“Não é uma técnica para aprender, é uma prática para desenvolver”
A PERSONAGEM ATRAVÉS DA LENTE é um método de treinamento, para a construção da personagem no audiovisual, uma a coletânea de experiências, aprendizados, estudos que hoje compõem a multiartista que se tornou Nadia Bambirra, durante esses quase 40 anos de ofício, lecionando desde os 16 anos, atuando, dirigindo, e produzindo.
"O fato de ser atriz e diretora, e ter começado na dança, me conduziu a um estudo profundo do corpo cênico. A construção única e pessoal, de cada personagem, tem um caminho, que proponho, como condutor, que pode contribuir muito com cada ator e atriz no processo de criação. Não acredito em fórmulas, pois cada artista é único(a), e o que nos diferencia é nossa criatividade, e o conjunto de nossas experiências, estudos, aprendizados, mas acredito que o método pode contribuir no estudo da personagem, do corpo à lente, e facilitar esse percurso que no audiovisual costuma ser solitário a maior parte do tempo. A base é Stanislavsky, como referência para o treinamento proposto para a dramaturgia audiovisual.
A lente deflagra o subtexto, tem o poder de penetrar nossa alma através dos olhos, a personagem tem que existir em todas as camadas, porém a câmera está ali, e o público somente virá o que a lente capta, como trabalhar essa relação, e não perder a verdade da personagem vivendo a cena, é um dos pontos que vamos treinar.
Os encontros à distância, via Zoom, permitem uma troca com artistas de diversas partes do Brasil e do mundo, o treinamento para a lente se torna muito interessante a partir do momento que os artistas estão o tempo todo se relacionando com ela, através dos quadradinhos da tela da sala. Durante a pandemia, fiz diversas modalidades de encontros via zoom e constatei que tem um aspecto absolutamente positivo e diferente do treinamento em sala de aula, ou em estúdio, e um complementa o outro.
O que proponho com o método, é o treinamento da construção da personagem, a partir das possibilidades da relação com a lente nas plataformas virtuais, e o treinamento individual de gravar no próprio aparelho celular, prática cada vez mais comum para atores, no mercado do audiovisual, através, de self tapes, e entrevistas, onde multi artistas, passamos a iluminar, enquadrar, sonorizar e gravar.
Tenho absoluta confiança de que será uma experiência que vai aproximar essas atrizes e atores da intimidade que proponho entre personagem e a lente.
Para se inscrever é necessário um celular para gravar as cenas, tripé e uma boa conexão de internet."
HORÁRIOS E TURMAS:
Turma MANHÂ: 10h às 12h30h
Turma TARDE: 15h às 17h30h
Turma NOITE: 19h às 21h30h
TODA SEGUNDA-FEIRA.
Início do ciclo: 8 de maio
MAIS INFORMAÇÕES:
Máximo 12 alunos por turma.
O método requer tempo para trabalho individual. Durante a semana, o treinamento é prático. Durante os encontros, vamos analisar o material produzido e conduzir os trabalhos na semana seguinte.