Talk to the organizer

The event has already closed...

Seminário Internacional Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos

Carregando recomendações...
Event closed

Seminário Internacional Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos

01 jul - 2019 • 09:00 > 02 jul - 2019 • 18:00

 

Event description

English


ATENÇÃO: SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADA ATÉ 02 DE JUNHO


O Seminário Internacional “Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos” tem o objetivo de reunir pesquisadores, ativistas e instituições de todo o mundo para discutir como o direito a uma comunicação participativa pode ampliar e aprofundar o reconhecimento dos direitos humanos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi ratificada pelos países-membro da Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948, incluindo o Brasil. O documento inspirou leis e tratados internacionais em defesa dos direitos e liberdades fundamentais, incluindo o direito à livre expressão. A Declaração (1948), em seu art. 19, destaca que “[…] todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras” (Assembleia Geral das Nações Unidas, 1948, Art. 19).

Após completar 70 anos, o conceito de direitos humanos e sua implementação ainda é um desafio. Isso levanta questões sobre a natureza dos desafios dos direitos humanos e, particularmente, do direito à comunicação. Depois de tudo, a comunicação, especialmente a digital (mas não somente), é uma chave no processo democrático. Quais são os desafios da Declaração Universal dos Direitos Humanos no que se refere, principalmente, ao direito à comunicação? Em quais aspectos regredimos e em quais avançamos? Como articular a luta pelo direito à comunicação com a afirmação de outros direitos humanos fundamentais como educação, saúde e habitação?

O Brasil é, atualmente, um cenário importante para estes debates. Em 2018, o país completou 30 anos da aprovação da Constituição Federal (CF), conhecida como Constituição Cidadã e aprovada após décadas de uma ditadura civil-militar no país. Atualmente, a CF recebeu mais de 100 emendas, que subtraíram direitos políticos e sociais que haviam sido aprovados anteriormente. As recentes mudanças políticas no país ameaçam aumentar ainda mais os níveis de violência e racismo no país. Entretanto, a Lei de Acesso à Informação, aprovada em 2011, assegura que todos os cidadãos podem exigir acesso a dados públicos a qualquer instituição pública. Como todos estes dispositivos legais contribuem para a ampliação do direito à comunicação e possibilitam que ela seja mais participativa?

Mas não queremos focar exclusivamente no Brasil. A América Latina, como um todo, enfrenta uma crítica situação, com o assassinato de lideranças sociais em vários países. No Brasil, a vereadora Marielle Franco, defensora dos direitos humanos, foi assassinada em 2018 e a violência política segue aumentando, especialmente nas áreas rurais. Na Colômbia, os acordos de paz entre governo e guerrilha estão ameaçados e casos de violência se estendem por todo o país. A Venezuela vive um conflito que questiona a legitimidade presidencial, colocando todo o continente em alerta. A América Central, por sua vez, sofre uma situação crítica devido aos altos níveis de violência e a crise migratória, envolvendo cidadãos de El Salvador, Guatemala e Nicarágua  – que tentam escapar da violência em seus países de origem – e o governo dos Estados Unidos e México.

Esperamos contar com a participação de cerca de 50 pesquisadores e ativistas, de todo o mundo, especialmente da América Latina e Brasil, mas a chamada é aberta a pessoas de qualquer origem e nacionalidade.

O evento contará com conferências, apresentação de trabalhos, uma jornada de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado)  e uma roda de conversa com ativistas da comunicação participativa, numa programação de dois dias. Os participantes serão convidados a submeter os trabalhos apresentados durante a Conferência à Revista Comunicação Dialógica (UERJ).


Este evento é co-organizado pela Seção "Pesquisa em Comunicação Participativa (PCR)" da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia em Comunicação (IAMCR).  


Local: UERJ - 7º andar - Auditório 71 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã), Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ – Cep 20550-900.


Data: 1 e 2 de julho de  2019.

Hora: 9h - 18h


Participação e Inscrição:


O evento é aberto a todos. Entretanto, para apresentar trabalhos e receber certificado de participação, é necessário pagar a taxa de inscrição e enviar seu resumo expandido até o dia 02 de junho de 2019 para o email: [email protected]


Taxas de Inscrição:

Professores e profissionais: R$50,00

Estudantes: R$30,00

 

Modo de envio das propostas:


Por favor, envie seu resumo expandido de 4 a 6 páginas (máximo) através do email: [email protected].

Os trabalhos podem ser enviados em Inglês, Português e Espanhol.

 

Chamada para Debate de Pesquisas e Experiências


Pesquisadores, profissionais, estudantes, ativistas e interessados na temática estão convidados a enviar reflexões a partir de pesquisas e experiências no campo relacionadas aos temas do Seminário, identificados abaixo. Os resumos dos trabalhos selecionados serão distribuídos previamente para todos os inscritos no Seminário, de modo a valorizar o debate ao longo da tarde do primeiro dia.

Faça download do template do resumo expandido aqui: http://www.lcd.uerj.br/wp-content/uploads/2019/05/Template-PT-ATUALIZADO.docx


Chamada para participação na Jornada de Estudantes de Pós-graduação

Estudantes de mestrado e doutorado estão convidados a apresentar resumos expandidos (4-6 páginas) sobre suas pesquisas em andamento para receber feedback de pesquisadores experientes na área. A ideia é fornecer recursos para a melhoria dos projetos de pesquisa em desenvolvimento e fortalecer o campo da comunicação participativa.

Faça download do template do resumo expandido aqui: http://www.lcd.uerj.br/wp-content/uploads/2019/05/Template-PT-ATUALIZADO.docx
 

Ambas as modalidades de participação acima descritas - Debate de Pesquisas e Experiências e Jornada de Estudantes Pós-graduação estarão organizadas a partir dos seguintes eixos temáticos:


1) Comunicação e Educação;

Aborda trabalhos que se estejam inseridos na interface comunicação e educação, de forma ampla, para além das mídias e da educação formal e escolar. Investiga práticas, processos, narrativas e produtos comunicativo-educativos em suas nuances sócio-históricas, políticas, econômicas, mas também subjetivas, artísticas, incluindo as relações entre raça, classe e gênero no interior destas práticas.

 

2) Comunicação e Direitos Humanos;

Ressalta a relação entre a comunicação - em seus meios, produtos e processos - e os direitos humanos das mais variadas matizes. Investiga a comunicação como um direito humano, articulando aspectos históricos, políticos / econômicos e sócio-culturais, em diferentes níveis (local, regional, nacional, continental e global).

 

3) Comunicação Dialógica e Midiativismo.

Articula todas as formas de comunicação voltadas para a promoção da democracia e o desenvolvimento social. Preocupa-se também com formas participativas de pesquisa no universo da comunicação dialógica. Discute a trajetória dos principais conceitos que envolvem o campo.

 

Prazo para o envio dos resumos: 02 de junho de 2019

Notificação dos resumos aceitos: 10 de junho de 2019

Prazo para o envio dos artigos completos para a Revista de Comunicação Dialógica (RCD): 01 de agosto de 2019


Organizadores:

Adilson Vaz Cabral Filho (EMERGE / PPGMC / UFF)

Ana Lúcia Nunes de Sousa (NUTES / UFRJ)

Luana Inocêncio (UFF)

Nico Carpentier (PCR-IAMCR and Charles University)

Marcelo Ernandez (LCD / UERJ)


Contato:  http://www.lcd.uerj.br/index.php/cpdh/ - [email protected]



Programa preliminar:


Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos


Local: UERJ - 7º andar - Auditório 71 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro


Date: 1 a 2 de Julho de 2019



01 de Julho


9h - 9h30: Inscrições.


9h30 - 10h: Boas-vindas oficial.


10h-12h Conferência de Abertura: Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos


Nico Carpentier (PCR-IAMCR and Charles University)

Jurema Werneck (Amnesty International Brasil)

Adilson Vaz Cabral Filho (EMERGE / PPGMC / UFF)


13h30 – 17h30: Apresentações e Debates de Pesquisas e Experiências



02  de Julho


9h30 – 11h30 Conferência: Um diálogo entre ativistas e pesquisadores: o quê podemos aprender uns com os outros?


Convidados a confirmar.


13h-17h Jornada de Estudantes de Pós-graduação (mestrado e doutorado)  


17h30: Fechamento do Seminário.







Place

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Rua São Francisco Xavier, 524, 7º andar - Auditório 71, Maracanã

Rio de Janeiro, RJ

Terms and conditions

About the producer

Comunicação Participativa e Direitos Humanos

Prof. Adilson Cabral - Universidade Federal Fluminense (UFF) Profª. Ana Lúcia Nunes de Sousa - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Prof. Marcelo Ernandez - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Payment methods

Finance your purchase up to 12x

Buy with complete security

Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Needing help?

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.

O App está de cara nova!

download now