020 ocorrerá nos dias 20 a 23 de outubro de 2020, de forma totalmente on-line. A maratona é uma iniciativa integrante das atividades da 17ª SNCT, voltada para alunos do ensino básico, no qual os participantes buscam soluções úteis e inovadoras, em um curto período, para desafios com temáticas previamente propostas. Esse evento tem por objetivo selecionar e valorizar soluções inovadoras e utilizáveis à sociedade advindas do ambiente escolar do ensino básico de formação.

 

2. TEMAS

Para a Maratona Teen 2020 serão aceitas soluções que contribuam com as necessidades apresentadas pela atualidade dentro do tema Educação On-line e nas seguintes temáticas:

2.1. Como criar estratégias atrativas e efetivas para diminuir a falta de atenção no ensino on-line?

2.2. Como engajar e promover educação ambiental na prática através da aprendizagem on-line?

2.3. Quais alternativas para minimizar o estresse mental no ambiente escolar on-line?

 

3. INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão totalmente gratuitas.

3.2. As inscrições serão realizadas em equipes, de no mínimo três e no máximo cinco participantes em cada equipe.

3.3. O formulário de inscrição estará disponível através do site https://www.sympla.com.br/maratona-teen-2020__995345.

3.4. O número de vagas está limitado a 12 equipes, totalizando, no máximo, 60 participantes.

3.5. Serão aceitas apenas inscrições de alunos na faixa etária entre 13 a 24 anos e devidamente matriculados a partir do 8º ano de ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas.

3.6. Não serão aceitas inscrições de professores ou outros profissionais da comunidade escolar.

3.7. As equipes poderão ser formadas por alunos de diferentes escolas e de diferentes turmas, desde que respeitando a faixa etária e ano escolar especificados no item 3.5.

3.8. Uma escola poderá ter mais de uma equipe inscrita.

 

4. O QUE VOCÊ VAI FAZER

4.1. Com a sua equipe formada, vocês terão que encontrar ideias e propor soluções para o desafio escolhido para trabalhar.

4.2. Cada equipe terá um padrinho concedido pela organização com a função de motivá-los durante o andamento do projeto e que, na medida em que for necessário e de acordo com a sua disponibilidade, poderá auxiliá-los no desenvolvimento da solução.

4.3. Haverá também um banco de mentores que poderão ser solicitados em eventuais dúvidas, conforme a disponibilidade de cada mentor, podendo ocorrer encontros virtuais em mais de uma sessão.

4.4. O projeto deverá ser entregue na forma de um vídeo explicativo “pitch” de 1 a 3 minutos sobre a ideia. O “pitch” é uma apresentação resumida com o objetivo de despertar o interesse da banca avaliadora pela sua ideia proposta, deve conter apenas informações essenciais e diferenciadas. Deve ser apresentado verbalmente e poderá, à critério da equipe, ser ilustrado por 3 a 6 slides. 

O “pitch” deve conter:

!     ·Qual é a oportunidade?

<!   ·O contexto da ideia?

<!   ·Qual é a sua solução e como ela funcionará?

<!   ·Seus diferenciais?

<!   ·O que está buscando?

<!   ·Equipe de trabalho.

4.5. O “pitch” poderá ser enviado via grupo de WhatsApp, respeitando as seguintes especificações: o áudio precisa estar em boa qualidade, a câmera posicionada horizontalmente e o vídeo precisa ser gravado em local bem iluminado. Esse vídeo será apresentado a uma banca de avaliadores através de conferência via Zoom e transmitido a todos os participantes do evento.

4.6. Todo o desenvolvimento e apresentação dos projetos deverão respeitar o cronograma indicado no item 7 deste edital.

 

5.  AVALIAÇÃO

Uma banca de jurados avaliará os desafios com base nos seguintes critérios:

·Impacto: qual o grau de impacto (qualidade e quantidade) esse projeto pode ter? Resolve um grande problema ou um pequeno problema? Inspirará ou ajudará muitos, ou alguns?

·Criatividade: Quão criativa / inovadora é a abordagem? A proposta do projeto é algo que nunca foi tentado antes ou é uma melhoria incremental em algo que já existe? Validade: a solução é cientificamente válida? Será que vai fazer o que se propõe a fazer? Pode funcionar no mundo real?

·Relevância: Este projeto responde ao desafio ao qual foi enviado? É uma solução completa ou ainda tem um longo caminho a percorrer? É tecnicamente viável? Quão utilizável ou amigável é a solução?

·Apresentação: Quão bem a equipe comunicou seu projeto? Eles foram eficazes em contar a história do projeto: o desafio, a solução e por que é importante?

 

Para cada critério a equipe será avaliada com uma nota de 1 (um) a 5 (cinco), sendo:

 

1: não argumentado;

2: muito pouco argumentado;

3: pouco argumentado;

4: argumentado;

5: bem argumentado.

 

Com base nessa avaliação serão escolhidos 3 (três) finalistas, 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugar.


6. PREMIAÇÃO

6.1. Os resultados serão anunciados na cerimônia de encerramento da 17ª SNCT e serão posteriormente publicados no site www.secitec.mt.gov.br.

6.2. Para a equipe ganhadora do 1º (primeiro) lugar, a premiação será um curso em Programa de Educação Tecnológica, oferecido pelo Instituto Jovem Empreendedor (IJE), uma mentoria de 5 horas e um óculos de realidade virtual para cada participante da equipe.

6.3. A equipe vencedora do 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugar ganharão uma mentoria de 5 horas oferecida pelo IJE e um óculos de realidade virtual para cada participante.

 

7. CRONOGRAMA

 

CRONOGRAMA MARATONA TEEN 2020

DATA

HORÁRIO

ETAPA

09/10/2020

a

19/10/2020

17h00

Inscrições das equipes pelo site: https://www.sympla.com.br/maratona-teen-2020__995345

20/10/2020

16h00

Live de abertura on-line da Maratona Teen 2020;

Apresentação do tema e desafios;

Apresentação das justificativas do tema;

Talk “A revolução transformadora da empatia” – Jussara Gonçalves.

21/10/2020

08h00

Talk “Começou a Maratona e agora?” (Objetivo de esclarecer a forma de desenvolver as ideias – design thinking) – André Lupu.

10h

Talk “Ferramentas digitais para ajudar no desenvolvimento da sua solução” – Lucas Bernardino.

22/10/2020

15h00

Talk “Como organizar sua apresentação para entrega final” – Cezar Macegoza.

23/10/2020

10h00

Entrega dos projetos.

11h00

Live de Avaliação.

17h00

Premiação.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A organização e coordenação da Maratona Teen 2020 será realizada por uma comissão da SECITECI, juntamente com parceiros da AGINOV (Agência de Inovação da UNEMAT), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e da Comunidade Cuiabá Legal Hackers, cujas decisões são soberanas.

8.2. Os participantes são responsáveis pela veracidade e autenticidade das informações apresentadas no ato da inscrição e no decorrer de todo esse evento. É também, de total responsabilidade do participante, acompanhar toda a programação, os resultados e eventuais informações, bem como, obter suas próprias ferramentas de trabalho necessárias para participação.

8.3. A SECITECI se compromete com a emissão de certificado aos participantes, no total de 24 horas, o qual será enviado posteriormente via formato eletrônico.

8.4. Este regulamento, a qualquer momento pode ser alterado, revogado e anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse particular da instituição ou exigência legal, sem que isso implique em direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

8.5. A SECITECI não se responsabiliza pela instabilidade da plataforma de inscrição e de realização do evento, ou ainda dificuldades oriundas a conexão com a rede de internet e navegador. Ressaltando ainda que o evento, a qualquer momento, poderá ser interrompido ou suspenso, por motivos de força maior ou devido a problemas de acesso à rede de internet, entre outros, não sendo devida qualquer indenização ou compensação aos participantes do concurso e/ou aos eventuais terceiros.

8.6. Antes, durante e após o evento, a SECITECI se resguarda de qualquer contribuição com os projetos criados, não possuindo participação da exploração comercial dos mesmos ou obrigações jurídicas, legais ou financeiras.

8.7. Ao se inscrever para participar da Maratona Teen 2020, nos termos deste regulamento, os participantes e equipes estarão automaticamente autorizando a SECITECI a utilizar, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, a sua frase, seu nome, imagem, projeto e som de voz em qualquer veículo de imprensa, mídia ou internet para divulgação dos projetos, por meio de jornais, revistas, televisão, cinema, rádio e internet e cd-room, ou em qualquer outro meio de comunicação, sem ônus e sem autorização prévia ou adicional, tanto no âmbito nacional quanto internacional, durante período indeterminado.

8.8. As autorizações descritas acima não implicam qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer compensação por parte da SECITECI.

8.9. Esse evento tem o objetivo de gerar soluções criativas e inovadores e reservam-se o direito, sem exclusividade e mantendo o direito dos participantes que criarem as soluções, de utilizar os projetos desenvolvidos durante o evento pelos participantes e equipes, para utilizá-los, reutilizá-los, reproduzi-los, integral ou parcialmente, por todas as modalidades que julgarem adequadas, e em quaisquer formatos, bem como imprimi-los, inseri-los ou veiculá-los em quaisquer materiais de suporte físico ou eletrônico.

8.10. Os participantes se responsabilizam pela originalidade de todo conteúdo por eles produzido no âmbito do presente regulamento, respondendo integral e exclusivamente por eventuais danos ou ônus a terceiros, excluindo e indenizando a SECITECI, em caso de demanda judicial ou extrajudicial intentada por terceiros, sob alegação de violação de direitos de propriedade intelectual, imagem, voz e nome.

8.11. Não serão aceitas soluções tecnológicas copiadas ou reproduzidas, de forma total ou parcial, de outras fontes e/ou competições. A identificação de uma cópia, total ou parcial, será punida com a desclassificação da respectiva equipe.

8.12. A SECITECI não se responsabiliza pelo uso de base de dados públicos e/ou privados pelos participantes.

8.13. Quaisquer suspeitas de conduta antiética, do não cumprimento das normas internas dos espaços on-line, em que ocorrerá este concurso, além do desrespeito ao presente regulamento, serão analisadas e julgadas pela comissão organizadora, podendo ainda resultar na desclassificação do respectivo participante.

8.14. As decisões dos integrantes da banca julgadora no que tange à seleção e à premiação das equipes participantes, além das decisões que a comissão organizadora venha a dirimir, serão soberanas e irrecorríveis, não sendo cabível qualquer contestação das mesmas, bem como dos seus resultados.

8.15. A participação neste evento sujeita todos os participantes às regras e condições estabelecidas neste regulamento. Dessa forma, os participantes, no ato de sua inscrição aderem a todas as disposições, declarando que leram, compreenderam, tem total ciência e aceitam, irrestrita e totalmente, todos os itens deste regulamento.

8.16. Os casos omissos e eventuais dúvidas referentes a este edital serão resolvidos e esclarecidos pelos organizadores do evento.

 

 

Cuiabá, 09 de outubro de 2020.

 

 

Nilton Borges Borgato

Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso

Termos e políticas

Evento online

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