O evento já encerrou...
XV Encontro de História da Arte - 2021
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

XV Encontro de História da Arte - 2021

8 nov - 2021 • 10:00 > 12 nov - 2021 • 20:00

Evento Online via Google Meet

Descrição

XV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE DA UNICAMP 

O valor da arte em disputa: mercado e instâncias de legitimação na História da Arte

A décima quinta edição do Encontro de História da Arte da Unicamp colocará em discussão a relação entre a produção artística e o valor atribuído às obras de arte ao longo do tempo, levantando questionamentos acerca das instâncias que consagram e valorizam os objetos artísticos, seus mecanismos de ação e seus impactos na escrita da história da arte. Autoria, originalidade, singularidade, materialidade, técnica, origem (étnica, nacional e/ou geográfica) são alguns dos critérios utilizados para conferir status aos objetos artísticos. Os sistemas sociais, políticos e econômicos que envolvem o mundo da arte impactaram e impactam sua recepção pela crítica e pelo público tanto quanto - e se não com maior intensidade do que - a maestria do trabalho do artista. Os objetos artísticos, frutos do trabalho intelectual e/ou mecânico de artistas, artesãos ou de outros meios de produção automatizados, imbuídos de valor simbólico, se tornam alvos de disputas, interpretações e ressignificações na história da arte. 

Embora de modo algum isso se restrinja aos modos de produção dominantes do mundo contemporâneo, é inegável que esse processo se intensificou com o desenvolvimento e consolidação do capitalismo, através da expansão das redes de circulação e comercialização da arte - o que se desdobra em discussões acerca do mercado, da especulação financeira e da aquisição de bens artísticos como investimento. Mais recentemente, podemos observar o quanto os efeitos da globalização e da revolução digital têm ampliado as possibilidades de comercialização e especulação de obras pelo mercado, seja através de sua espetacularização, seja através da associação entre criptomoedas e arte digital, com os NFTs. Assim, abrimos espaço para discussões acerca do papel dos diferentes agentes e instâncias de legitimação, como artistas, historiadores da arte, críticos, curadores, museus, instituições culturais, colecionadores, marchands e galerias. Em suma, como variados personagens operam na circulação e na recepção da arte, agindo e impactando diretamente na atribuição de valor, no status e na consagração de obras e artistas. 

No centro ou à margem desses espaços privilegiados, outros artistas criaram mecanismos de crítica, resistência e combate às instâncias legitimadoras da arte. Esses “criadores” atuaram contra normas, hierarquias, instituições e até contra o próprio conceito de “arte”, desafiando os seus limites, desmaterializando seus resultados, evidenciando os processos “conceituais” de suas práticas e expondo as fragilidades de sua constituição e circulação. Eles e outros agentes atuaram e atuam na criação de novos critérios, modos de exibição, instâncias e redes de circulação para suas obras, criando alternativas de consagração e valorização de artistas e obras, alheias aos sistemas oficiais. Dessa forma, também nos interessa discutir as maneiras pelas quais se configuram esses modos alternativos, marginais, periféricos; como eles tensionam e/ou se apropriam do mundo da arte e suas instâncias de legitimação, e como as instâncias de legitimação -  incluindo a própria disciplina da História da Arte - se reconfiguram e se apropriam dessas obras e agentes.

 

Cronograma

Inscrições de propostas de comunicação

  29/07/2021 a 01/08/2021

Divulgação dos trabalhos aprovados

  10/09/2021

Divulgação da programação de palestras

  13/09/2021

Pagamento da taxa de inscrição para aprovados

  10/09/2021 a 17/09/2021

Inscrição de ouvintes 

  10/09/2021 a 05/11/2021

Divulgação da programação provisória das mesas de comunicação   

  30/09/2021

Divulgação da programação definitiva do evento

  15/10/2021

Realização do evento

  08/11/2021 a 12/11/2021

Entrega do texto para publicação

  31/01//2021        

 

Inscrições

Comunicadores: As inscrições para envio de comunicações livres estão encerradas. Apenas autores aprovados - conforme a Listagem divulgada em nosso site - deverão realizar o pagamento no Sympla, respeitando as datas do Cronograma acima. O valor a ser pago é de R$35,00 por autor, não por proposta. Ou seja, o valor a pagar por trabalhos em coautoria corresponde ao número de autores envolvidos. Sugerimos que o valor a ser pago por coautores seja realizado individualmente no Sympla, a fim de que todos os nomes envolvidos estejam registrados. 

Não é necessário confirmar o pagamento por e-mail, apenas preencher os dados pessoais na plataforma de pagamentos de acordo com os dados da inscrição. Comunicadores não precisam se inscrever como Ouvintes.

Ouvintes: as inscrições são gratuitas. Os certificados de participação no evento estão condicionados à frequência mínima de 75%, comprovada através de lista de presenças.

Mais informações em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/inscricoes 

Programação:

14/10, 17h: Mesa Redonda I: Valores em exibição, com Patrícia Meneses, Iara Schiavinatto e Valéria Piccoli.

15/10, 17h: Mesa Redonda II: Circuitos artísticos e mercados no Brasil, com Alberto Chillón, Maria Lúcia Bueno, Ana Letícia Fialho e mediação de Felipe Martinez.

04/11, 16h: Lançamento de livro de Gabriel Zacarias (Unicamp).

08/11, 10:00: Conferência de Abertura, com Sophie Cras (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). e mediação de Gabriel Zacarias (Unicamp).

12/11, 16:00: Conferências de Encerramento, com Georgina Gluzman (CONICET) e Marize Malta (UFRJ).

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

CHAA - Centro de História da Arte e Arqueologia

Centro de História da Arte e Arqueologia da Universidade Estadual de Campinas, apoia pesquisas em História da Arte e Arqueologia realizadas no programa de Pós-graduação em História, favorecendo a integração ente os estudiosos e incentivando a produção acadêmica. Ao longo desses anos o Centro esteve envolvido em diversos projetos dentre os quais se destacam a criação da importante Revista de História da Arte e Arqueologia (RHAA) e do Encontro de História da Arte (EHA).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.