Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
Conexões e Isolamentos
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Conexões e Isolamentos

31 ago - 2020 • 15:00 > 4 set - 2020 • 17:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

O uso da palavra ‘isolamento’ se tornou frequente durante a pandemia. Ela representa a necessidade de recolhimento e da adoção das práticas do distanciamento social para evitar a propagação do Coronavírus e salvar vidas. O momento atual é oportuno para a reflexão sobre o que é isolamento, qual sua amplitude e quais são suas várias dimensões.

Passamos e convivemos com uma série de isolamentos no nosso cotidiano. Para alguns, momentos imperceptíveis, para outros, intencionais, como um ato de isolar reféns de um isolamento arbitrário. O incômodo do isolamento necessário em função da Covid-19 serve, assim, de metáfora e experiência para refletir sobre outras formas de isolamento que sempre estiveram presentes, mas que por vezes são invisíveis para boa parte da população, especialmente no campo audiovisual.

O audiovisual é, em si, um conceito gestado no isolamento. No isolamento do cinema, por exemplo, como tudo que tem imagem e som, mas que não é o cinema da sala escura, onde há espaços demarcados, gostos e valores de uso que definem linguagens e suportes. No audiovisual é possível encontrar outros tantos isolamentos que o restringem ainda mais: a representatividade de etnias e de gêneros e as políticas públicas que buscam a inclusão (e a destruição delas), especialmente no espaço da América Latina, uma região também historicamente marcada por isolamentos arbitrários e de exploração.

Conexões e Isolamentos é o I Seminário do ENTELAS, grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de cultura e telas da Universidade Federal de Juiz de Fora. O ENTELAS traz em seu próprio nome a preocupação com a convergência no âmbito do audiovisual, mas também, no cultural. A partir da presença e debate com convidados, pesquisadores, profissionais e estudantes, públicos que representam a diversidade e a pluralidade do audiovisual, busca-se mapear isolamentos e propor caminhos, saídas e conexões que apresentem soluções não apenas para o momento atual, mas para a necessidade de romper práticas que segregam, em toda a sua amplitude.

O seminário será realizado em quatro dias, de 31 de agosto a 04 de setembro. Em todos as datas o horário das apresentações e debates será das 15h às 17h. Os conteúdos foram divididos a partir das linhas de pesquisa do grupo: Estética Narrativa e Serialização; Sexualidades, Dissidências e Novas Mídias; e Imagens, Mídias e Deslizamentos.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

SEGUNDA | Dia 31 de agosto – 15h às 17h

 

Mesa de abertura


Palestrantes:

Alessandra Meleiro – UFSCar/Forcine

Rosane Svartman - TV Globo/Raccord/UFF/ENTELAS

Mediação: Gabriela Borges – FACOM/UFJF

 

 

TERÇA | Dia 01 de setembro - 15h às 17h

 

(Des) caminhos da estética narrativa audiovisual

Foram muitas as conexões e os outros tantos isolamentos que permearam a história da estética narrativa audiovisual e culminaram na sua forma atual. Das muitas assimilações entre cinema e TV às aproximações entre formas seriadas longas e literatura; das críticas das adaptações aos preconceitos acerca do gosto do público. Atualmente, a reconfiguração da ecologia audiovisual impõe demandas para os processos criativos e uma intensificação das trocas entre diversas mídias e diferentes estéticas narrativas.

A mesa se abre a contribuições que versem sobre diferentes aspectos do “narrar uma história” na contemporaneidade, incluindo narrativas transmídia, interdiscursividade, a atualização das formas consagradas, novas plataformas, novas formas de recepção e debates sobre os limites conceituais da narrativa.


Palestrantes:

Cristina Mungioli - USP

Rogério de Almeida - USP

Marcel Vieira – UFPB

Mediação: Christian Pelegrini – UFJF/ENTELAS

 

 

QUARTA | Dia 02 de setembro - 15h às 17h

 

Diversidade no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo

A mesa "Diversidade no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo" tem o objetivo de resgatar a história do movimento LGBTQIA+ no Brasil, expondo seus desafios, conquistas e conflitos, além de compreender como o audiovisual, por meio de políticas de fomento, regulação, fiscalização e de seus conteúdos independentes, contribui para a criação de espaços de visibilidade, resistência e novos protagonismos.

 

Palestrantes:

Regina Facchini - UNICAMP

Adriana Azevedo – PUC-RIO

Malu Andrade- SPCINE

Mediação: Juliana Bravo – UFJF/ENTELAS

 

 

QUINTA | Dia 03 de setembro - 15h às 17h

 

América Latina: antigos isolamentos, novas conexões

A América Latina, historicamente, é marcada por isolamentos, em especial na área de audiovisual, seja no campo da produção, da política ou dos vetores de distribuição e exibição de produtos. Nesse sentido, as políticas públicas da região cumprem um papel fundamental para a democratização do audiovisual em seus mais diversos âmbitos. 

Como sair das assimetrias e afirmar o audiovisual latino-americano a partir de novas políticas públicas? Como fazer uso das novas tecnologias digitais para romper os isolamentos – em seus sentidos mais amplos, inclusive com relação à pandemia de COVID-19 - e criar novos campos de convergência que permitam fortalecer as condições sempre difíceis de produção, distribuição e exibição do audiovisual na região latino-americana?

 

Palestrantes:

Edileis Novais - UFJF/ENTELAS

Katia Morales Gaitán - Université de Montréal

Adriano Chagas - UFJF/ENTELAS/EBC-TV BRASIL Paulo Pinto - UFJF - IMACS/ENTELAS

Mediação: Felipe Muanis – UFJF/ENTELAS



SEXTA | Dia 04 de setembro - 15h às 17h - Encerramento


Palestra: Imagens da clausura no cinema brasileiro


Convidado: Martin Schlesinger – Ruhr-Universität Bochum (Alemanha) 

Mediação: Felipe Muanis UFJF/ENTELAS



IMPORTANTE:


Os certificados serão expedidos apenas para os participantes que registrarem a presença em todos os dias do evento.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Entelas

Grupo de Pesquisa em Conteúdos Transmídia, Convergência de Cultura de Telas, do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.