Talk to the organizer
Ingressinho icon

The event has already closed...

Água Morta – Rios, Pessoas e Impactos Socioambientais em uma Abordagem Interdisciplinar

Água Morta – Rios, Pessoas e Impactos Socioambientais em uma Abordagem Interdisciplinar

26 jun - 2019 • 17:00 > 26 jun - 2019 • 22:00

Event closed

Água Morta – Rios, Pessoas e Impactos Socioambientais em uma Abordagem Interdisciplinar

26 jun - 2019 • 17:00 > 26 jun - 2019 • 22:00

Event closed

Event description

 Água Morta – Rios, Pessoas e Impactos Socioambientais em uma Abordagem Interdisciplinar

EXPOSIÇÃO, FILME E MESA DE DEBATE


O evento traz para Belo Horizonte debate sobre os impactos da construção de hidrelétricas em um diálogo entre ciência, arte e comunidade. Consta da exposição do trabalho fotográfico Água Morta, exibição do curta-metragem Custos e discussão com o público com a presença da artista Marilene Ribeiro, autora do Água Morta, do Dr. Alexandre Lima Godinho, biólogo referência em peixes e hidrelétricas, e do Projeto Manuelzão, que, desde 1977, tem trabalhado com comunidades locais visando a recuperação e a preservação da bacia do rio das Velhas.

No trabalho Água Morta, realizado em parceira com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), os sentimentos e depoimentos dos atingidos por esses empreendimentos expõem a relevância de se debaterem os efeitos nocivos da hidreletricidade, muitas vezes apontada como uma energia limpa e sustentável. E é esta interface entre ciência, experiências de populações tradicionais e o papel das artes visuais em temas contemporâneos que esta mesa de discussão deseja expandir com a participação do público presente.

A narrativa visual apresentada no trabalho Água Morta evidencia as mudanças causadas pela construção de hidrelétricas ao seu entorno, pela perspectiva das populações ribeirinhas e estarão expostas do dia 26 de junho ao dia 30 de julho de 2019. Além da exposição de retratos co-dirigidos por Ribeiro e os retratados deste projeto (indivíduos atingidos por estes empreendimentos), desenhos, poemas e outros elementos garimpados junto com os participantes do Água Morta, o evento terá a exibição do curta-metragem Custos (20 min). O filme apresenta depoimentos dos participantes (atingidos por barragens de hidrelétricas) e reconstrói a narrativa das histórias por trás das fotografias. A mesa de debate que acontecerá na noite do dia 26 de junho utilizará o trabalho exposto como mote para reflexão e trocas entre pesquisadores, artistas, coletivos, movimentos sociais, estudantes e público em geral.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 26 de junho:

17:00h - Abertura da exposição ÁGUA MORTA (sala 13, 2o adar)

18:00h - Exibição do curta-metragem CUSTOS, 20 min. (Auditório, 2o andar)

19:00h - Abertura da mesa-redonda com Dr. Alexandre Lima Godinho, Projeto Manuelzão e Marilene Ribeiro (Auditório, 2o andar).

22:00h - Encerramento da mesa-redonda

A exposição ficará aberta à visitação de 26 de junho a 30 de julho de 2019.

Place

Conservatório de Música UFMG

Avenida Afonso Pena, 1534 Centro

Belo Horizonte, MG

Terms and conditions

About the producer

UFMG

Payment methods

Finance your purchase up to 12x

Buy with complete security

Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Needing help?

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.