23 jun - 2022 • 14:00 > 24 jun - 2022 • 23:00
23 jun - 2022 • 14:00 > 24 jun - 2022 • 23:00
Inscrições gratuitas
Carga horária 30 horas
É necessário se inscrever para receber o acesso às atividades do evento e atestar frequência em 75% das atividades para ter direito ao certificado do evento.
Período de submissão: 18 de abril a 30 de maio de 2022 (prorrogado)
Contato com a coordenação do evento pelo e-mail: <[email protected]>
A realização do III Seminário as infâncias e pós-colonialismo, contemplado com recursos do Edital PAEP/CAPES, ficou inviabilizada pela pandemia como tantos outros eventos, previstos para acontecer em 2020. O cenário atual, parece estar melhorando, no entanto, não queremos colocar em risco a saúde e a vida de quem porventura queira participar. Nesse sentido, propomos realizá-lo neste ano de 2022 no mês de junho, nos dias 22, 23 e 24/6 no formato webinário. Para isso, reiteramos o convite que foi feito inicialmente a cada um/a dos/as pesquisadores/as contactados/as, afim de prosseguirmos na organização do evento.
Destacamos que, realizar o III Seminário continua sendo um desejo que mobiliza o Gepedisc - Linha Culturas Infantis, grupo propositor do evento, desde sua idealização em 2019 e que vem sendo alimentado pelo cenário com o qual nos deparamos com a pandemia e tudo o que veio à tona conjuntamente, revelando e ampliando as desigualdades que atingem e afetam diretamente as crianças.
O Seminário, desde sua primeira edição em 2012, buscou dialogar com as Pedagogias descolonizadoras, dando visibilidade a estudos, práticas e ideias que desvelem os movimentos que perpassam às infâncias, apontando perspectivas de rupturas, de resistências, de outras possibilidades que caminhem na contramão das imposições hegemônicas. A realização da terceira edição, quer consolidar a experiência que foi se qualificando no decorrer das edições anteriores, de aproximar os grupos de pesquisa, reunir os/as profissionais da área, dialogar com os movimentos sociais, inserindo as infâncias e as Pedagogias descolonizadoras como questão central nas reflexões aliando a experiência construída nesse momento crítico pelo qual o mundo e o país vive. Enfim, reinventando novas formas de vida e em coro gritar NORMALIDADE NUNCA MAIS !
Assim, a terceira edição deste Seminário, objetiva construir um espaço de referência nas discussões e produções de conhecimentos que problematizem as articulações que perpassam a educação das crianças, sobretudo nesse momento de pandemia, confinamento social e retorno das crianças às creches, pré-escolas e escolas. Construindo interlocuções com as lutas e demandas das/os professoras/os de Educação Infantil , primeira etapa da Educação Básica e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das/os profissionais docentes e não docentes que atuam diretamente com as infâncias e dos movimentos sociais que atuam em defesa do direito das crianças vivenciarem suas infâncias e com temas correlatos tais como os feminismos , movimentos negros e dos povos originários, proteção ao meio ambiente ...
A perspectiva é dar continuidade aos debates fundamentados no pensamento pós-colonialista, demarcando nossa opção pela ruptura com a tradição epistemológica submetida a princípios coloniais, ressignificando antropofagicamente os saberes e criando novos arcabouços teóricos que tenham, como ponto de partida e de chegada, a equidade social. E ainda, desconstruir valores hegemônicos, marcados pela herança patriarcal, machista, elitista, adultocêntrica e racista que submetem as crianças a um conjunto de sistemas que colonializa as diferenças étnico-raciais ( dos povos originários e das/os ancestrais afro) , sexuais, etárias, de classe social e de gênero, disciplinando-as por meio de diferentes práticas pedagógicas colonizadoras.
As estruturas coloniais permanecem vivas no cotidiano das infâncias e foram ressaltadas nesse momento crítico e avassalador que tomou conta da humanidade, afastando ainda mais as crianças do seu universo cultural e restringindo suas formas de expressão. A expectativa é compor um lócus próprio à discussão, construção de conhecimentos e aportes teóricos que fundamentem pesquisas e subsidiem os processos de construção de uma Pedagogia atenta às infâncias, produzindo reflexões e debates, que nos instrumentalizem para o desafio da construção, do fortalecimento, das inspirações e da ampliação dos processos de criação de Pedagogias descolonizadoras/macunaímicas, que tenham como princípio a construção coletiva das relações sociais em toda a sua multiplicidade.
Para concretização dos objetivos aqui expostos, contamos com sua participação.
19h00 às 19h30 – Cerimonial de abertura
19h30 às 20h00 – Apresentação cultural
20h00 às 23h00 – Conferência de abertura
Mediação: Ana Lúcia Goulart de Faria (Gepedisc - Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (Central TILS)
08h30 às 11h30 – Sessão de apresentação de trabalhos
(salas virtuais concomitantes)
11h30 às 13h30 – Sessão de apresentação de trabalhos
(salas virtuais concomitantes)
14h00 às 18h00 – Roda de conversa 1: As infâncias nossas de cada dia ou para ser feliz hoje
Mediação: Solange Estanislau dos Santos (Prefeitura de São Sebastião e membro do Gepedisc - Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (UEA)
19h00 às 23h00 – Roda de conversa 2: Contornos, desvios e as mil facetas para continuar brincando
Mediação: Elina Elias Macedo (Gepedisc - Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (UEA)
08h30 às 11h30 – Sessão de apresentação de trabalhos
(salas virtuais concomitantes)
11h30 às 13h30 – Sessão de apresentação de trabalhos
(salas virtuais concomitantes)
14h00 às 18h00 – Roda de conversa 3: Faz, desfaz, constrói, desconstrói e faz de novo... até encontrar um jeito possível
Mediação: Adriana A. Silva (UDESC e membro do Gepedisc - Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (Central TILS)
19h00 às 23h00 – Conferência de encerramento | O pássaro da cachoeira e eu nem vi que era assim: os esquecimentos necessários
Mediação: Vanderlete Pereira da Silva (UEA e membro do Gepedisc - Culturas Infantis/Unicamp)
Apoio de intérpretes de Libras (Central TILS)
Contato: [email protected]
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelect the desired event and tap the access event button
Ready! The access link will also be sent to you by email.

Faculdade de Educação da Unicamp
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.