04 dez - 2021 • 16:00 > 04 dez - 2021 • 16:40
04 dez - 2021 • 16:00 > 04 dez - 2021 • 16:40
Texto: Lucas Valadares e Jhoão Júnnior
Direção: Jhoão Júnnior
Roteiro Áudio-Visual: Welder Delavor
Elenco: Maria Grave e Lucas Valadares
https://www.sympla.com.br/homem-rato-por-tras-das-cameras__1411484 - link para o bate papo ao final da exibição 04/12
Homem Rato ou Um filme para Maria é uma peça-filme que tem o apoio do Inciso III da Lei Aldir Blanc na cidade de São Paulo, através do Edital Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura, com o Módulo I Maria Alice Vergueiro, para os projetos de teatro, exclusivamente com o formato online. O texto traz uma abordagem sobre a fase de transição para a adolescência, e foi adaptado para um roteiro que imprimisse a teatralidade, sempre presente na formação do projeto, mas sem descartar a oportunidade de ter a câmera como mediação de uma experiência que dialogasse com a linguagem cinematográfica, aliando o teatro, através da atuação e do espaço cênico, com o jogo de câmeras, através de fusão de imagens, cortes e uma edição que priorizasse a relação entre esses dois universos. As locações foram realizadas na Cia da Revista, explorando a teatralidade do espaço, como também nas ruas do centro de SP, aproveitando as camadas sobrepostas presentes na sua arquitetura urbana. Desta forma, o teatro e o cinema compuseram a paisagem fílmica desta Peça-Filme. São Paulo é uma cidade viva e em movimento, assim como o nosso corpo, assim como uma adolescente.
Sinopse:
Inspirado no universo fabular que tem acompanhado a pesquisa de Lucas Valadares nesse momento de distanciamento social em decorrência da pandemia, este projeto é um desdobramento das inquietações baseadas na fase de transição de uma garota para a adolescência, trazendo uma narrativa a partir da relação entre pai e filha na busca de um entendimento no começo desta fase. Maria é uma garota de dez anos que sente o seu corpo mudar, como a sua voz, a sua pele, e a sua percepção do seu corpo na relação com o espaço. A partir daí ela questiona o porquê de crescer, para que, qual o sentido? O pai, percebendo a sua inquietação, tem um plano, e através da sua memória fabula essas mudanças também através do seu próprio corpo, mostrando para ela que se transformou no Homem Rato. Crescer faz parte da vida, é inevitável, e é sobre este percurso natural que esta produção busca refletir, oferecendo um recorte com ênfase na adolescência.
Ficha Técnica:
Lucas Valadares - Ator, Dramaturgia e Assessoria de Imprensa
Maria Grave - Atriz
Jhoão Júnnior - Direção e Dramaturgia
Welder Vieira Delavor - Adaptação Roteiro para Áudio-Visual, Montagem e Arte para Mídia
Marco França - Direção Musical
Kleber Montanheiro - Figurino e Direção de Arte
Marco Valadão - Assistente de Figurino
Eder Souza - Responsável técnico Cia da Revista
Juliana Grave - Direção de Produção
Décio Filho - Desenho de Luz e Operação de Luz
Ronielight - Assistente Operação de Luz
Eduardo Petrini - Fotógrafo Still
Thalita Passos - Tradução Libras
Serviço:
Homem Rato ou um filme para Maria
Temporada Online de 6 apresentações Via YouTube pela Plataforma Sympla, de 04 a 19/12, sempre aos sábados e domingos as 16h.
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos Gratuitos ou Contribuição Voluntária
Duração: 37 minutos
Link Sympla:
www.sympla.com.br/homem-rato-ou-um-filme-para-maria__1412663 (04/12/21)
www.sympla.com.br/homem-rato-por-tras-das-cameras__1411484 (04/12/21)
www.sympla.com.br/homem-rato-ou-um-filme-para-maria__1412725 (05/12/21)
www.sympla.com.br/homem-rato-ou-um-filme-para-maria__1412731 (11/12/21)
www.sympla.com.br/homem-rato-ou-um-filme-para-maria__1412736 (12/12/21)
www.sympla.com.br/homem-rato-ou-um-filme-para-maria__1412740 (18/12/21)
www.sympla.com.br/homem-rato-ou-um-filme-para-maria__1412743 (19/12/21)
No dia da estreia, 04/12, haverá um bate papo, intitulado Homem Rato por trás das câmeras, entre Ator e Diretor, sobre o processo artístico do projeto, após a sua exibição, com duração de até uma hora, e com uma capacidade virtual da sala de até 300 lugares.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Juliana Grave
Juliana Grave atriz formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no curso de Interpretação Teatral. Em São Paulo, integrou a Casa Laboratório para Artes do Teatro - grupo de pesquisa e criação dirigido por Cacá Carvalho e Roberto Bacci. Produtora do Projeto O Rato Platinado, do Projeto Homem Rato ou um filme para Maria. Produtora executiva do Projeto: As Cidades dos Rios Invisíveis SP. Entre outras produções atuou como Gerente de eventos culturais do Casa de Francisca e Palacete Tereza/SP.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.