A Rede Internacional de Promotores de ODS (RIPO) é um movimento cidadão que reúne esforços para impulsionar o desenvolvimento sustentável, tendo entre os seus principais pilares a realização de ações se convertam em resultados concretos e perenes para que seja possível vislumbrar comunidades resilientes.
Para isso acreditamos que dialogar sobre a cultura da paz é uma condição determinante para avançar neste aspecto e para um futuro sustentável e inclusivo.
Imbuídos de admiração e respeito, para conversar sobre este tema – “cultura da paz” –, receberemos a cofundadora do Centro Sérgio Vieira de Mello, Carolina Larriera.
Neste diálogo, ela contribuirá para o aprofundamento das reflexões sobre o tema por meio de sua extensa experiência profissional no Timor-Leste, Iraque e Brasil.
Carolina Larriera é economista, trabalha com Direitos Humanos e, atualmente, é professora na Harvard Kennedy School, onde também formou-se. Entre os anos de 1995 e 2005, atuou como membro do Departamento de Missões de Manutenção da Paz das Nações Unidas. Em 2003, foi vítima do maior atentado da história da ONU, em Bagdá no Iraque, onde perdeu seu marido – o diplomata e Alto Comissário da ONU, Sérgio Vieira de Mello. Junto com Gilda Vieira de Mello, mãe do Sergio, é Co-fundadora do Centro Sergio Vieira de Mello.
O Centro, que tornou-se uma referência no tema, guarda a memória de Sérgio Vieira de Mello, que foi Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos – posição identificada como a “consciência do mundo”. Um ser humano com alto grau de comprometimento com os valores da humanidade, um profissional de resultados concretos e figura-chave, junto com Dag Hammarsjold, da diplomacia internacional. O legado deixado por Sérgio Vieira de Mello continua despertando admiração não só por seu espírito de liderança e sua experiência em dialogar com pessoas das mais diferentes visões com o propósito de aliviar o sofrimento humano e construir a paz, mas também por sua coragem e empatia frente a um mundo de tantos desafios. Ele trabalhou em todos os grandes conflitos que definiram os últimos 40 anos (Paquistão Oriental, Sudão, Moçambique, Bósnia, Camboja, Kosovo e, mais perto de casa, Peru e Argentina, ademais de Timor-Leste – a história de sucesso da ONU em missão liderada por Sérgio), por meio das quais construiu extensa credibilidade. Em 2003, Sérgio foi enviado para o Iraque como representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, ocasião em que foi vitimado no maior atentado terrorista da história da ONU – a sede da organização em Bagdá foi totalmente destruída. Carolina Larriera, sua esposa e à época também funcionária das Nações Unidas no Departamento de Missões de Manutenção da Paz, sobreviveu ao atentado. Junto com Gilda Viera de Mello, mãe do Sérgio, Carolina dedica-se a perpetuar toda a trajetória em um trabalho pautado na democratização do ensino da diplomacia, em atividades de advocacy para promoção da dignidade e da tolerância para compreensão global e a construção de vidas significativas – como a de Sérgio.
Essa mesa também contará com as participações da Coordenadora da Rede Internacional no Brasil, Vanessa Kalianne, e do especialista em Estudos de Paz, Alexandre Addor
Alexandre Addor
Internacionalista, mestre em Ciência Política pela Universidade de Belgrado e especialista em Estudos de Paz pela Universidade de Oslo. Ao longo de sua carreira aprofundou estudos sobre transformação de Conflitos na FLACSO/Universidade de Massachusetts e na Cátedra de Estudos de Paz da Unesco da Universidade de Innsbruck/Instituto Paz & Mente, foi pesquisador visitante da Victoria University em Uganda (Missões de Paz) e na Universidade de Belgrado na Sérvia (Consolidação de Democracias), atuou na ActionAid e no GAPCon, bem como é professor, curador e sócio da VV Academy.
Vanessa Kalianne
Internacionalista com background em negócios e representação internacional, tendo atuado profissionalmente em missões e ações comerciais na Europa e na Ásia. Foi integrante do Observatório de Diplomacia Federativa (cooperação descentralizada), recebeu premiação internacional concedida pelo Banco Santander e honra ao mérito por láurea acadêmica no curso de Relações Internacionais. Participa de Delegações Brasileiras de Jovens líderes em plataformas de diálogos associadas às Nações Unidas e ao G20, bem como é fundadora do ODS RN – projeto que tornou-se parceiro de campanha na UN Habitat e que no contexto do covid-19 desenvolveu ações humanitárias. Atualmente, adentra em estudos nas áreas de direitos humanos e direitos internacional, ações humanitárias e diplomacia.
Com certeza será um diálogo cheio de propósito! E você é parte importante nesta ação!
Informações:
> Dia: 22/05/2021 (sábado)
> Horário: 16h00 (Brasília/Buenos Aires)
> A transmissão será pelo Zoom
> O evento é gratuito e haverá certificado de participação
> Inscrição através do link:
https://www.sympla.com.br/dialogos-sobre-a-cultura-da-paz__1215868
Inscrevam-se.
E se puderem, divulguem em suas redes sociais e grupos.
Compartilhem! E fiquem a vontade para nos marcar em nosso Instagram
https://www.instagram.com/promotoresods_brasil/
Aguardamos vocês,
Rede Internacional Promotores ODS Brasil