16 ago - 2022 • 19:00 > 16 ago - 2022 • 21:00
16 ago - 2022 • 19:00 > 16 ago - 2022 • 21:00

Oficinas IPN 2022
O Instituto tem buscado ao longo desses dezessete anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à educação patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645.
O IPN valoriza a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, apresentando gratuitamente ao público atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.
16/08/22 A ICONOGRAFIA DAS IGREJAS DAS SANTA PRETAS
Professor - Dr. Mauro Silva
Sinopse - No coração da Zona Sul de Belo Horizonte, região nobre da capital mineira, um grupo de mulheres negras e faveladas ocupou um terreno no início da década de 1970 com o objetivo de construir ali o que elas chamam de “Igreja de Verdade”. Após três décadas de lutas e resistências elas conseguiram inaugurar a Capela Maria Estrela da Manha No dia 18 de maio de 2018 um afresco de 110 m2 foi inaugurado. Obra dos artistas Cleiton Gos e Marcial Ávila a pintura histórica faz um paralelo entre algumas das mulheres que fundaram a comunidade religiosa católica da Vila Estrela e a vida de Maria, mãe de Jesus, narrando as Sete Dores e as Sete Alegrias de Nossa Senhora. (julho de 2008).
Minibio-
Disposição das aulas:
As oficinas são ministradas de forma (on-line), através do aplicativo zoom na plataforma sympla;
Para ter acesso a aula, baixar o aplicativo zoom, link: https://zoom.us/download;
Horário para entrar na sala (zoom) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;
Duração de 2 horas cada oficina;
Não serão disponibilizadas as gravações;
No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado.
Prazo para rever o certificado de até 30 dias após a oficina.
Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.
Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ
Contato: WhatsApp 21 96465-9983
E-mail: [email protected]
Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tiene la comodidad y practicidad de una transmisión online con la mejor experiencia garantizada por Sympla.
Seleccione el evento deseado y toque el botón de acceso a la transmisión *
¡Prepararse! Para participar, debe tener Zoom instalado.

INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.
Los datos confidenciales están encriptados y no se guardarán en nuestros servidores.

Accede a nuestro Centro de Ayuda Sympla o hable con el organizador.