Talk to the organizer

The event has already closed...

Qual o Lugar do Branco no Enfrentamento do Racismo? Branquitude e Negritude

Carregando recomendações...

Qual o Lugar do Branco no Enfrentamento do Racismo? Branquitude e Negritude

12 mai - 2021 • 20:30 > 12 mai - 2021 • 22:30

Video Conference via Sympla Streaming
Event closed

Qual o Lugar do Branco no Enfrentamento do Racismo? Branquitude e Negritude

12 mai - 2021 • 20:30 > 12 mai - 2021 • 22:30

Video Conference via Sympla Streaming
Event closed

Event description

Evento de lançamento da Linha de Trabalho Psicanálise, Racismo e Políticas Étnico-Raciais

Instituto APPOA – clínica, intervenção e pesquisa em psicanálise

APPOA – Associação Psicanalítica de Porto Alegre

A Linha de Trabalho Psicanálise, Racismo e Políticas Étnico-Raciais foi criada pela APPOA e pelo Instituto APPOA de forma a inscrever institucionalmente a clínica, a intervenção e a pesquisa em psicanálise no enfrentamento do racismo estrutural. Inscrição necessária para uma melhor elaboração dos efeitos subjetivos, sociais, institucionais e políticos do mesmo. A branquitude e a negritude como políticas identitárias enfrentam e configuram laços materiais, simbólicos e imaginários marcados por hierarquias de poder, privilégios, discriminações, silenciamentos e segregações sociais e econômicas.

Lacan adverte os psicanalistas que é fundamental alcançarem em seu horizonte a subjetividade de sua época, pois “como [o analista] poderia fazer de seu ser o eixo de tantas vidas quem  nada soubesse da dialética que o compromete com essas vidas num movimento simbólico.” (Lacan, 1998, p. 321).

Na APPOA e o no Instituto APPOA sempre nos ocupamos da implicação do discurso da psicanálise e sua transmissão nas questões vividas na polis.  Graças às conquistas de anos de luta dos movimentos negros, o desafio de enfrentar racismo estrutural coloca hoje de forma incontornável as seguintes questões: qual é nosso lugar e nossa responsabilidade como pessoas brancas e como instituição na sua reprodução, por involuntária ou inconsciente que seja? Quais políticas podemos formular para enfrentar o racismo e fazer avançar as relações étnico-raciais em nossa sociedade?

Para trabalhar essas questões teremos a participação de dois colegas convidados a compartilhar suas experiências e elaborações a respeito:

Lia Vainer Schucman é Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ativista antirracista e pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais . Autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” ( Veneta 2020) e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor” (EDUFBA, 2018)

Emiliano de Camargo David é Psicólogo e Psicanalista, doutorando e mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. Bolsista CNPQ e professor do Instituto SEDES Sapientiae. Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude e do GT Racismo e Saúde, da ABRASCO. É membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto SEDES Sapientiae.

Debatedor: Jaime Alberto Betts - psicanalista, membro da APPOA e do Instituto APPOA.

Event policy

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Terms and conditions

How to access the event

This event has the convenience and practicality of an online transmission with the best experience guaranteed by Sympla.

Access the Tickets tab on the website or on the Sympla app available for iOS and Android

Select the desired event and tap the access broadcast *button

Get ready! To participate, you must have Zoom installed.

* The broadcast is available shortly before the start of the eventLearn more about accessing online events

About the producer

APPOA - Associação Psicanalítica de Porto Alegre

A Associação Psicanalítica de Porto Alegre, fundada em 17 de dezembro de 1989, nesta mesma cidade de Porto Alegre, tem como alvo permitir a formação de analistas, garantir a qualidade analítica dos seus membros que ela reconheça como analista, bem como sustentar a produção e a difusão do discurso psicanalítico em todas as situações que não comprometem as condições de sua enunciação - ou de seus efeitos. Sua estrutura compreende o trabalho para a transmissão da psicanálise na pólis.

Carregando recomendações...

Payment methods

Finance your purchase up to 12x

Buy with complete security

Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Needing help?

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.