15 dez - 2022 • 09:00 > 16 dez - 2022 • 17:00
15 dez - 2022 • 09:00 > 16 dez - 2022 • 17:00
EVENTO HÍBRIDO
Data: 15 e 16 de dezembro 2022
Local: Chesf – Companhia Hidroelétrica do São Francisco
Espaço LED, Sala Paulo Afonso I.
Rua Delmiro Gouveia, 333 – San Martin – Recife/PE
Guia de Revisão Periódica de Segurança de Barragem – Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volumes III Diretrizes para a Elaboração de Projeto e Construção de Barragens - Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volumes V e VI
INSTRUTORES:
PATRÍCIA NEVES SILVA
MARCELO GIULIAM MARQUES
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado pelo “Département de Génie Civil” - Université Laval (1995) - Canadá. Atua na área de obras hidráulicas e barragens desde 1980. A partir de 1989, atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nas seguintes áreas: obras hidráulicas, barragens, dissipadores de energia, aproveitamentos hidrelétricos, eficiência energética e hidráulica, mecanismos de transposição de peixes e inspeção e segurança de barragens. Montou e coordenou o Laboratório de Obras Hidráulicas (LOH) de 2001 a 2017 e o Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica no Saneamento (LENHS) de 2010 a 2017 do IPH/UFRGS. Na área acadêmica, foi responsável pelas disciplinas de Obras Hidráulicas, Aproveitamentos Hidrelétricos, Inspeção e Segurança de Barragens, Modelos Físicos e Estações de Recalque. Atualmente é professor convidado no programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e no mestrado profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos do IPH/UFRGS, no Curso de Especialização em Segurança de Barragens da UFBA, e consultor na área de obras hidráulicas, hidráulica aplicada e barragens.
MARIA REGINA MORETTI
JOSÉ BERNADINO BOTELHO
RICARDO AGUIAR MAGALHÃES
GUILHERME ROCHA PEPLAU
PROGRAMAÇÃO
DIA 01 - Diretrizes para a Elaboração de Projeto e Construção de Barragens - Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volumes V e VI
MÓDULO 1 – Etapas dos estudos e projetos. Projeto básico, projeto executivo e projeto final como construído (As Built). Estudos geológicos e geotécnicos: Estudo dos materiais (terrosos, arenosos e pétreos), e estudos sismológicos. Obras de desvio do rio. Aspectos gerais de projeto. Fundações, tratamento de fundações (superficial e profundo). Dimensionamento e verificação de segurança: análises de percolação, estabilidade e tensões e deformações. Estudo de caso e relato de experiência, incluindo liquefação.
- DISPOSIÇÕES GERAIS
- ETAPAS DOS ESTUDOS E PROJETOS
- ELEMENTOS BASE E ESTUDOS GERAIS DE PROJETO E CONSTRUÇÃO
MÓDULO 2 – Tipos de estrutura: barragens de terra homogênea, zoneada e terra–enrocamento, enrocamento com face impermeável de concreto (CFRD) e concreto gravidade: convencional (CCV) e concreto compactado a rolo (CCR). Elementos constitutivos: filtros e drenos, transições, dreno de pé, rip-rap, etc.
- BARRAGENS DE ATERRO (TERRA E ENROCAMENTO)
MÓDULO 3 – Órgãos extravasores e de operação: vertedouro, descarregador de fundo, estruturas de dissipação de energia, tomadas d´água. Critérios e disposições de projeto. Circuitos hidráulicos: canal de adução, conduto adutor, equipamentos de regulação de vazões, canal de fuga. Comportas. Avaliação de problemas hidráulicos: golpe de aríete, transientes hidráulicos e cavitação. Estudos de remansos e vida útil do reservatório. Estudo de casos e relato de experiências.
- ÓRGÃOS EXTRAVASORES E DE OPERAÇÃO
- RESERVATÓRIO E ÁREA A JUSANTE
DIA 02 - Diretrizes para a Elaboração de Projeto e Construção de Barragens - Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volumes V e VI
MÓDULO 4 – Barragens e estruturas de concreto. Estudo de materiais de construção (concreto massa convencional - CCV e compactado com rolo - CCR. Controle tecnológico de concreto. Critérios de projeto. Modelos e métodos de análise estrutural, dimensionamento. Avaliação da segurança das estruturas: análise de estabilidade, análise de tensões de deformações. Disposições construtivas: armaduras, drenos, juntas, ancoragens, etc. Estudo de casos e relato de experiências.
- BARRAGENS E OUTRAS ESTRUTURAS DE CONCRETO
MÓDULO 5 - Plano de monitoramento e instrumentação. Grandezas a serem monitoradas, tipos e seleção dos instrumentos. Elaboração do projeto de instrumentação. Critérios de processamento e análise de dados e resultados. Manutenção do sistema de instrumentação. Análise global da instrumentação. Valores limites para a instrumentação.
- CONTROLE E SEGURANÇA
DIA 02 –Guia de Revisão Periódica de Segurança de Barragem - Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens - Volume III
MÓDULO 6 - Revisão periódica e sua importância. Aspectos específicos de barragens de terra, terra-enrocamento e concreto. Estudos hidrológicos, geológicos e sismológicos. Obras de recuperação com exemplos práticos e sua documentação. Análises adicionais de verificação do projeto. Revisão dos procedimentos de operação e manutenção. Revisão do plano de instrumentação, registros de controle de instrumentação e monitoramento. Documentos exigidos.
- COLETA DE DOCUMENTAÇÃO DA BARRAGEM E DE DADOS BÁSICOS
- INSPEÇÃO DETALHADA
- ESTUDOS HIDROLÓGICOS
- ESTUDOS GEOLÓGICOS, GEOTÉCNICOS E SISMOLÓGICOS
- ESTUDOS DO COMPORTAMENTO DA FUNDAÇÃO E DO RESERVATÓRIO
- AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS EXTRAVASORAS E DE OPERAÇÃO
- ASPECTOS ESPECÍFICOS DA REVISÃO PERIÓDICA DE BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO
- ASPECTOS ESPECÍFICOS DA REVISÃO PERIÓDICA DE BARRAGENS DE CONCRETO
- REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA BARRAGEM
- REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS, EQUIPAMENTOS E REGISTROS DE INSTRUMENTAÇÃO E MONITORAMENTO
- REAVALIAÇÃO DA CATEGORIA DE RISCO E DO DANO POTENCIAL ASSOCIADO
- DOCUMENTOS RESULTANTES DA REVISÃO PERIÓDICA DE SEGURANÇA DE BARRAGEM
- EQUIPE, PERIODICIDADE, DATAS-LIMITE
APOIO:

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.