O evento já encerrou...
Diálogos Sul-Norte em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Diálogos Sul-Norte em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade

19 nov - 2021 • 14:30 > 15:30

Evento Online via Zoom

Descrição

Ciclo de Seminários online em parceria com o Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Universidade Federal do ABC (NEEDDS/UFABC)

 

Coordenação:
Profa. Dra. Cristina Reis (UFABC)
Prof. Dra. Tatiana Berringer (UFABC)
Rubem Davi Romancini (Escola do Parlamento)

 

Para celebrar os 8 anos de atividade, o Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade da UFABC, preparou um ciclo de 12 seminários gravados online com professores de centros de pesquisa internacionais. São diálogos sobre os temas da Agenda 2030 da ONU após a pandemia, em tempos do novo paradigma tecnológico 4.0. Todos refletem sobre 1) Quais as principais transformações produtivas, tecnológicas e financeiras em processo? 2) Quais são as disputas principais entre Estados e os desafios ambientais? 3) Quais as consequências distributivas, inclusive do ponto de vista de raça e gênero? 4) Como aliviar desigualdades, a partir de soluções populares e ação do Estado?

Escola do Parlamento vai atuar em parceria para divulgar este conteúdo de excelência acadêmica, primeiro com um evento ao vivo de lançamento e, posteriormente, disponibilizando os vídeos gratuitamente em seu Canal no YouTube.

Público Alvo:

Profissionais da educação, estudantes dos cursos de licenciatura e dos cursos de pós-graduação na área da Educação e público em geral.


Programação do Evento ao Vivo

19/11 – das 14h30 às 15h30

Convidados:

Prof. Dr. Marcio Pochmann (UFABC)
Profa. Dra. Cristina Reis (UFABC)
Profa. Dra. Tatiana Berringer (UFABC)
Rubem Romancini (Escola do Parlamento)



Cronograma da Publicação dos Vídeos:

Geopolítica e Guerra - 19/11
Giorgio Schutte (UFABC)
Vijay Prashad, India

Crescimento a partir de Recursos Naturais – 22/11

Gabriel Rossini
Guilherme Magacho, Agence Française de Dévellopement – France

Empresas Transnacionais e cadeias Globais de Valor – 24/11
Cristina Reis
Ingrid Harvold Kvangraven, University of York – UK

Sistemas Agroalimentares – 26/11
Arilson Favareto
Patrick Caron, MUSE-France

Pandemia e Direitos de Propriedade Intelectual – 29/11
Jose Paulo Guedes Pinto
Ken Shadlen, LSE -UK

Internet e os Perigos para a Democracia – 01/12
Claudio Penteado
Eva Campos-Dominguez, Universidad Valladolid – Spain

Água, Gênero e Desigualdade – 03/12
Vanessa Empinotti
Yaffa Truelove, University of Colorado – Boulder, USA

Neoliberalismo e Regimes Autoritários – 06/12
Tatiana Berringer
Alfredo Saad Filho, SOAS/King’s college -UK

Perspectiva Decolonial – 08/12
Fernanda Cardoso

Carolina Alves, Cambridge University, UK

Desenvolvimento Urbano e Justiça – 10/12
Luciana Travassos
Hilde Heynen, KU – Leuven, Belgium

Covid-19 e Desigualdades Raciais – 13/12

Ramatis Jacino
Odair Varela – Cape Verde Public University – Cabo Verde

Fechamento – 15/12 (a confirmar)
Cristina Reis
Tatiana Berringer


 

Membros do NEEDDS participantes do ciclo de diálogos:

Arilson da Silva Favareto » Professor do Bacharelado em Planejamento Territorial da UFABC, sociólogo com licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de estudos na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS/Paris) e diversos trabalhos de consultoria e pesquisa financiados por organismos e instituições multilaterais como o International Development Research Centre (Canadá), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Institute of Development Studies (Reino Unido), e o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola.

Claudio Luis de Camargo Penteado » Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do ABC, atuando no programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Internet e Política. É pesquisador do Núcleo de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUCSP (NEAMP) e do Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC (LabLivre). 

Cristina Fróes de Borja Reis » Professora da UFABC desde 2013, atual coordenadora do NEEDDS/ UFABC. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na International Post-Doc Initiative da Technische Universitat Berlin/ Marie Curie Actions. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias globais de valor, desenvolvimento, investimento público, estrutura produtiva e comércio internacional.

Fernanda Graziella Cardoso » Atualmente é pró-reitora de graduação da UFABC. Doutora em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP, mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo IE-UFRJ e graduada em Economia pela FEA-USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Socioeconômico, História Econômica Brasileira e História do Pensamento Econômico.

Gabriel Almeida Antunes Rossini » Professor e coordenador do Bacharelado de Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC. Possui doutorado e mestrado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). Coordenou o Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NEEDDS-UFABC) entre 2019 e 2021. É líder do Grupo de Pesquisa Economia Política e História Econômica (GPEPHE – CNPq) da UFABC. É pesquisador da rede de pesquisa INCT Observatório das Metrópoles: núcleo São Paulo. Foi professor, entre 2008 e 2016, da PUC-SP e, de 2008 a 2014, da Pós Graduação da Universidade Mackenzie. Seus interesses de pesquisa se concentram nas seguintes áreas: Economia Política, História Econômica e Desenvolvimento Econômico.

Giorgio Romano Schutte » Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdam, doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Nacional de Chengchi, Taiwan. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi Técnico em Planejamento e Pesquisa e Coordenador da área de estudo de políticas internacionais do IPEA. Atuou como professor em RI do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Regional Advisor da Aliança de Cidades/ Cities Alliance. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, políticas públicas, sindicalismo, empresas multinacionais, reestruturação produtiva e integração.

Jose Paulo Guedes Pinto » Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo. É mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Em 2018 concluiu seu pós-doutorado na London School of Economics tendo tido Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) pela FAPESP por 10 meses.  Foi professor adjunto de Economia da UFRRJ e é professor vinculado ao Bacharelado de Relações Internacionais na UFABC. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (Gpopai-USP). Fundador e coordenador do grupo de pesquisa interdisciplinar Ação Covid-19 que une pesquisa científica e ativismo social para combater a disseminação do novo coronavírus nas cidades brasileiras. Atua hoje nos seguintes temas: américa latina, economia política internacional, macroeconomia, sociedades cooperativas, economia brasileira, crise econômica, desenvolvimento, acesso à informação, ecologia urbana e economia da colaboração em massa.

Leonardo Freire Melo » Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, Administrador Público pela Fundação João Pinheiro, Mestre em Engenharia Civil (Planejamento Ambiental) e Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto do Bacharelado em Planejamento Territorial e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC. Seu trabalho se concentra nas áreas de Planejamento, Ambiente e Demografia, com ênfase na interface população-ambiente, tendo como principais interesses de pesquisa as questões relacionadas com o complexo população-ambiente-consumo e as dimensões humanas das mudanças ambientais globais, assim como a participação pública nos processos de tomada de decisão.

Luciana Rodrigues Fagnoni Travassos » Docente do Bacharelado de Planejamento Territorial e do Bacharelado em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, mestrado e doutorado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Foi assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, do Instituto Mauá de Tecnologia e do Centro Universitário FIAM/FAAM e pesquisadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole, LUME-FAUUSP. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nas questões ambientais do meio urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: drenagem urbana, planejamento ambiental urbano, políticas públicas, meio ambiente urbano e sustentabilidade ambiental.

Marcio Pochmann » Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, e concursos de pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (1989), de professor (1994), Livre Docente (2000) e Titular (2014) pela Unicamp. Atualmente é professor visitante sênior do NEEDDS/UFABC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, políticas públicas e relações de trabalho.

Ramatis Jacino » Possui mestrado em História Econômica e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto nível I da Universidade Federal do ABC e pós doutorando no centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: negros, mercado de trabalho, abolição, população negra, exclusão, trabalho e racismo.

Tatiana Berringer de Assumpção » Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC. Vice-coordenadora do NEEDDS/ UFABC. Integrante do grupo “Neoliberalismo e Relações de Classe no Brasil” vinculado ao Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), e do Grupo de Estudos e Pesquisas para Alternativas em Relações Internacionais (GARI) vinculado a Unesp- Franca. Membro do Comitê Editorial da Revista Crítica Marxista e do Conselho Editorial da Revista Interação. Pesquisa nas áreas de Política Externa Brasileira, Integração sul-americana, Teoria das Relações Internacionais e Teoria do Estado.

Vanessa Empinotti » Desenvolve pesquisa em governança socioambiental, com foco em insegurança hídrica, relações entre o rural e o urbano e planejamento territorial a partir da perspectiva da Ecologia Política. Atualmente é Professora Adjunta de Planejamento e Política Rural na Universidade Federal do ABC, onde é vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Colabora como pesquisadora associada no Laboratório de Justiça Territorial – LabJuta da UFABC, onde coordena o grupo de pesquisa eco.t – Ecologia Política, Planejamento e Território. Sua pesquisa utiliza a perspectiva da Ecologia Política para analisar arranjos institucionais, governança ambiental e relações de poder. 

***

Convidados dos centros de pesquisa no exterior 

Alfredo Saad-Filho » Formado em Economia pela Universidade de Brasília (Brasil) e pela Universidade de Londres (SOAS). Atualmente é Professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional no King’s College London e Chefe do Departamento de Desenvolvimento Internacional. Foi Professor de Economia Política na Universidade SOAS de Londres entre 2000 e 2019, Chefe da Escola de Doutorado SOAS (2018-19) e Presidente do Departamento de Estudos de Desenvolvimento da SOAS (2006-10). Saad-Filho foi Oficial Sênior de Assuntos Econômicos na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra, em 2011-2012, e lecionou em universidades e instituições de pesquisa no Brasil, Canadá, China, Alemanha, Itália, Japão, Moçambique, Suíça e Reino Unido. Ele recebeu a Medalha Lifetime Achievement da Universidade Federal de Goiás, Brasil, em 2014, e o Prêmio de Ensino do Diretor da SOAS, em 2016. Seus interesses de pesquisa incluem a economia política de desenvolvimento, política industrial, neoliberalismo, democracia, políticas econômicas alternativas, desenvolvimento político e econômico latino-americano, inflação e estabilização, e a teoria do valor do trabalho.

Andreas Bieler » professor de Economia Política e membro do Centro de Estudos de Justiça Social e Global na Nottingham University, UK. Sua experiência geral é na área de Relações Internacionais/ Teorias de Economia Política Internacional e na análise da integração europeia, bem como na resistência à globalização neoliberal, com ênfase particular no possível papel dos sindicatos e movimentos trabalhistas entendidos em um sentido amplo.

Carolina Cristina Alves » pesquisadora Joan Robinson em Economia Heterodoxa no Girton College da Universidade de Cambridge, UK, co-fundadora do Diversifying and Decolonising Economics D-Econ, e editora do blog Developing Economics.

Eva Campos-Dominguez » Professora de História Moderna, Contemporânea e Americana, Jornalismo, Jornalismo e Comunicação Audiovisual e Publicidade na Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Valladolid, Espanha. Doutorado pela Universidade Complutense de Madri, Prêmio Extraordinário de Doutorado e Professor Associado de Jornalismo da Universidade de Valladolid (Espanha). Ela recebeu uma bolsa do Parlamento espanhol para a preparação de teses de doutorado (2007 e 2008) e o Prêmio Jovem de Comunicação da Fundação Complutense de Madri (2007). Participou de diferentes projetos de pesquisa com financiamento público sobre política na Internet e é autora de várias publicações sobre ciberdemocracia, como por exemplo: La ciberdemocracia en el Congreso de los Diputados (2011), ou, entre outros, a democracia digital deliberativa (2012). Suas linhas de pesquisa se concentram na comunicação política na Internet, com especial interesse nos últimos anos na comunicação aberta do governo e do parlamento.

Guilherme Riccioppo Magacho » PhD em Economia Territorial, University of Cambridge (2016); Mestrado em Teoria Econômica, Universidade Estadual de Campinas (2012); Graduação em Economia, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP (2008). Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal do ABC, além de Pesquisador Associado do Cambridge Centre for Economic and Public Policy (CCEPP), da Universidade de Cambridge, e do Centro Novo-Desenvolvimentista, da Fundação Getúlio Vargas, e Coordenador do INET-YSI Keynesian Working Group. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento econômico, política fiscal, macroeconomia aberta, inserção produtiva, análise insumo-produto, mudança estrutural, economia regional e urbana e inovações tecnológicas.

Hilde Heynen » professora de teoria da arquitetura na Universidade de Leuven, Bélgica. Sua pesquisa se concentra em questões de modernidade, modernismo e gênero na arquitetura. Em Arquitetura e Modernidade. A Critique (MIT Press, 1999) ela investigou a relação entre arquitetura, modernidade e moradia, argumentando que teorias críticas como as de Walter Benjamin e Theodor Adorno oferecem insights cruciais ao revisitar o Movimento Moderno. Mais recentemente, ela se envolveu com a intersecção entre arquitetura e estudos de gênero, resultando no volume Negociando a Doméstica. Produções espaciais de gênero na arquitetura moderna (co-editado com Gulsum Baydar, Routledge, 2005). Sua biografia intelectual de Sibyl Moholy-Nagy é publicada com Bloomsbury (Sibyl Moholy-Nagy. Architecture, Modernism and its Discontent, 2019) e com Sandstein (Sibyl Moholy-Nagy. Kritikerin der Moderne, 2019). Hilde Heynen estudou arquitetura e filosofia na Universidade de Leuven, onde também recebeu seu PhD. Foi pós-doutora J Paul Getty, pesquisadora do Radcliffe Institute (Universidade de Harvard), e ocupou cargos de visita no MIT (Cambridge, Mass.), na AA-school (Londres), RMIT (Melbourne) e Harvard. Seu trabalho foi apoiado por bolsas da Research Foundation Flanders, do Conselho de Pesquisa da Universidade de Leuven, do Fundo de Arquitetura da Holanda, da Graham Foundation e do Radcliffe Institute of Advanced Studies.

Ingrid Harvold Kvangraven »  professora em Desenvolvimento Internacional no Departamento de Política e afiliada ao Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento Global da Universidade de York. Ela é doutora em Economia pela New School e tem graduação e mestrado em Estudos de Desenvolvimento pela Universidade de Oslo e pela London School of Economics and Political Science (LSE), respectivamente. Ela já lecionou cursos de Economia do Desenvolvimento na The New School e no John Jay College of Criminal Justice em Nova York. A pesquisa de Kvangraven pode ser dividida em três categorias principais, a saber, o papel das finanças no desenvolvimento, características estruturais do subdesenvolvimento e uma avaliação das recomendações de políticas por organizações internacionais. Ela abordou o papel das finanças de diversas maneiras, por exemplo, através de avaliações críticas do papel da inclusão financeira no desenvolvimento (mais recentemente em Desenvolvimento e Mudança), e através de artigos e relatórios sobre o papel da dívida soberana no desenvolvimento econômico (por exemplo, na Revisão da Economia do Desenvolvimento). Kvangraven também é editora fundadora do blog Developing Economics, coordenadora fundadora do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Econômico do INET Young Scholars Initiative, e co-fundadora e membro do conselho consultivo da Rethinking Economics – Noruega.

Ken Shadlen » Professor de Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Desenvolvimento Internacional da London School of Economics and Political Science. Ken trabalha na economia política comparativa e internacional do desenvolvimento, com foco na compreensão da variação das respostas políticas nacionais às mudanças das regras globais. Nos últimos anos, a pesquisa de Ken tem se concentrado principalmente na política global e transnacional de propriedade intelectual (PI). Ele está interessado nas implicações que o novo regime global de PI apresenta para o desenvolvimento tardio, e nas diversas formas que as normas internacionais de PI afetam as práticas nacionais. Em um projeto financiado pela ESRC “TRIPS Implementation and Secondary Pharmaceutical Patenting”, ele examina como os novos sistemas de patentes farmacêuticas dos países em desenvolvimento funcionam na prática. Ken também trabalha na economia política da saúde e nas políticas farmacêuticas, na dinâmica dos acordos comerciais “Norte-Sul”, e na mudança dos padrões das relações governo-negócios e da democratização. De 2011-2020, foi um dos Editores Gerentes do Journal of Development Studies.

Odair Varela » Licenciado em Relações Internacionais, Mestre e Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Pós-doutoramento em Ciência Política na Faculdade de Direito e Ciência Política da Université du Québec à Montreal (UQAM-Canadá). Professor Auxiliar e investigador na Universidade Pública de Cabo Verde [Uni-CV]. Professor Convidado no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais [ISCJS-CV]. É Presidente do Centro de Produção e Promoção de Conhecimentos (CeProK), com sede na Praia (Cabo Verde). Investigador Integrado do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-Portugal); investigador associado do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento Internacional e Sociedade (CIRDIS) da UQAM-Canadá; e investigador associado do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA-Senegal); membro do Conselho de Política Científica da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSHLP); Membro fundador da Academia de Ciências e Humanidades de Cabo Verde (ACH-CV); investigador principal (lead researcher) da Global Integrity e Mo Ibrahim Foundation; e consultor da “Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento” da Comissão da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados das África Ocidental). É o vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto 2013 com a tese de doutoramento intitulada “Mestiçagem Jurídica? O Estado e a Participação Local na Justiça em Cabo Verde: uma análise pós-colonial”, trabalho que recebeu, no mesmo ano, uma Menção Honrosa do júri do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa – Edição de 2013. Temas de pesquisa: Pós-Colonialismos em África: Poder e Conhecimento; Participação Local na Justiça; Estado Moderno em África e Governação Estatal; e Migrações Internacionais.

Patrick Caron » Médico veterinário, PhD em geografia de desenvolvimento. Ele é especialista em sistemas agrícolas e dinâmicas territoriais, com um foco especial na pecuária. Diretor Internacional da Universidade de Excelência de Montpellier – MUSE, foi nomeado Vice-presidente para Assuntos Internacionais da Universidade de Montpellier, França, em janeiro de 2019. Ingressou na CIRAD em 1988 onde foi diretor geral de pesquisa e estratégia de 2010 a 2016, depois de servir como diretor científico do Departamento “Territórios, Meio Ambiente e Pessoas” da CIRAD (2001-2004) e como diretor do Departamento “Ambientes e Sociedades” de 2007 a 2010. Seus trabalhos estão relacionados à análise do papel da agricultura e da pecuária nas transformações rurais, particularmente no Brasil, na África Austral e no Oriente Próximo. Ele é membro de muitos órgãos institucionais e interinstitucionais. Em particular, ele preside o Conselho Científico da AgroParisTech e é membro do Conselho Nacional Francês para o Desenvolvimento e Solidariedade Internacional. Em 2015 ele presidiu o Comitê Organizador da Conferência Científica Global sobre Agricultura Inteligente Climática (Montpellier, França), em 2016 da conferência internacional Agrichains and sustainable development e em 2017 da conferência internacional Living Territories. Presidente do Painel de Peritos de Alto Nível (HLPE) do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS) 2015- 2019).

Susana Beatriz Adamo » Pesquisadora do Center for International Earth Science Information Network (The Earth Institute, Columbia University) e professora assistente adjunta no Programa de Graduação em Desenvolvimento Sustentável da mesma universidade. Ela também é coordenadora da Population-Environment Research Network (PERN), membro do Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas do Group on Earth Observations-GEO, e ex-membro do Comitê Consultivo Científico do IAI (Inter American Institute for Global Change Research). Seus interesses de pesquisa se estendem por vários campos: migração e deslocamento ambiental, vulnerabilidade social e mudança ambiental, dinâmica da migração interna nos países em desenvolvimento, e todos os aspectos da integração de dados relacionados à demografia e vínculos ambientais, particularmente bancos de dados populacionais georreferenciados globais e regionais. Entre outros projetos, ela trabalhou no desenvolvimento de bases de dados de população em rede, incluindo tópicos como distribuição, características demográficas básicas e migração líquida; vulnerabilidade e variabilidade climática na América Latina; migração, cidades e mudança climática; vulnerabilidade a tempestades de inverno e poluição do ar no Noroeste dos EUA; e uso da terra e mudança populacional na América Latina e no Caribe. Ela é graduada em geografia pela Universidade de Buenos Aires, mestre em estudos populacionais pela FLACSO-México e doutora em demografia/sociologia pela Universidade do Texas em Austin.

Vijay Prashad »  historiador e jornalista indiano. Prashad é o autor de trinta livros, incluindo Washington Bullets, Red Star Over the Third World, The Darker Nations: A People’s History of the Third World and The Poorer Nations (Uma História Popular do Terceiro Mundo e As Nações Mais Pobres): A Possible History of the Global South (Uma Possível História do Sul Global). Ele é o Correspondente Chefe da Globetrotter e um Colunista da Frontline (Índia). Ele é o Editor Chefe da LeftWord Books (Nova Deli). Ele participou de dois filmes – Shadow World (2016) e Two Meetings (2017).

Yaffa Truelove » Professor Assistente de Geografia na University of Colorado Boulder. Interesses de pesquisa: no nexo da geografia urbana e das relações homem-ambiente, sua pesquisa examina principalmente as conexões entre as paisagens urbanas e os processos sócio-políticos nas cidades do Sul global. Em particular, examina a água e suas infra-estruturas como uma lente para analisar as relações sociais e materiais nas cidades, bem como os diferentes regimes e instituições da governança urbana cotidiana. Em pesquisa anterior, concentrou-se predominantemente nas cidades indianas, contribuindo para teorizações de ecologias políticas urbanas e feministas, urbanismo sulista e comparativo, e modalidades “realmente existentes” de governança urbana da água em cidades pós-coloniais.  Trabalhos recentes também incluem uma comparação intra-urbana colaborativa de infra-estruturas precárias nas cidades de Mumbai, Delhi e Cidade do Cabo, bem como um projeto que examina a violência infra-estrutural e a política cotidiana de interrupção da água na capital da Índia, Delhi.

 


 

Temas dos Diálogos e Objetivos do desenvolvimento Sustentável da ONU



Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Diálogos Sul-Norte em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade

Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.