Habla con el organizador

El evento ya se cerró...

15 anos da Lei 11.645/2008 e as questões indígenas na escola ... (Prof. Paulo de Tássio)

Carregando recomendações...

15 anos da Lei 11.645/2008 e as questões indígenas na escola ... (Prof. Paulo de Tássio)

02 fev - 2023 • 19:00 > 02 fev - 2023 • 21:00

Evento en Línea a través de Youtube
Evento cerrado

15 anos da Lei 11.645/2008 e as questões indígenas na escola ... (Prof. Paulo de Tássio)

02 fev - 2023 • 19:00 > 02 fev - 2023 • 21:00

Evento en Línea a través de Youtube
Evento cerrado

Descripción del evento



Oficinas IPN 2023


O Instituto tem buscado ao longo desses dezessete anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à educação patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645.


O IPN valoriza a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, apresentando gratuitamente ao público atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.


15 anos da Lei 11.645/2008 e as questões indígenas na escola: desafios e potencialidades


Data: 02 de Fevereiro de 2023

Prof. Paulo de Tássio Borges da Silva

Sinopse - A oficina problematiza a Lei 11.645/2008, que insere as histórias e culturas indígenas nos currículos das instituições escolares públicas e privadas no território brasileiro. A proposta faz uma análise dos 15 anos da legislação e sua materialidade no contexto escolar, os desafios e potencialidades. Na oficina haverá partilha de experiências no trabalho com a Lei 11.645/2008 e diálogos com os(as) acerca da sua aplicação.

 

Minibio - Possui graduação em Pedagogia: Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional - UFRJ e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Fez o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com a supervisão de Elizabeth Macedo. Compõe o grupo de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e é coordenador do grupo de pesquisa "Currículo, Diferença e Formação de Professorxs" da Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB. É professor adjunto do Departamento de Educação (DED) de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais - PPGER/UFSB, professor convidado na Licenciatura Intercultural Indígena - Prolind/UFES, tendo experiência docente nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, bem como na formação inicial e continuada de professores (as) indígenas. Atua especificamente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, interculturalidade, revitalização linguística, diferença, currículo, gênero, sexualidades, crianças e infâncias. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no GT de Currículo e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Ministrou formação sobre políticas curriculares para a Educação Escolar Indígena no Instituto Nacional para la Educación de los adultos/Secretaría de Educación Pública do México (2017), discutindo especificamente o desenvolvimento de currículos e materiais educativos para populações que falam língua indígena, em contribuição ao desenvolvimento do Modelo Indígena Bilíngue de oferta educativa para a Educação Básica da população indígena maior de 15 anos. Participou como bolsista da Fulbright na expedição de pesquisa e reconstrução do acervo do Museu Nacional/UFRJ (2019) no Smithsonian Center for Folklife and Cultural Heritage (CFCH), atuando em pesquisas sobre línguas indígenas do Nordeste brasileiro, catalogação e revitalização de línguas indígenas.


Disposição das aulas: (mudança na transmissão)


As oficinas são ministradas de forma (on-line), 

Transmissão será pelo canal do YouTube;

Para ter acesso a aula, se inscrever no sympla;

Após a inscrição, irá receber por email, o seu link de acesso para a aula;

Se inscreva no nosso canal do YouTube https://linkr.it/3PVXfD 

Horário para entrar na sala (YouTube) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;

Duração de 2 horas cada oficina;

Não serão disponibilizadas as gravações;

No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado através do sympla;

Preencha seus dados corretamente para ter acesso ao certificado.


Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.

Nos vemos em breve !!


Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ 

Contato: WhatsApp 21 96465-9983

E-mail: [email protected] 

Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal



 

Política de eventos

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Términos y políticas

Cómo acceder al evento

Acceda a la pestaña Entradas en el sitio web o en la aplicación Sympla disponible para iOS y Android

Seleccione el evento deseado y toque el botón deacceso al evento

¡Listo! El enlace de acceso también se le enviará por correo electrónico.

Más información sobre cómo acceder a eventos en línea

Acerca del productor

organizer

INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.

Carregando recomendações...

Métodos de pago

Financia tu compra hasta 12x

Compra con total seguridad

Los datos confidenciales están encriptados y no se guardarán en nuestros servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

¿Necesitas ayuda?

Accede a nuestro Centro de Ayuda Sympla o hable con el organizador.