12 mar - 2024 • 14:00 > 12 mar - 2024 • 17:00
12 mar - 2024 • 14:00 > 12 mar - 2024 • 17:00
Público-alvo: Gestores da Saúde, Secretários Municipais, Coordenadores de Atenção Primária e/ou áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos no processo de tomada de decisão em Saúde em prefeituras e entidades do terceiro setor.
Formato: Ensino a Distância, aulas semanais (todas as terças-feiras, das 14 às 17h), ao vivo, com acesso às aulas gravadas por 30 dias + material de apoio
Objetivo: Capacitar colaboradores de entidades, servidores municipais e agentes públicos sobre as regras do Programa Previne Brasil, a utilização correta dos sistemas e o entendimento de como o Ministério da Saúde qualifica os dados de produção em seu município com objetivo de melhoria dos indicadores, para que seja possível um aumento nos repasses financeiros.
Certificado: O Instituto Inova Cidades emitirá certificado de participação a todos inscritos deste curso considerado livre nos termos da Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), e poderão ser verificados (autenticidade) em nosso site, no portal do aluno.
Investimento em planos coletivo ou individual:
Coletivo: uma única licença permite a participação de toda sua equipe com desconto para pequenos municípios.
Individual: Plano individual pessoa física para você participar e ter acesso ao conteúdo, material e networking
Módulo 1 - e-Gestor,
Trata do funcionamento do portal tanto para acesso aos dados públicos quanto para os dados restritos. Aborda a questão dos financiamentos (análise dos recursos recebidos e perdas financeiras nos módulos de capitação ponderada, desempenho ISF, Ações estratégicas, ACS, informatiza APS e academia da saúde); Histórico de Cobertura (análise dos dados das equipes de atenção básica, saúde bucal e agentes comunitários de saúde); SISAB (análise dos dados da APS enviadas ao portal, dos indicadores do Previne Brasil, dos dados referentes aos cadastros válidos para capitação ponderada e produção da APS).
Módulo 2 - Capacitação de TI,
Apresentação do histórico e evolução da informatização do SUS, organização do SUS, RNDS, planejamento de cenários para implantação do e-SUS APS, integração do e-SUS com demais sistemas do MS e integração de sistemas terceiros com o e-SUS APS.
Público-alvo: Técnicos de Informática, secretários/diretores de saúde, coordenadores de Atenção básica e gerentes de Unidades. Apresenta o Programa Informatiza APS que tem como bases legais a Portaria nº 2983 de 11 novembro de 2019 e Nota técnica nº 21/2019-CGIAP/DESF/SAPS/MS. Trata dos critérios necessários para o recebimento do recurso e do monitoramento dos dados para atingir a meta.
Módulo 3 - CNES e Faturamento,
Apresenta o SCNES - O que é, finalidades, funcionalidades conforme Portaria nº 99 de 07 de fevereiro de 2020. Trata da validação, transmissão e consultas no SCNES e sua importância para o faturamento da Atenção Básica através do sistema e-SUS APS e e-Gestor, faturamento da Média e Alta Complexidade através do sistema Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).
Módulo 4 - Capitação Ponderada,
Análise dos registros de cadastro (válidos e não válidos) na plataforma e-gestor e inconsistências, preenchimento do cadastro individual e cadastro domiciliar, módulo cidadão e utilização de relatórios no sistema e-SUS APS. Trata da importância da capitação ponderada para os cálculos dos indicadores do Previne Brasil e a transferência de recurso.
Módulo 5 - Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC),
Definição de Prontuário Eletrônico do Cidadão a partir da Resolução nº 7 de 24 de novembro de 2016 e Portaria nº 2983 de 11 novembro de 2019. Apresentação e exploração em tempo real do Prontuário Eletrônico do Cidadão ? e-SUS APS (Funcionalidades: Agenda, Cadastro, Registro Tardio, Relatórios; Atendimentos ? SOAP).
Módulo 6 - Saúde da Mulher,
Aborda a Rede Cegonha, Indicadores relacionados a gestante e saúde da mulher no Programa Previne Brasil. Apresentação dos indicadores e das fórmulas de cálculo para atingimento da meta a partir das notas técnicas nº 1, 2 e 4/2022-SAPS/MS:
- Indicador 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12 ª semana de gestação;
- Indicador 2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
- Indicador 4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde;
Módulo 7 - Odontologia,
Definição de Prontuário Eletrônico do Cidadão a partir da Resolução nº 7 de 24 de novembro de 2016 e Portaria nº 2983 de 11 novembro de 2019. Apresentação e exploração em tempo real do Prontuário Eletrônico do Cidadão ? e-SUS APS (Funcionalidades: Agenda, Cadastro, Registro Tardio, Relatórios; Atendimentos ? SOAP/Odontograma). A partir da NOTA TÉCNICA Nº 3/2022-SAPS/MS aborda o indicador nº 3 do Programa Previne Brasil: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado na Atenção Primária à Saúde.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Dentistas e Auxiliares / Técnicos de Saúde Bucal;
Módulo 8 - Vacina,
Aborda a integração do Sistema e-SUS APS com o SIPNI seguindo o que orientam as Notas Informativas Nº 47 e 167/2018-CGPNI/DEVIT/SVS/MS, a Portaria nº 2.499, de 23 de setembro de 2019, Art. 312-A, o OFÍCIO CONJUNTO CIRCULAR Nº 2/2019/SVS/MS, a PORTARIA Nº 3.250, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2019 e a PORTARIA GM Nº 82, DE 13 DE JANEIRO DE 2020. Explora a validação das fichas de vacinação enviadas para o portal do SISAB, o registro da vacinação através do atendimento ? serviço vacina e da ficha de Vacinação - CDS e sua importância para a integração do e-SUS APS com módulo SIPNI na RNDS. Apresenta o indicador nº 5 Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e Poliomielite Inativada e seus cálculos de acordo com a Nota Técnica nº 5/2022-SAPS/MS;
Módulo 9 - Doenças Crônicas,
Apresenta as diretrizes da Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis com base na Portaria nº 483 de 01 de abril de 2014, o documento norteador para o tratamento de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis desenvolvido pelo MS, o Caderno 35. Apresenta estatística sobre óbitos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis ? SIM. Trata do preenchimento do Sistema de Informação e-SUS APS, do monitoramento dos dados no Portal e-Gestor e dos Indicadores nº 6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e nº 7 -Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre do Programa Previne Brasil com base nas Notas Técnicas nº 6 e 7/2022-SAPS/MS.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Médicos, Enfermeiros, Auxiliares / Técnicos de Enfermagem,
Módulo 10 - Bolsa Família,
Apresentação do Programa Auxílio Brasil a partir das bases legais: Medida Provisória nº 1061 de 9 de agosto de 2021 e Decreto nº 10852 de 8 de novembro de 2021. Aborda a alimentação correta do Programa ? através do e-SUS APS e do módulo Auxílio Brasil no e-Gestor (acesso restrito) e monitoramento do programa no Portal e-Gestor.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Auxiliares de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde
Módulo 11 - SISVAN,
Apresentação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição - Portaria nº 2.715, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011 , dos marcos históricos da Vigilância Alimentar e Nutricional, integração do Programa com o Programa Bolsa Família (atual Auxílio Brasil), cenário alimentar no Brasil. Apresentação, alimentação e monitoramento do SISVAN no Portal e-Gestor e no e-SUS APS.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Enfermeiros, Nutricionistas, Agentes Comunitários de Saúde;
Módulo 12 - Programa Saúde na Escola e Academia da Saúde
Apresentação do Programa Saúde na Escola, política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído a partir do Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, seus objetivos e ações, como registrar e monitorar as ações realizadas no sistema e-SUS APS.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Enfermeiros, Dentistas, Agentes Comunitários, Educadores Físicos, Nutricionistas;
Aborda o Programa Academia da Saúde instituído a partir da Portaria nº 719/GM/MS, de 7 de abril de 2011, seus eixos de ações, polos e polos similares tipificados nas Portarias de Consolidação nº 5 e 6 de 28 de setembro de 2017. Trabalha o preenchimento correto das informações no sistema e-SUS APS (Fichas de Atendimento Individual e Atividade Coletiva) e seu monitoramento no Portal e-Gestor dentro do módulo SISAB.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Profissionais NASF e Profissionais que atuam nas Academias da Saúde;

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelect the desired event and tap the access event button
Ready! The access link will also be sent to you by email.

Instituto de Educação e Pesquisas Inova Cidades
Promovemos capacitação de servidores públicos e colaboradores do terceiro setor, conselheiros e gestores da Administração
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.