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CAXAMBU DO SALGUEIRO - SEU PANORAMA HISTÓRICO E SUA IDENTIDADE (Prof. Breno Salgueiro)

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CAXAMBU DO SALGUEIRO - SEU PANORAMA HISTÓRICO E SUA IDENTIDADE (Prof. Breno Salgueiro)

09 mar - 2023 • 19:00 > 09 mar - 2023 • 21:00

Evento en Línea a través de Youtube
Evento cerrado

CAXAMBU DO SALGUEIRO - SEU PANORAMA HISTÓRICO E SUA IDENTIDADE (Prof. Breno Salgueiro)

09 mar - 2023 • 19:00 > 09 mar - 2023 • 21:00

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Descripción del evento



Oficinas IPN 2023


O Instituto tem buscado ao longo desses dezessete anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à educação patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645.


O IPN valoriza a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, apresentando gratuitamente ao público atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.

CAXAMBU DO SALGUEIRO - SEU PANORAMA HISTÓRICO E SUA IDENTIDADE

Dia 09 de Março

Professor: Breno Salgueiro

Sinopse- O Jongo/Caxambu foi trazido pelos africanos escravizados. De origem bantu alguns pontos fazem referência à região de Angola -, é considerado o "avô" do samba. Popularmente conhecido nas regiões do Sudeste do Brasil: MG, ES, SP e RJ - especialmente nas regiões do Vale do Paraíba e do Interior. Três elementos são fundamentais para se compreender essa manifestação: seus cantos (pontos); sua dança (umbigada); seus toques (atabaques). É, basicamente, uma brincadeira de roda, onde um casal dança e realiza umbigadas no centro; mas o Jongo/Caxambu é mais do que isso; é brincadeira de preto; brincadeira de velhos; brincadeira de pretos velhos; brincadeira de terreiro. É o tipo de brincadeira que se dança com os pés descalços e em contato com a terra. Antigamente, crianças não podiam participar da roda; hoje, elas são fundamentais para que essa brincadeira não morra. As histórias do Jongo/Caxambu - seus mistérios e fundamentos -, certamente, estão sendo repassados desde os tempos do Brasil Colônia. Foram muitos passos caminhados e muitas lutas enfrentadas, pelos jongueiros e jongueiras, ao longo dos anos, até chegar aos dias atuais, quando o Jongo/Caxambu se tornou Patrimônio Imaterial. O Grupo Cultural Caxambu do Salgueiro resiste bravamente na comunidade do Morro do Salgueiro - Tijuca -. Sua idade é próxima à idade do morro, já que foram seus primeiros habitantes - vindos de Minas Gerais, principalmente – que trouxeram seus fundamentos para dentro da comunidade. Junto com o Jongo da Serrinha - Madureira -, representam os grupos de Jongo/Caxambu da capital com mais tempo de vida, e resistindo a essa cultura cada vez mais modernizada e tecnológica. Entre idas e vindas, o Grupo Cultural Caxambu do Salgueiro vem se fortalecendo cada vez mais nos últimos dez anos de atividades. Atualmente, o grupo conta com a presença das "tias" - as matriarcas do "brinquedo" - e também com a presença de crianças - filhos e filhas; netos e netas; bisnetos e bisnetas -. As idades dos integrantes do grupo variam. A matriarca mais experiente do Caxambu, tia Dorinha, com noventa e dois anos, comenta que aprendeu a brincar o Caxambu com sua avó, e agora é ela quem ensina seus netos e bisnetos a brincarem, e a umbigarem, nas rodas. A cultura é viva e não estática. A cultura popular se movimenta conforme o dinamismo das vidas das pessoas fazedoras dela. Seus anos de resistência demonstram que o Jongo/Caxambu não é, somente, uma simples manifestação folclórica, como informaram alguns acadêmicos do passado. Ele continua vivo.

Minibio - Formado em Pedagogia pela UERJ e artista com formação pelas experiências da vida. Como todo artista, sou uma pessoa inquieta e "inconformada" com a “ordinariedade” dela - a vida. Nunca deixei de ser estudante e, por isso, consegui aprender bastante coisas, como por exemplo, batucar; umbigar; escrever histórias; desenhar. Durante meus trinta e quatro anos de vida, já consegui lançar dois livros de poesia - escritos em parceria com meu irmão gêmeo - e estive à frente do "brinquedo" de maracatu de baque virado, de nome Maracatumba - também com a ajuda de meu irmão gêmeo e de outros batuqueiros -; além de participar de outras brincadeiras - como o coco de roda e a capoeira -. Acima de tudo, sou um brincante e brincar é comigo mesmo! No Caxambu do Salgueiro, participo e aprendo com as tias, há sete anos. Tive a oportunidade conhecer pessoalmente o “tio” “Mané Gato”, que era o batuqueiro mais antigo do grupo e com ele aprendi os toques, alguns pontos e muitas histórias! Também tive a oportunidade de participar e acompanhar o Caxambu do Salgueiro em algumas oficinas em escolas e creches da rede pública de ensino, para apresentar o Jongo/Caxambu às futuras gerações de brincantes, que poderão dar “vida longa” ao “brinquedo” - como costumam chamar algumas pessoas mais velhas, fazedoras de cultura popular


As oficinas são ministradas de forma (on-line), 

Transmissão será pelo canal do YouTube;

Para ter acesso a aula, se inscrever no sympla;

Após a inscrição, irá receber por email, o seu link de acesso para a aula;

Se inscreva no nosso canal do YouTube https://linkr.it/3PVXfD 

Horário para entrar na sala (YouTube) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;

Duração de 2 horas cada oficina;

Não serão disponibilizadas as gravações;

No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado através do sympla;

Preencha seus dados corretamente para ter acesso ao certificado.


Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.

Nos vemos em breve !!


Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ 

Contato: WhatsApp 21 96465-9983

E-mail: [email protected] 

Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal



 

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INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.

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