Talk to the organizer

The event has already closed...

VII Fórum Internacional do Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Carregando recomendações...

VII Fórum Internacional do Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

01 dez - 2020 • 10:00 > 03 dez - 2020 • 17:00

Online Event via Youtube
Event closed

VII Fórum Internacional do Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

01 dez - 2020 • 10:00 > 03 dez - 2020 • 17:00

Online Event via Youtube
Event closed

Event description

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO PARA O FÓRUM SERÁ REALIZADA POR PLENÁRIAS! A CERTIFICAÇÃO SOMENTE SERÁ CONFERIDA AOS INSCRITOS EM CADA UMA DAS PLENÁRIAS! CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO, NÃO PERCA TEMPO E FAÇA JÁ SUAS INSCRIÇÕES!


O Fórum Internacional do Voluntariado Transformador surgiu em Belo Horizonte/MG com o intuito de qualificar a prática solidária, colaborando na transição de ideias e ações assistencialistas para as de caráter sustentável. Idealizado em 2010 pelo Centro Mineiro de Voluntariado Transformador - MINAS VOLUNTÁRIOS (Anexo I), em parceria com a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado - FUNDAMIG. Nesta sétima edição, soma-se ao Movimento TRANSFORMAR CONTAGEM, que tem por objetivo a articulação, a capacitação e o engajamento social de voluntários e das Organizações da Sociedade Civil, por meio do voluntariado e da potencialização dos serviços prestados por essas OSCs no município de Contagem/MG.

 

Nas edições precedentes: 2010, 2011, 2013, 2015, 2017 e 2018, reuniu cerca de 1000 (mil) pessoas, entre representantes de governos, empresas e sociedade civil, além da chancela e apoio de importantes organizações nacionais e internacionais como a Organização das Nações Unidas – ONU, Associação Internacional de Esforços Voluntários - IAVE e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável - WBCSD, dentre outros.


No intervalo das plenárias, bem como no encerramento do evento, haverá apresentações artístico-culturais de artistas selecionados mediante edital púbico, que poderão contemplar a música, a dança, o teatro, o circo, as manifestações culturais tradicionais e as artes performativas, propiciando, além da troca de experiências e aprendizado, a divulgação de práticas, reflexões bem como a produção e divulgação cultural, numa efetiva articulação entre organizações, governos, empresas e cidadãos.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:



                                                                                               01 DE DEZEMBRO DE 2020

10h00/12h00 – Abertura Oficial

 

1ª PLENÁRIA VIRTUAL - I Fórum Regional Transformar Contagem: Voluntariado e a Agenda 2030 - Um Case de Governança Sustentável

 

-Fala da 1ª Dama Luciana de Freitas (Madrinha do Projeto TRANSFORMAR CONTAGEM

-Fala do Dep. Estadual João Leite em apoio à causa do Voluntariado Transformador e Transformar Contagem 

-Fala do Dep. Estadual Prof.Cleiton pela Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor

-Fala do Instituto de Referência em Resíduos (IRR)

Palestra Magna - Dulcejane Vaz (Consultora em Diversidade & Inclusão)

Moderação: Rodrigo Starling (Presidente do Minas Voluntários)

 

Apresentação de Vídeo Institucional Transformar Contagem / Entrega do I Prêmio do Voluntariado Transformador


12 horas - Horário Livre para Almoço  / Apresentação Cultural - Transmissão Online: Anderson Lobo 

13 horas - Horário Livre para Almoço / Apresentação Cultural - Transmissão Online: Eduardo DW - Mc e poeta

14h00/16h00 – 2ª PLENÁRIA VIRTUAL: O Estado do Voluntariado do Mundo - Transformar a Governança

 


-Elisa Cunha (Coordenadora Área de Responsabilidade Social Corporativa Grupo SADA)

-Mônica Exelrud Villarindo (Consultora internacional em voluntariado e sustentabilidade, com experiência humanitária em projetos, recursos humanos e gestão administrativa junto à Organização das Nações Unidas e Cruz Vermelha)

-Silvia Naccache (Consultora e palestrante na área de voluntariado e desenvolvimento sustentável. Coautora do livro Voluntariado Empresarial - Estratégias para Implantação de Programas Eficientes. Por 14 anos, coordenou o Centro de Voluntariado de São Paulo)

Moderação: Renato Orozco (Gerente do "Idealist" para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa e Presidente da Associação Nossa Cidade)

 

 

02 DE DEZEMBRO DE 2020

 

10h00/12h00 - 3ª PLENÁRIA VIRTUAL - Voluntariado Transformador e Governança Sustentável - Estratégias para o Desenvolvimento Local

 

-Carmen Chavarria - Representante para a America Latina do International Association for Volunteer Effort (IAVE)

-Andréa Resende  - Gestora Voluntária do Programa SER PARTE / Vilma Alimentos

-Nádia Rampi - Diretoria Estatutária Adjunta da Fundação Dom Cabral - FDC / Líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim

Moderação: Bertha Maakaroun - Cientista Política, Pesquisadora e Jornalista (Estado de Minas e Comentarista política da CBN) / Diretora Técnica da Polis Pesquisa.

 

12 horas - Horário Livre para Almoço / Apresentação Cultural - Transmissão Online: Nana 

13 horas - Horário Livre para Almoço / Apresentação Cultural - Transmissão Online: Camila Lacerda


14h00/16h00 - 4ª PLENÁRIA VIRTUAL - Gestão do Voluntariado Transformador: Práticas e Desafios na Perspectiva Intersetorial

 

-Lançamento do Programa de Voluntariado para Governos - PROGOV, por Wagner Santos Faria (Advogado. Sócio de Pettersen & Faria Sociedade de Advogados. Diretor Administrativo-Financeiro do MINAS VOLUNTÁRIOS; Coordenador do PROGOV; Coordenador para assuntos jurídicos do Programa Transformar Contagem);

-Lançamento do Programa de Voluntariado Empresarial e Sustentabilidade - PROVE, por Bruno Barcelos (Executivo e Consultor internacional nas áreas de Sustentabilidade, Investimento Social Privado e Voluntariado, com foco em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de iniciativas públicas e privadas) 

-Relançamento do Programa de Voluntariado do Terceiro Setor - PROV3, por Rodrigo Starling (Presidente do MINAS VOLUNTÁRIOS; Secretário Executivo do Comitê de Parcerias, Voluntariado Transformador e Cidadania FUNDAMIG; Coordenador de Sustentabilidade do Programa TRANSFORMAR CONTAGEM)Moderação: Danusa Dias Reis Coutinho (Conselheira e Coordenadora do PROVE/MINAS VOLUNTÁRIOS; Consultora de RSE e Voluntariado)

 

Lançamento da 2ª Edição da Revista NAVE (Núcleo de Altos Estudos em Voluntariado e Sustentabilidade)

 

 

03 DE DEZEMBRO DE 2020

 

10h00/12h00 - 5ª PLENÁRIA VIRTUAL - Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Parcerias em Prol das Metas

 

-Rodrigo de Oliveira Perpétuo (Secretário do Governos Locais para a Sustentabilidade - ICLEI América do Sul)

-Dr. Gilson Assis Dayrell (Presidente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado - FUNDAMIG; Vice-presidente da CEBRAF - Confederação Brasileira de Fundações)

-Marina Frota  (Diretora na ATADOS)

-Moderação: Marcela Giovanna (Diretora Presidente do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CEMAIS)

 

12 horas - Horário Livre para Almoço / Apresentação Cultural - Transmissão Online: Cristiano Lima

13 horas - Horário Livre para Almoço / Apresentação Cultural - Transmissão Online: Marlene & Eu 


14h00/16h00 - 6ª PLENÁRIA VIRTUAL - O Estado do Voluntariado do Mundo - O Laço que nos Une: Voluntariado e Resiliência Comunitária

                                                                                                  

-Gilson Rodrigues (Coordenador Nacional do G10 das Favelas / Presidente do Instituto Escola do Povo)  

-Fernando Alves (Diretor Executivo da Rede Cidadã)                                                                                      

-Wagner Delgado (Coordenador do Projeto Cidades Felizes do Instituto Movimento pela Felicidade)                                                                

-Moderação: Martionei Gomes - Superintendente CDM - Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana / Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC)

 

18h00 – Encerramento - Apresentação musical - Transmissão Online: Vilmar de Oliveira

 


 

Event policy

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Terms and conditions

How to access the event

Access the Tickets tab on the website or on the Sympla app available for iOS and Android

Select the desired event and tap the access event button

Ready! The access link will also be sent to you by email.

Learn more about accessing online events

About the producer

Minas Voluntários

O CENTRO MINEIRO DE VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR – MINAS VOLUNTÁRIOS conta com mais de 10 (dez) anos de atuação no desenvolvimento, fomento e prática do Voluntariado Transformador, colaborando para políticas públicas de voluntariado e realizando 6 (seis) fóruns internacionais, sempre voltados para a temática do Voluntariado Transformador, contando com chancelas de organismos nacionais e internacionais.

Carregando recomendações...

Payment methods

Finance your purchase up to 12x

Buy with complete security

Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Needing help?

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.