Habla con el organizador

El evento ya se cerró...

Palestras: Ana María Espinoza e Patrícia Sadovsky

Carregando recomendações...

Palestras: Ana María Espinoza e Patrícia Sadovsky

10 ago - 2026 • 08:30 > 13 ago - 2026 • 21:00

Evento cerrado

Palestras: Ana María Espinoza e Patrícia Sadovsky

10 ago - 2026 • 08:30 > 13 ago - 2026 • 21:00

Evento cerrado

Descripción del evento

PALESTRAS COM ANA MARÍA ESPINOZA E PATRICIA SADOVSKY 

Patricia Sadovsky

Construir uma sequência de ensino em Matemática diante da diversidade da aula

13 de agosto, das 19h às 20h30, na Biblioteca


Ana María Espinoza

Promover a leitura em Ciências Naturais: uma ferramenta para ensinar (já ocorrida)

30 de julho, das 19h às 20h30, na Biblioteca





  Dando continuidade ao ciclo de encontros que reúne pesquisadores no Colégio Santa Cruz para a produção de conhecimento didático, por meio da análise sistemática das práticas de ensino em diferentes áreas, receberemos as convidadas Ana María Espinoza (dia 30 de julho - já ocorridae Patricia Sadovsky (13 de agosto). Os encontros abordarão desafios do ensino de Ciências da Natureza e de Matemática e terão a mediação de Kelly Cristina Araújo, coordenadora do Núcleo de Investigação Didática do Colégio.

Realização

Colégio Santa Cruz


Patricia Sadovsky

Construir uma sequência de ensino em Matemática diante da diversidade da aula


    Esta conferência integra o ciclo “Investigação e Produção de Conhecimento Didático em Didáticas Específicas” e tem caráter aberto, sendo dirigida a professores e coordenadores de matemática do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. A pesquisadora e professora Patricia Sadovsky abordará a construção e o desenvolvimento de uma sequência de ensino em um tema da matemática, percorrendo o modo como as decisões didáticas vão se elaborando passo a passo. Nessa análise ganham relevo a complexidade da aula, a diversidade das relações dos alunos com o conhecimento, a construção da autonomia e os processos dos próprios professores na elaboração de seus projetos de ensino. A proposta é compreender como uma sequência de ensino se constrói e se sustenta no trabalho concreto da sala de aula, oferecendo elementos para repensar a própria prática e a coordenação do ensino de matemática.

    PATRICIA SADOVSKY é professora de Matemática formada pelo Instituto Superior del Profesorado Dr. Joaquín V. González e doutora em Educação pela Universidad de Buenos Aires (UBA), com menção em Didática da Matemática. É professora e pesquisadora da Universidad Pedagógica Nacional (UNIPE) e diretora da revista Análisis de las Prácticas. Investigou problemas didáticos relativos a diferentes questões vinculadas ao ensino de matemática nos níveis primário e secundário e na formação docente. Nos últimos anos, assumindo uma abordagem colaborativa, seus estudos se concentram no papel da análise das práticas docentes na produção de conhecimento didático.

Ana María Espinoza (já ocorrida)

Promover a leitura em Ciências Naturais: uma ferramenta para ensinar



    Seguindo o ciclo “Investigação e Produção de Conhecimento Didático em Didáticas Específicas”, recebemos Ana María Espinoza, pesquisadora do CeFIEC (Universidad de Buenos Aires) e referência na didática das Ciências Naturais, com foco na leitura, na escritura e nas representações modelizadoras como ferramentas de aprendizagem nessa área. Baseada em sua extensa trajetória de pesquisa, Espinoza vai problematizar uma cena comum nas aulas de ciências: estudantes que leem textos expositivos sem se envolverem genuinamente com o conhecimento. Essa dificuldade, segundo a pesquisadora, não decorre da falta de hábito de leitura, mas das condições didáticas em que essa leitura é proposta, o que desloca o olhar do professor da exposição dos conteúdos para as condições que tornam possível a aprendizagem.

    ANA MARÍA ESPINOZA é licenciada em Ciências Biológicas, é pesquisadora do Centro de Formación e Investigación en Enseñanza de las Ciencias (CeFIEC), da Universidad de Buenos Aires (UBA), e professora extraordinária consultora da Universidad Nacional de Luján (UNLu). Desde 2000, seu campo de pesquisa, orientado pelos princípios da Engenharia Didática, é o ensino das Ciências Naturais, com foco na leitura, na escrita e nas representações modelizadoras como ferramentas de aprendizagem nessa área. A partir de 2013, passou a abordar essa mesma temática sob uma perspectiva colaborativa, constituindo grupos de trabalho formados por professores e pesquisadores. 



Atenção: Haverá tradução simultânea de espanhol para o português. Para acompanhá-la, é necessário trazer fones de ouvido e celular com o aplicativo Zoom instalado.

Para mais informações, acesse: 

Política de eventos

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Lugar

Teatro do Colégio Santa Cruz

Rua Orobó, 277 Alto de Pinheiros

São Paulo, SP

Términos y políticas

Acerca del productor

Palavra Prima

Palavra Prima é uma consultoria especializada em educação e comunicação, responsável pelo Projeto Devir e outras ações formativas em todo o país. Produz materiais pedagógicos, realiza eventos e atua em todos os campos para aprimorar o diálogo entre os diferentes atores do mundo da educação.

Métodos de pago

Financia tu compra hasta 12x

Compra con total seguridad

Los datos confidenciales están encriptados y no se guardarán en nuestros servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

¿Necesitas ayuda?

Accede a nuestro Centro de Ayuda Sympla o hable con el organizador.