31 ago - 2020 • 15:00 > 04 set - 2020 • 17:00
31 ago - 2020 • 15:00 > 04 set - 2020 • 17:00
O uso da palavra ‘isolamento’ se tornou frequente durante a pandemia. Ela representa a necessidade de recolhimento e da adoção das práticas do distanciamento social para evitar a propagação do Coronavírus e salvar vidas. O momento atual é oportuno para a reflexão sobre o que é isolamento, qual sua amplitude e quais são suas várias dimensões.
Passamos e convivemos com uma série de isolamentos no nosso cotidiano. Para alguns, momentos imperceptíveis, para outros, intencionais, como um ato de isolar reféns de um isolamento arbitrário. O incômodo do isolamento necessário em função da Covid-19 serve, assim, de metáfora e experiência para refletir sobre outras formas de isolamento que sempre estiveram presentes, mas que por vezes são invisíveis para boa parte da população, especialmente no campo audiovisual.
O audiovisual é, em si, um conceito gestado no isolamento. No isolamento do cinema, por exemplo, como tudo que tem imagem e som, mas que não é o cinema da sala escura, onde há espaços demarcados, gostos e valores de uso que definem linguagens e suportes. No audiovisual é possível encontrar outros tantos isolamentos que o restringem ainda mais: a representatividade de etnias e de gêneros e as políticas públicas que buscam a inclusão (e a destruição delas), especialmente no espaço da América Latina, uma região também historicamente marcada por isolamentos arbitrários e de exploração.
Conexões e Isolamentos é o I Seminário do ENTELAS, grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de cultura e telas da Universidade Federal de Juiz de Fora. O ENTELAS traz em seu próprio nome a preocupação com a convergência no âmbito do audiovisual, mas também, no cultural. A partir da presença e debate com convidados, pesquisadores, profissionais e estudantes, públicos que representam a diversidade e a pluralidade do audiovisual, busca-se mapear isolamentos e propor caminhos, saídas e conexões que apresentem soluções não apenas para o momento atual, mas para a necessidade de romper práticas que segregam, em toda a sua amplitude.
O seminário será realizado em quatro dias, de 31 de agosto a 04 de setembro. Em todos as datas o horário das apresentações e debates será das 15h às 17h. Os conteúdos foram divididos a partir das linhas de pesquisa do grupo: Estética Narrativa e Serialização; Sexualidades, Dissidências e Novas Mídias; e Imagens, Mídias e Deslizamentos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
SEGUNDA | Dia 31 de agosto – 15h às 17h
Mesa de abertura
Palestrantes:
Alessandra Meleiro – UFSCar/Forcine
Rosane Svartman - TV Globo/Raccord/UFF/ENTELAS
Mediação: Gabriela Borges – FACOM/UFJF
TERÇA | Dia 01 de setembro - 15h às 17h
(Des) caminhos da estética narrativa audiovisual
Foram muitas as conexões e os outros tantos isolamentos que permearam a história da estética narrativa audiovisual e culminaram na sua forma atual. Das muitas assimilações entre cinema e TV às aproximações entre formas seriadas longas e literatura; das críticas das adaptações aos preconceitos acerca do gosto do público. Atualmente, a reconfiguração da ecologia audiovisual impõe demandas para os processos criativos e uma intensificação das trocas entre diversas mídias e diferentes estéticas narrativas.
A mesa se abre a contribuições que versem sobre diferentes aspectos do “narrar uma história” na contemporaneidade, incluindo narrativas transmídia, interdiscursividade, a atualização das formas consagradas, novas plataformas, novas formas de recepção e debates sobre os limites conceituais da narrativa.
Palestrantes:
Cristina Mungioli - USP
Rogério de Almeida - USP
Marcel Vieira – UFPB
Mediação: Christian Pelegrini – UFJF/ENTELAS
QUARTA | Dia 02 de setembro - 15h às 17h
Diversidade no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo
A mesa "Diversidade no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo" tem o objetivo de resgatar a história do movimento LGBTQIA+ no Brasil, expondo seus desafios, conquistas e conflitos, além de compreender como o audiovisual, por meio de políticas de fomento, regulação, fiscalização e de seus conteúdos independentes, contribui para a criação de espaços de visibilidade, resistência e novos protagonismos.
Palestrantes:
Regina Facchini - UNICAMP
Adriana Azevedo – PUC-RIO
Malu Andrade- SPCINE
Mediação: Juliana Bravo – UFJF/ENTELAS
QUINTA | Dia 03 de setembro - 15h às 17h
América Latina: antigos isolamentos, novas conexões
A América Latina, historicamente, é marcada por isolamentos, em especial na área de audiovisual, seja no campo da produção, da política ou dos vetores de distribuição e exibição de produtos. Nesse sentido, as políticas públicas da região cumprem um papel fundamental para a democratização do audiovisual em seus mais diversos âmbitos.
Como sair das assimetrias e afirmar o audiovisual latino-americano a partir de novas políticas públicas? Como fazer uso das novas tecnologias digitais para romper os isolamentos – em seus sentidos mais amplos, inclusive com relação à pandemia de COVID-19 - e criar novos campos de convergência que permitam fortalecer as condições sempre difíceis de produção, distribuição e exibição do audiovisual na região latino-americana?
Palestrantes:
Edileis Novais - UFJF/ENTELAS
Katia Morales Gaitán - Université de Montréal
Adriano Chagas - UFJF/ENTELAS/EBC-TV BRASIL Paulo Pinto - UFJF - IMACS/ENTELAS
Mediação: Felipe Muanis – UFJF/ENTELAS
SEXTA | Dia 04 de setembro - 15h às 17h - Encerramento
Palestra: Imagens da clausura no cinema brasileiro
Convidado: Martin Schlesinger – Ruhr-Universität Bochum (Alemanha)
Mediação: Felipe Muanis – UFJF/ENTELAS
IMPORTANTE:
Os certificados serão expedidos apenas para os participantes que registrarem a presença em todos os dias do evento.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesThis event has the convenience and practicality of an online transmission with the best experience guaranteed by Sympla.
Select the desired event and tap the access broadcast *button
Get ready! To participate, you must have Zoom installed.
Entelas
Grupo de Pesquisa em Conteúdos Transmídia, Convergência de Cultura de Telas, do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF.
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.