Fale com o produtor

O evento já encerrou...

XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Carregando recomendações...
Evento encerrado

XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

23 jul - 2019 • 11:25 > 23 jul - 2019 • 13:00

 

Descrição do evento

>>>>LEIA COM ATENÇÃO<<<<

1. O QUE O PASSAPORTE GARANTE?

> Garante a escolha de 3 ou 13 shows que acontecerão entre 22 de julho e 3 de agosto, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
> A
pós a compra, enviar e-mail para [email protected] com: comprovante do Sympla, nomes dos participantes, RG dos participantes e os shows (de acordo com a programação) escolhidos.
> a retirada das pulseiras para cada show será realizada na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na Vila de São Jorge, até as 21h do dia de cada evento (no caso dos passaportes, a retirada de todos os ingressos será de uma vez). 

>  A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ENCONTRO ESTÁ EM http://www.encontrodeculturas.com.br/pt/programacao/geral 

2. COMO FAÇO PARA COMPRAR OS SHOWS DO PONTO BR E 
DO PONTO DE EQUILÍBRIO? 

> Os passaportes não incluem esses shows. Eles acontecerão nos dias 20 e 21 de julho, respectivamente, no espaço da ALDEIA MULTIÉTNICA.
> Compre os ingressos para cada show - são individuais.
> O ingresso para o show do PONTO BR e o ingresso para o show do PONTO DE EQUILÍBRIO garantem: entrada no espaço da Aldeia Multiétnica a partir das 14h + acesso às cachoeiras Almécegas I e II pelo acesso da Aldeia. 
> O show começará 17h, ao pôr-do-sol, e a saída da Aldeia deve ser feita até 17h.

3. COMO COMPRO OS INGRESSOS DAS OFICINAS?

> Algumas oficinas estão sendo vendidas com antecedência aqui no Sympla. 
> Para confirmar a inscrição, envie o comprovante para [email protected] e apresente o mesmo no dia da oficina.
> Para ver o descritivo de todas as oficinas, acesse
 http://www.encontrodeculturas.com.br/pt/noticia/1039/as-oficinas-do-xix-encontro-de-culturas
> Se você quer fazer uma oficina que não está sendo vendida com antecedência, FIQUE TRANQUILX: as inscrições serão feitas no dia da oficina, pessoalmente, 1h antes de a mesma começar.




ENCONTRO:

1. Ato de encontrar (-se), de chegar um diante de outro ou uns diante de outros.

2. Junção de pessoas ou coisas que se movem em vários sentidos ou se dirigem para o mesmo ponto.

Há 19 anos, um encontro foi criado na Chapada dos Veadeiros, no coração do Brasil.  De automóvel, avião, charrete, moto, ônibus, pau-de-arara, a pé e a cavalo chegam os forasteiros de perto e de longe para o encontro dos que se reconhecem nas manifestações dos povos dos campos, das roças, quilombos e aldeias.  Dividir sons, rezas, danças e prosas vira a rotina da Vila de São Jorge.

Um espaço-tempo que compartilhamos entre as mais diferentes culturas. São indígenas, remanescentes quilombolas, raizeiros, agricultores, rezadeiras, pajés, cantadores, dançadores, mantenedores de tradições. Todas as idades, todas as cores, todas as dores, todas as alegrias, todas as crenças, todas as origens. 

Se forem de boa fé, são bem-vindos. 

Durante nosso Encontro, refletimos que “cada terra tem um uso, cada roda tem um fuso”. E como dizia Dércio Marques: “Cada povo tem uma inteligência, uma pulsação, uma forma de entender o mundo. Tem uma perspicácia, um ingrediente para mexer com as coisas”. Para alcançar um mundo de paz, temos que encontrar a nós mesmos e aos outros. Respeitar o diferente, genuíno, autêntico. Encontrar suas belezas. Amar nossa própria fonte. Valorizar e fortalecer nossas raízes. 

Ao público, pedimos entendimento. Realizamos o festival em palco aberto e gratuito durante 17 anos. Desde 2018, nos reinventamos diante da situação do Brasil em relação às políticas públicas e ao setor cultural. Começamos 2019 com a extinção do Ministério da Cultura, que se transformou em secretaria anexada ao Ministério da Cidadania; vivenciamos cortes dos patrocínios da Petrobrás Cultural e da Caixa Cultural; e ameaças a áreas importantes, como à Lei Rouanet e ao Sistema S (que inclui o Sesc).

Junto aos parceiros do setor, e a você, buscamos novas formas de sustentabilidade para nossos projetos, para que eles aconteçam de forma independente. Uma das maneiras que encontramos foi a de cobrar pela atividades. 

Pagando o ingresso, você realiza o Encontro junto com a gente. 

De 20 de julho a 3 de agosto, vamos nos encontrar para encontrar. 

Convidamos à reflexão e discussão sobre o papel do Estado em relação aos povos tradicionais e aos projetos construídos em prol de seu fortalecimento.

Em meio a isso, teremos oficinas e shows de valor e mérito cultural, com artistas e agentes culturais vindos de diferentes Estados, que são as riquezas de nosso Brasil profundo.

Na programação, apresentações, cortejos, alvoradas, rodas de prosa, exibição de filmes e exposição e comercialização de produtos de artesanato e gastronomia tradicionais. Veja nossos convidados confirmados.

Prepare as malas e o coração. O Encontro vai começar.

Acompanhe as novidades em nosso SITE.

SÃO OBJETIVOS DO ENCONTRO DE CULTURAS:

  • Preservar e fortalecer as tradições culturais existentes no Brasil e no mundo, com foco na região da Chapada dos Veadeiros e nas comunidades que deram origem ao Encontro: Sítio Histórico Kalunga, Colinas do Sul, São João d’Aliança e Niquelândia.
  • Valorizar as referências culturais e seus mantenedores, respeitando os participantes como intérpretes de sua identidade cultural.
  • Despertar nas comunidades de origem dessas tradições o sentimento de orgulho pelo pertencimento cultural no Brasil e suas manifestações culturais tradicionais.
  • Proporcionar ao público espetáculos de valor e mérito cultural.
  • Formar um público mais consciente de sua identidade cultural por meio de uma experiência de conscientização que reduz o pensamento etnocêntrico e preconceituoso alimentado pela desinformação sobre nossas culturas populares, revelando o valor estético indiscutível dessas manifestações e afirmando-as como arte contemporânea e atemporal.
  • Promover o desenvolvimento sustentável e social da região da Chapada dos Veadeiros.
  • Fomentar a divulgação da Convenção da Diversidade Cultural.


Local

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Rua Bacupari, 17 Vila de São Jorge

Alto Paraíso de Goiás, GO

Termos e políticas

Sobre o produtor

Filhos da Terra Produções

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora