05 set - 2023 • 19:00 > 05 set - 2023 • 21:00
05 set - 2023 • 19:00 > 05 set - 2023 • 21:00

Oficinas IPN 2023
O Instituto tem buscado ao longo desses dezoito anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à educação patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645.
O IPN valoriza a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, apresentando gratuitamente ao público atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.
"Nunca foi Sorte, sempre foi macumba - Os enredos afro no carnaval carioca"
Data 05 de setembro de 2023
Prof.º - Vitor Antunes
Sinopse - Partindo do material realizado pelo pesquisador e jornalista Vítor Antunes (Site Heloisa Tolipan/Portal iG), a oficina se propõe a discutir a entrada das narrativas afro-negras nos desfiles das escolas de samba cariocas, desde a suposta entrada tardia de personalidades negras nos desfiles de carnaval, aos primeiros desfiles com temática afro religiosa e ao primeiro triunfo de uma agremiação carnavalesca ao trazer em seu enredo uma entidade do panteão africano como protagonista. A oficina se dispõe a problematizar a pouca penetração de outros ritos afro religiosos nos enredos – como a Umbanda, o rito mina-jeje e bantu – e a discutir a utilização do termo “enredo-afro”, um conceito guarda-chuva que abriga desde enredos biográficos de orixá a desfiles geográficos e de homenagem a personalidades negras.
Minibio - Vítor Antunes é escritor e jornalista (Site Heloisa Tolipan). No campo literário, concorreu a diversos prêmios literários nacionais, como o Barco a Vapor – Onde foi finalista em 2021; o Cesgranrio – Novo Autor Fluminense – Onde foi finalista em 2019; e o Prêmio Imprensa Oficial de Pernambuco – no qual foi finalista em 2017. Foi contemplado com Menção
Honrosa na Academia de Letras e Artes de Araguari (MG) e concorreu a outros prêmios internacionais em países como Portugal, Espanha, China e República Tcheca. Na esfera carnavalesca, foi responsável pelo documentário “Trinta”, sobre o carnavalesco Joãosinho Trinta, além de haver sido Pesquisador Convidado do Departamento de História da Universidade Georgetown (Washington/EUA), onde escreveu o memorial “Contextualização Histórica e Carnavalesca do Acervo fotográfico da Georgetown University”, tratando sobre os carnavais de 1976, 1982 e 1983 do Rio de Janeiro. Além destes trabalhos, desempenhou, também, a função de pesquisador e enredista das escolas de samba Estácio de Sá, Renascer de Jacarepaguá e Unidos de Padre Miguel.
Disposição das aulas:
As oficinas são ministradas de forma (on-line/ao vivo),
Transmissão será pelo canal do YouTube;
Para ter acesso a aula, se inscrever no sympla;
Após a inscrição, irá receber por email do seu link de acesso para a aula;
Se inscreva no nosso canal do YouTube https://linkr.it/3PVXfD
Horário para entrar na sala (YouTube) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;
Duração de 2 horas cada oficina;
Não serão disponibilizadas as gravações;
No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado através do sympla;
Preencha seus dados corretamente para ter acesso ao certificado.
Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.
Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ
Contato: WhatsApp 21 96465-9983
E-mail: [email protected]
Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.