Talk to the organizer

The event has already closed...

Oficinas

Carregando recomendações...

Oficinas

09 mar - 2018 • 14:00 > 10 mar - 2018 • 16:00

Event closed

Oficinas

09 mar - 2018 • 14:00 > 10 mar - 2018 • 16:00

Event closed

Event description

Programação e horários - mais detalhes abaixo



Sexta Feira

02/03/2018

Sábado

03/03/2018

Sexta Feira

09/03/2018

Sábado

10/03/2018

9 às 16h


Medidas de posição e dispersão


Função afim

14 às 20h

Teorema de Tales e semelhança de figuras


Vistas ortogonais e representações em perspectiva



Oficina: Vistas ortogonais e representações em perspectiva
horário: sexta, 9 de março, de 14 às 20h
Professores: Humberto Bortolossi (UFF) e Lhaylla Crissaff (UFF)
Resumo:
Nesta oficina realizaremos as atividades propostas pelo projeto “Livro Aberto de Matemática” para a habilidade EM13MT01 (Vistas Ortogonais e Representações em Perspectiva) da última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Com o uso de recursos concretos e digitais, todo o material é organizado de forma a levar o aluno a compreender como representações 2D de objetos 3D obtidas por projeções centrais e paralelas fornecem modelos matemáticos que auxiliam na compreensão de como vemos, comunicamos e interagimos com o mundo.

Além do conteúdo matemático e suas aplicações, a abordagem dá destaque para os aspectos neurocientíficos de como a mente humana interpreta essas representações e dos erros comuns cometidos pelos alunos neste assunto.


Oficina: Função afim
horário: sábado, 10 de março, de 9 às 16h
Professores: Bruno Vianna (Colégio Pedro II), Gladson Antunes (UNIRIO) e Michel Cambrainha (UNIRIO)
Resumo:
Nessa oficina vamos apresentar e explorar o material desenvolvido para o capítulo de função afim do projeto Livro Aberto de Matemática. O capítulo foi concebido a partir de uma abordagem de função afim, não usual. Deixamos a cargo do aluno levantar conjecturas a respeito dos conceitos, definições e propriedades das funções afins; tais conjecturas ou indagações são provocadas por meio de atividades que abordam os conceitos a serem trabalhados. Iniciaremos a oficina com o estudo de um tipo específico de função afim, a função linear. Esta deve ser encarada como um novo olhar sobre um objeto de conhecimento já abordado anteriormente, o conceito de proporcionalidade. Há inúmeras situações que podemos modelar usando proporcionalidade, basta que as grandezas se relacionem desta maneira; mas também há inúmeras outras onde não há proporcionalidade. Para termos certeza se as grandezas são ou não proporcionais, apresentamos o Teorema Fundamental da Proporcionalidade e através de algumas atividades, relacionamos esse conceito com a definição de função linear. É muito comum estudantes acreditarem que praticamente todas as grandezas se relacionam de maneira proporcional, isso deve-se à grande quantidade de situações-problema a que eles foram apresentados no decorrer do Ensino Fundamental que podiam ser resolvidas pelo método intitulado: “Regra de Três”. No material proposto o estudante é alertado para este fato, seja por meio de exemplos ou atividades que mostram que existem grandezas que não se relacionam proporcionalmente. Já a função afim propriamente dita é apresentada através de uma atividade que utiliza conceitos básicos do estudo do movimento uniforme. Nos apropriamos do conceito de velocidade constante para introduzir a ideia de taxa de variação. E por meio de translações no gráfico da função linear chegamos na definição de função afim. Serão apresentadas ainda atividades que têm como objetivo colocar o estudante em contato com outras situações que permitem modelagem por meio de função afim, como é o caso de Progressão Aritmética (P.A.) e do estudo financeiro dos Juros Simples. O material apresentado teve seu desenvolvimento pautado em pesquisas científicas e traz diversos comentários ao professor, apontando possibilidades de aplicação das atividades em sala de aula, distratores sobre o assunto tratado e aprofundamentos.


Oficina: Teorema de Tales e semelhança de figuras
horário: sexta, 2 de março, de 14 às 20h
Professores: Eduardo Wagner (FGV) e Marcos Paulo Araújo (CEFET/RJ)
Resumo:
Nesta oficina, pretende-se enfatizar a abordagem dos assuntos por meio de atividades elaboradas para os capítulos de Teorema de Tales e Semelhanças do Livro Aberto de Matemática. As atividades são elaboradas de modo a levar à construção, tanto dos conceitos pretendidos, quanto do aprofundamento no pensamento matemático. Por isso, a sequência de atividades será apresentada de modo que cada atividade ajude na fundamentação do argumento pretendido na próxima atividade. Desse modo, temos a intenção de formular conjecturas e, com base nos conceitos abordados nas atividades anteriores, comprovar a veracidade dessas conjecturas elevando-as à categoria de Teoremas.


Oficina: Medidas de posição e dispersão
horário:  sábado, 3 de março, de 9 às 16h
Professores: Ezequiel Soto (IMPA), Flavia Landim (UFRJ), Nei Rocha (UFRJ) e Vanessa Leal (Prefeituras de Angra dos Reis e Mesquita)
Resumo:
Pretende-se trabalhar as atividades propostas no segundo capítulo de Estatística do Livro Aberto: “Medidas de Posição e Dispersão”, apresentadas com um enfoque construtivo a partir de dados. As atividades introdutórias conduzem às definições de medidas de posição e dispersão. Em sequência, atividades que envolvem a avaliação relativa da magnitude da variância/desvio-padrão levam à definição de coeficiente de variação e à construção do desenho-esquemático (box-plot). Um aspecto importante será a interpretação de cada uma das medidas trabalhadas, sua gênese e adequação/inadequação em diversos contextos, por meio da análise da forma da distribuição dos dados, utilizando diagramas de pontos, histogramas e o box-plot.


Place

Colégio Pedro II - Tijuca II

Rua São Francisco Xavier, 204/208 Barra da Tijuca

Rio De Janeiro, RJ

Terms and conditions

About the producer

organizer

Livro Aberto de Matemática

Payment methods

Finance your purchase up to 12x

Buy with complete security

Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Needing help?

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.