Fale com o produtor

O evento já encerrou...

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: HISTÓRIA, CONQUISTAS E DESAFIOS (Profa. Amanda Palomo)

Carregando recomendações...

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: HISTÓRIA, CONQUISTAS E DESAFIOS (Profa. Amanda Palomo)

05 ago - 2024 • 19:00 > 05 ago - 2024 • 21:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: HISTÓRIA, CONQUISTAS E DESAFIOS (Profa. Amanda Palomo)

05 ago - 2024 • 19:00 > 05 ago - 2024 • 21:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento



OFICINAS IPN 2024



O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, tem buscado ao longo desses dezenove anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à Educação Patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645. Sendo assim,  valorizando a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, de forma on-line e gratuita ao público com atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.



Através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, estaremos promovendo 20 Oficinas em parceria com a L’Oreal Brasil. Serão realizadas por profissionais qualificados das mais diversas áreas: história, museologia, arqueologia, antropologia, sociologia sobre a matriz africana para ampliar e democratizar o acesso e ao conhecimento sobre esses temáticas.


PROGRAMAÇÃO DA OFICINA:

Tema: "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: HISTÓRIA, CONQUISTAS E DESAFIOS"

Data: 05 de agosto de 2024.

Hora: 19h as 21h 

Oficineira: Profa. Amanda Palomo

SinopseSinopse - A Oficina objetiva apresentar e aprofundar conceitos e temas, fundamentais, relacionados à história das relações raciais no Brasil. Sabemos que a história do Brasil - marcada por quase quatro séculos de escravidão e pela inexistência de políticas de amparo e reparação à população africana e afrodescendente no pós-abolição, intensificaram as desigualdades sociais e raciais daquela população. Apesar dos importantes avanços conquistados, sobretudo, na área de políticas públicas, os desafios ainda são muitos. Nessa direção, nossa oficina contemplará um conteúdo programático direcionado aos seguintes conceitos e temas geradores: raça e racismo; democracia racial; racismo estrutural, sistêmico e institucional; branquitude; movimentos negros no Brasil.

Minibio - Doutora em História Social (UFF) com Pós-Doutorado em História(UNIOESTE), também sou Graduada em História e Mestre em História (UEM) e em Relações Étnico-Raciais (CEFET/RJ). Com experiência e produção no campo da História, tenho interesse e atuo nas áreas de História da África, Ensino de História e Relações Étnico-Raciais no Brasil. Desde 2018 sou Docente no Curso de Especialização em “História da África e Diáspora Atlântica” no Instituto Pretos Novos (IPN). Entre 2021 e 2023 fui Professora Colaboradora na área de Educação e Relações Étnico-Raciais junto ao Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (CE/UFES) e desde 2023 componho o Corpo Docente da Escola de Magistratura do Estado do Espírito Santo (EMES), elaborando e lecionando cursos nas áreas de relações étnico-raciais, história e direito. Por fim, mas não menos importante, desde 2018 atuo como Conselheira no “Grupo Aquilah de Cultura Popular” (Quilombo Aquilah/Associação de Mulheres Aquilah), aonde desenvolvo projetos nas áreas de história, educação e cultura.

Disposição das aulas:


As oficinas são ministradas de forma (on-line/ao vivo), 

Transmissão será pelo canal do YouTube;

Para ter acesso a aula, se inscrever no sympla;

Após a inscrição, irá receber por email do seu link de acesso para a aula;

Se inscreva no nosso canal do YouTube, clique aqui -> Youtube

Horário para entrar na sala (YouTube) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;

Duração de 2 horas cada oficina;

Não serão disponibilizadas as gravações;

No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado através do sympla;

Preencha seus dados corretamente para ter acesso ao certificado.


Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e

dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.

Nos vemos em breve !!


Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ 

Contato: WhatsApp 21 96465-9983

E-mail: [email protected] 

Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal



 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.