Talk to the organizer

The event has already closed...

PAPO DE BRUXA - ESCOLA DE APRENDIZAGEM - BASES FEMINISMO COMUNITARIO

Carregando recomendações...

PAPO DE BRUXA - ESCOLA DE APRENDIZAGEM - BASES FEMINISMO COMUNITARIO

01 ago - 2020 • 15:00 > 22 ago - 2020 • 17:00

 
Video Conference via Sympla Streaming
Event closed

PAPO DE BRUXA - ESCOLA DE APRENDIZAGEM - BASES FEMINISMO COMUNITARIO

01 ago - 2020 • 15:00 > 22 ago - 2020 • 17:00

 
Video Conference via Sympla Streaming
Event closed

Event description

PaPo de Bruxa - Escola de aprendizagemPaPo de Bruxa - Escola de aprendizagem

Tema: Feminismo Comunitário com Julieta Paredes 

Iniciamos nossos estudos em assuntos que incluem a todas as mulheres, em qualquer lugar do planeta e de todos os tempos, isso é Feminismo  Comunitário.






Objetivo:

Recriar o conceito de feminismo. Para nós, isto é, para o feminismo comunitário, o feminismo é a luta de qualquer mulher em qualquer parte do mundo, em qualquer momento da história. Nossas avós e nós também nos podemos chamar feministas porque se trata da luta de qualquer mulher, em qualquer tempo da história, que propõe luta contra um patriarcado que a oprime ou pretende oprimi-la. Assim, definimos feminismo. Era preciso redefinir patriarcado. As feministas dizem que o patriarcado é a relação de opressão dos homens contra às mulheres, seja de homem para mulher, pessoal, ou como um sistema de homens que oprime as mulheres. Para nós, o patriarcado é o sistema de todas as opressões, discriminações e violências que a humanidade vive; pela humanidade entendemos homens, mulheres e pessoas intersexuais. Estamos falando de corpo e não de gênero, ou seja: patriarcado, para nós, é o sistema de s TODAS as opressões e violências que a humanidade e a natureza experimentam, mas esse sistema foi construído historicamente sobre os corpos das mulheres. Essa conceituação primeiro nos afasta do reducionismo que feministas de direita, neoliberais ou liberais, e outras feministas da esquerda também fazem. Essas feministas confundem machismo com patriarcado e isso as leva a lutar contra alguns homens e contra os homens “machistas”, acreditando que estão lutando contra o patriarcado. Se você se der conta, nós lutamos contra o machismo em nossas comunidades, isto é, contra homens e mulheres machistas. A diferença entre os dois é que as mulheres não se beneficiam do machismo das mulheres, ainda que elas também sejam machistas. Lutamos contra o machismo em nossas famílias, relacionamentos, comunidades, mas, como mulheres, temos que incorporar a especificidade das lutas de nossas mulheres contra um sistema de todas as opressões, que é o patriarcado, que também oprime os homens, as pessoas intersexuais e a natureza, mãe e irmã. 

 

Para quem?

Estas aulas convidam Ativistas, Feministas, Mulheres e homens interessados em praticar a justiça social através da decolonização do pensamento e das escolhas diárias de nossas vidas e nossa comunidade.

 

Conteúdo será dividido em 4 aulas de 2 horas semanais.

 

Sempre aos sábado de 15:00 as 17:00

 

BASES DO FEMINISMO COMUNITÁRIO

Aula 1. O Que é historicamente o Feminismo?

 

Aula 2. Feminismo na América Latina e teorias de gênero

 

Aula 3. As mulheres: somos a metade de cada povo

 

Aula 4. Reconceitualização e criação de conceitos próprios, metodologia circular

 

Contribuição para O evento:

Valor sugerido de 88 reais por aula, mas esse curso não é excludente, então se você não pode aportar esse valor, escolha o valor na metade, e não deixe de fazer essa aula única.

Se você é indígena, quilombola ou do povo preto, ativista de redes e feminista e não consegue contribuir com 44 reais (metade do valor por aula), não tem problema também, contribua com o que você pode, escreva e solicite sua bolsa de estudos :)

Contatos:

Julieta Paredes: +591 722 3110

Romina Lindëmänn: +55 91 996271129 / [email protected]

 

Para o curso acontecer, precisamos de no minimo 10 participantes.

 

Julieta Paredes, de origem aimará, é poeta, cantora e compositora, escritora, artista de graffiti, e decolonial feminista ativista. Em 2003 ela começou a comunidad Mujeres creando (mulheres criando comunidade) para fora do ativismo do feminismo e uma das impulsionadoras do feminismo comunitário. Faz parte da Assembleia Feminista Comunitária de La Paz (Bolívia) e da organização Mulheres Criando Comunidade. 



Event policy

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Terms and conditions

How to access the event

This event has the convenience and practicality of an online transmission with the best experience guaranteed by Sympla.

Access the Tickets tab on the website or on the Sympla app available for iOS and Android

Select the desired event and tap the access broadcast *button

Get ready! To participate, you must have Zoom installed.

* The broadcast is available shortly before the start of the eventLearn more about accessing online events

About the producer

romina lindëmän

Romina Lindemann é Economista, Articuladora de redes desde 2010 através da iniciativa HubRio, Empreendedora Social, trabalha pela Floresta em pé através do apoio a seus guardiões, Permacultora, Produtora cultural, ciclista urbana e pós-graduada em Sustentabilidade Integral pelo Instituto Visão Futuro. Trabalha com empoderamento para a realização de sonhos, co facilitadora do Comercio Sagrado e é sócia da Openeem, co fundadora da Preserva Mundi, empresa pioneira em produzir e distribuir um substi

Carregando recomendações...

Payment methods

Finance your purchase up to 12x

Buy with complete security

Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Needing help?

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.