15 dez - 2022 • 09:00 > 16 dez - 2022 • 17:00
15 dez - 2022 • 09:00 > 16 dez - 2022 • 17:00
EVENTO HÍBRIDO
Data: 15 e 16 de dezembro 2022
Local: Chesf – Companhia Hidroelétrica do São Francisco
Espaço LED, Sala Paulo Afonso I.
Rua Delmiro Gouveia, 333 – San Martin – Recife/PE
Guia de Revisão Periódica de Segurança de Barragem – Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volumes III Diretrizes para a Elaboração de Projeto e Construção de Barragens - Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volumes V e VI
INSTRUTORES:
PATRÍCIA NEVES SILVA
MARCELO GIULIAM MARQUES
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado pelo “Département de Génie Civil” - Université Laval (1995) - Canadá. Atua na área de obras hidráulicas e barragens desde 1980. A partir de 1989, atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nas seguintes áreas: obras hidráulicas, barragens, dissipadores de energia, aproveitamentos hidrelétricos, eficiência energética e hidráulica, mecanismos de transposição de peixes e inspeção e segurança de barragens. Montou e coordenou o Laboratório de Obras Hidráulicas (LOH) de 2001 a 2017 e o Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica no Saneamento (LENHS) de 2010 a 2017 do IPH/UFRGS. Na área acadêmica, foi responsável pelas disciplinas de Obras Hidráulicas, Aproveitamentos Hidrelétricos, Inspeção e Segurança de Barragens, Modelos Físicos e Estações de Recalque. Atualmente é professor convidado no programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e no mestrado profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos do IPH/UFRGS, no Curso de Especialização em Segurança de Barragens da UFBA, e consultor na área de obras hidráulicas, hidráulica aplicada e barragens.
MARIA REGINA MORETTI
JOSÉ BERNADINO BOTELHO
RICARDO AGUIAR MAGALHÃES
GUILHERME ROCHA PEPLAU
PROGRAMAÇÃO
DIA 01 - Diretrizes para a Elaboração de Projeto e Construção de Barragens - Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volumes V e VI
MÓDULO 1 – Etapas dos estudos e projetos. Projeto básico, projeto executivo e projeto final como construído (As Built). Estudos geológicos e geotécnicos: Estudo dos materiais (terrosos, arenosos e pétreos), e estudos sismológicos. Obras de desvio do rio. Aspectos gerais de projeto. Fundações, tratamento de fundações (superficial e profundo). Dimensionamento e verificação de segurança: análises de percolação, estabilidade e tensões e deformações. Estudo de caso e relato de experiência, incluindo liquefação.
- DISPOSIÇÕES GERAIS
- ETAPAS DOS ESTUDOS E PROJETOS
- ELEMENTOS BASE E ESTUDOS GERAIS DE PROJETO E CONSTRUÇÃO
MÓDULO 2 – Tipos de estrutura: barragens de terra homogênea, zoneada e terra–enrocamento, enrocamento com face impermeável de concreto (CFRD) e concreto gravidade: convencional (CCV) e concreto compactado a rolo (CCR). Elementos constitutivos: filtros e drenos, transições, dreno de pé, rip-rap, etc.
- BARRAGENS DE ATERRO (TERRA E ENROCAMENTO)
MÓDULO 3 – Órgãos extravasores e de operação: vertedouro, descarregador de fundo, estruturas de dissipação de energia, tomadas d´água. Critérios e disposições de projeto. Circuitos hidráulicos: canal de adução, conduto adutor, equipamentos de regulação de vazões, canal de fuga. Comportas. Avaliação de problemas hidráulicos: golpe de aríete, transientes hidráulicos e cavitação. Estudos de remansos e vida útil do reservatório. Estudo de casos e relato de experiências.
- ÓRGÃOS EXTRAVASORES E DE OPERAÇÃO
- RESERVATÓRIO E ÁREA A JUSANTE
DIA 02 - Diretrizes para a Elaboração de Projeto e Construção de Barragens - Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volumes V e VI
MÓDULO 4 – Barragens e estruturas de concreto. Estudo de materiais de construção (concreto massa convencional - CCV e compactado com rolo - CCR. Controle tecnológico de concreto. Critérios de projeto. Modelos e métodos de análise estrutural, dimensionamento. Avaliação da segurança das estruturas: análise de estabilidade, análise de tensões de deformações. Disposições construtivas: armaduras, drenos, juntas, ancoragens, etc. Estudo de casos e relato de experiências.
- BARRAGENS E OUTRAS ESTRUTURAS DE CONCRETO
MÓDULO 5 - Plano de monitoramento e instrumentação. Grandezas a serem monitoradas, tipos e seleção dos instrumentos. Elaboração do projeto de instrumentação. Critérios de processamento e análise de dados e resultados. Manutenção do sistema de instrumentação. Análise global da instrumentação. Valores limites para a instrumentação.
- CONTROLE E SEGURANÇA
DIA 02 –Guia de Revisão Periódica de Segurança de Barragem - Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volume III
MÓDULO 6 - Revisão periódica e sua importância. Aspectos específicos de barragens de terra, terra-enrocamento e concreto. Estudos hidrológicos, geológicos e sismológicos. Obras de recuperação com exemplos práticos e sua documentação. Análises adicionais de verificação do projeto. Revisão dos procedimentos de operação e manutenção. Revisão do plano de instrumentação, registros de controle de instrumentação e monitoramento. Documentos exigidos.
- COLETA DE DOCUMENTAÇÃO DA BARRAGEM E DE DADOS BÁSICOS
- INSPEÇÃO DETALHADA
- ESTUDOS HIDROLÓGICOS
- ESTUDOS GEOLÓGICOS, GEOTÉCNICOS E SISMOLÓGICOS
- ESTUDOS DO COMPORTAMENTO DA FUNDAÇÃO E DO RESERVATÓRIO
- AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS EXTRAVASORAS E DE OPERAÇÃO
- ASPECTOS ESPECÍFICOS DA REVISÃO PERIÓDICA DE BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO
- ASPECTOS ESPECÍFICOS DA REVISÃO PERIÓDICA DE BARRAGENS DE CONCRETO
- REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA BARRAGEM
- REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS, EQUIPAMENTOS E REGISTROS DE INSTRUMENTAÇÃO E MONITORAMENTO
- REAVALIAÇÃO DA CATEGORIA DE RISCO E DO DANO POTENCIAL ASSOCIADO
- DOCUMENTOS RESULTANTES DA REVISÃO PERIÓDICA DE SEGURANÇA DE BARRAGEM
- EQUIPE, PERIODICIDADE, DATAS-LIMITE
APOIO:

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesThis event has the convenience and practicality of an online transmission with the best experience guaranteed by Sympla.
Select the desired event and tap the access broadcast *button
Get ready! To participate, you must have Zoom installed.

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.