- Certificado de participação para atividades complementares MEC (carga horária: 4h), mediante confirmação de presença na porta de acesso do auditório, em cada palestra.
- 1 credencial (valido p/ o dia respectivo)
- Acesso exclusivo ao auditório de palestras principal
- Acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial)
- Autorização para sair e entrar no evento livremente
- Participação de sorteio exclusivo (premiação divulgada no dia)
CONTEÚDO: SÁBADO (28/07/18)
WORKSHOP 1 - 13h às 14h.
Mediação de Board Games na Escola e O Poder do Círculo Mágico
- Mini-currículo da facilitadora
Diretora e fundadora do projeto Oficinas Lúdicas. Bacharel em Fonoaudiologia pela
Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Gestão de Projetos e especialista em
Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco.
- Release do workshop
Aprenda, jogando, como criar um ambiente dinâmico, desafiador e contextualizado através
dos Board Games. Descubra, na prática, o poder do Círculo Mágico, como mediar uma
partida e os benefícios de usar jogos em sala de aula.
WORKSHOP 2 - 14h30 às 15h30.
Aprendizado Lúdico e o Jogo Cooperativo
Facilitador: Felipe Randam
- Mini-currículo do facilitador
Coordenador e parceiro do projeto Oficinas Lúdicas. Graduado em Marketing pela
Universidade Católica do Salvador. Graduando em psicologia pela Universidade do
Salvador.
- Release do Workshop
Como aplicar um jogo cooperativo? Prática com o jogo Pandemic: uma equipe
especializada em contenção de doenças luta bravamente para encontrar a cura de 4
doenças que começam a se espalhar pelo mundo, você é um dos personagens principais, o
que fará para ajudar a proteger a humanidade? Aprenda como exercitar o trabalho em
equipe, a liderança e o planejamento estratégico através do jogo.
WORKSHOP 3 - 16h às 17h.
Fitness Criativo: Jogos para Treinar o Cérebro
Facilitadora: Silvanir Pereira Souza
- Mini-currículo da facilitadora
Professora de Biologia do Ensino Médio em Salvador (Bahia) possui graduação em
Ciências Biológicas e mestrado em Diversidade Animal. Participou de projetos de pesquisa
com animais peçonhentos e dedicou-se ao estudo das aranhas viúvas negras durante oito
anos. Iniciou seu interesse por desenvolvimento de jogos durante a graduação, quando
participou de projetos de extensão que desenvolveram jogos que desmitificam os animais
peçonhentos. Por isso, foi inevitável não levar essa experiência para seu fazer docente.
Realizou algumas atividades pontuais, estimulando os estudantes a desenvolverem jogos
sobre organelas e bioquímica celular. Em 2014 orientou uma equipe de estudantes no
desenvolvimento do jogo chamado “Sobreviva”. O jogo foi apresentado no Encontro de
Jovens Cientistas (evento da Universidade Federal da Bahia) e recebeu o 1º lugar na
Modalidade: Ciência Lúdica - Jogos de Tabuleiro, Categoria: Ensino Médio. Recentemente
se tornou membro da equipe do “Oficinas Lúdicas” cuja missão é levar a diversão dos jogos
de tabuleiro para as escolas, trabalhando saberes em um ambiente cultural e oferecendo
alternativas em lazer junto à comunidade.
- Release do workshop
Como valorizar a criatividade e o pensamento crítico do aluno? Jogos de tabuleiro podem
desenvolver competências no âmbito da comunicação, relações interpessoais, liderança e
trabalho em equipe. A competição e a cooperação permitem integrar a aprendizagem
dentro de contexto das orientações curriculares do ensino médio. Nesse workshop serão
apresentados os contextos teóricos e relatos do desenvolvimento de jogos tabuleiro para o
Ensino Básico. Além do uso de jogos comerciais como ferramentas didáticas no processo
ensino-aprendizagem. Os cursistas poderão experienciar a construção de um jogo que
desperte o interesse do estudante como propulsor da aprendizagem.
WORKSHOP 4 - 17h30 às 18h30.
Mini Maker Lab: Possibilidades da Impressão 3D e Robótica em Sala de
Aula (do Fundamental 1 ao Ensino Médio)
Facilitador: Peterson Albuquerque Lobato
- Mini-currículo da facilitador
CEO do Mini Maker Lab. Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação na UNEB. Membro do MandacaruLab UNEB, espaço Maker. Participante do grupo de pesquisa NPAI (Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação). Desenvolvedor de soluções em Robótica Educacional e Jogos educativos, professor na área de robótica, programação e impressão 3D. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaços Makers, Modelagem e Impressão 3D e Robótica Educacional.
- Release do workshop
Workshop mão na massa. Atividades práticas de robótica educacional de
forma transdisciplinar (Eletrônica, Física, Matemática, História, etc...),
desenvolvendo habilidades importantes, como a Criatividade, a
Colaboração e o Raciocínio Lógico, focadas na capacidade de resolver
problemas.
CONTEÚDO: DOMINGO (29/07/18)
WORKSHOP 1 - 13h às 14h.
Os Games na Educação
Facilitadora: Camila Godinho
- Mini-currículo da facilitadora
- Camila Godinho tem 37 anos. É gestora socioambiental, pesquisadora e
fellow LEAD em Segurança Climática. Possui 15 anos de experiência em desenvolvimento
local e inovação social tendo atuado em projetos socioambientais em órgão públicos e
internacionais. Foi membro do Conselho Internacional da Carta da Terra entre 2007 e 2011,
fundou o Hub Salvador da rede Global Shapers do Fórum Econômico Mundial e integra a
rede global NEXUS e o movimento cívico Agora!. É bolsista RenovaBR e liderança pública
reconhecida pela Fundação Lemann e pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. É
sócia fundadora da SER, organização não governamental especializada em inovação social
com atuação em todo o território Baiano.
- Resumo do workshop
Vamos entender como podemos utilizar jogos como ferramenta
metodológica para trabalhar conteúdos e dialogar sobre temas. Neste workshop além de
jogos de tabuleiro iremos também conhecer alguns jogos eletrônicos que são excelentes
para desenvolver habilidades e competências.Será apresentado ainda o cenário de
inovação na educação, tendências e oportunidades.
WORKSHOP 2 - 14h30 às 15h30
Grok e Mulheres na Política: O Jogo e a Reflexão Social - Atividade
Prática
Facilitadora – Izye Santos
- Mini-currículo da facilitadora
Graduanda no B.I. em Humanidades pela UFBA. Desde 2013, assume cargos de liderança
e alto impacto social nos programas jovens do Rotary International. Compôs o Global
Shapers Hub Salvador. Co-organizer do TEDx Rio Vermelho e co-fundadora da Virada
Educação Salvador e do Salvador pela Educação. Embaixadora do Ensina Brasil e da
Juventude - UNODC e Transformadora Colab. Apaixonada por projetos de impacto social,
políticas públicas para educação e facilitação de grupos.
- Release do Workshop
Sobre os jogos: O Grok é um jogo para a prática da Comunicação Não Violenta e possui mais de 20 formas de jogar. Já foi aplicado com jovens e adultos estudantes de uma escola estadual em Salvador. Promove diálogos e reflexões sobre nossos comportamentos, expectativas e empatia. O Mulheres na Política faz parte de uma série de jogos para discutir gênero na política. Com rodadas rápidas, é possível conhecer as mulheres que estão construindo uma história diferente na política e ajudando a garantir a igualdade de gênero e tantos outros direitos que a população reivindica. O jogo traz reflexão e inspiração para os participantes sempre deixando o gostinho de quero mais!
WORKSHOP 3 - 16h00 às 17h.
Cria-Atividade
Facilitadora – Daniele Vilas Bôas
- Mini-currículo da facilitadora
Psicóloga, graduada pela UFBa, com especialização em Psicoterapia Analítica, Gestão de
Recursos Humanos e Coaching. Atua há 14 anos com Desenvolvimento Humano,
facilitando Treinamentos em Organizações e, na Clínica, auxiliando adolescentes e adultos
em seus processos de autoconhecimento.
- Release do Workshop
Estimularemos a criatividade através de dinâmicas, refletindo sobre como transformar
brincadeiras cotidianas em experiências para trabalhar o desenvolvimento de habilidades
como: trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal.
WORKSHOP 4 - 17h30 às 18h30.
PnP - Print and Play. Como utilizar recursos disponíveis para trazer uma
melhor experiência aos alunos?
Facilitadora – Silvani Neri
- Mini-currículo da facilitadora
Analista de Sistemas, graduada pela UCSAL e com especialização em Educação à
Distância pela FTC, atualmente ensina uma disciplina de Criação de Jogos no Colégio
Fortunato pelo projeto Oficinas Lúdicas, no qual faz parte da coordenação e treinamento da
equipe. Por sua atuação no comércio e no ambiente corporativo desde muito nova,
aprendeu, na prática, a importância de conhecer e saber utilizar recursos alternativos.
- Release do Workshop
“Não tenho dinheiro para comprar jogos e quero trabalhar com eles em sala de aula.” Uma
das opções é conhecer o universo dos Print and Play (imprimir e jogar). Nesse workshop
será apresentada uma curadoria de jogos que podem ser utilizados em aulas para alunos
do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e como fazer para obtê-los.
Pct 01: Acesso + 01x Workshop
- Certificado de participação (carga horária: 1h), mediante confirmação de presença na porta de acesso da sala, em cada workshop.
- 1 credencial que permite acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial)
- Autorização para sair e entrar no evento livremente
- Participação de sorteio exclusivo (premiação divulgada no dia)
Pct 02: Acesso + 02x Workshop
- Certificado de participação (carga horária: 2h), mediante confirmação de presença na porta de acesso da sala, em cada workshop.
- 1 credencial que permite acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial)
- Autorização para sair e entrar no evento livremente
- Participação de sorteio exclusivo (premiação divulgada no dia)
Pct 03: Acesso + 03x Workshop
- Certificado de participação (carga horária: 3h), mediante confirmação de presença na porta de acesso da sala, em cada workshop.
- 1 credencial que permite acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial)
- Autorização para sair e entrar no evento livremente
- Participação de sorteio exclusivo (premiação divulgada no dia)
Pct 04: Acesso + 04x Workshop
- Certificado de participação (carga horária: 4h), mediante confirmação de presença na porta de acesso da sala, em cada workshop.
- 1 credencial que permite acesso livre ao evento (válido p/ o dia da credencial)
- Autorização para sair e entrar no evento livremente
- Participação de sorteio exclusivo (premiação divulgada no dia)