Workshop "Recuperação de Informação Tecnológica Sensível com Foco a Pesquisadores e Alunos de ICT's"

Universidade Estadual de Maringá - Maringá, PR
04 de maio de 2017, 09h-17h

Compartilhar:

Ingressos

Ingresso único
Grátis
Vendas até 04/05/2017
Encerrado

Descrição do evento

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá (NIT-UEM), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), promoverão nos dias 03 e 04 de maio atividades comemorativas alusivas ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado no dia 26 de abril.

Este segundo Workshop, com o título "Recuperação de Informação Tecnológica Sensível com Foco a Pesquisadores e Alunos de ICT´s - Patentes como Fonte de Informações Tecnológicas", está estruturado com uma parte teórica e uma parte prática. Na etapa teórica serão tratados de temas relacionados à importância da recuperação de informação tecnológica, empregando-se buscas em bases de documentos patentários como lastro para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas (da Pesquisa Básica à Inovação) - A Tripla Hélice e O Quadrante de Pasteur.

O evento, apesar de aberto a todos os interessados no tema, é voltado especialmente aos alunos que ainda estejam elaborando seu TCC, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, visto que as informações do workshop podem ser aplicadas à prática de seus trabalhos antes da sua conclusão.


Palestrante: Douglas Alves Santos
Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Mestre em Engenharia de Processamento Químico de Petróleo e Gás Natural pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). De 2002 a 2003 foi pesquisador CNPq em nível de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI). Em 2003, iniciou uma pós-graduação em nível de doutoramento, no Departamento de Energia Nuclear da UFPE (interrompido). É pesquisador em Propriedade Industrial desde 2006 no INPI, atuando como examinador de patentes e, de 2011 a 2016, ocupou a função de coordenador adjunto do Programa das Patentes Verdes do Escritório Brasileiro de Patentes. Doutor em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), Douglas tem experiência e atua nos seguintes temas: Propriedade industrial (Informação Tecnológica, Patentes & Transferência de Tecnologia); Inovação; Tecnologias verdes; Desenvolvimento sustentável; Combustão; Gaseificação; Geração de Energia; Leito fluidizado; Modelagem e Simulação Computacional, e, Otimização de Processos com redes neuronais (neurais).

Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados e serão realizados no Auditório do NIT-UEM, localizado no Bloco B09 da Universidade, sempre das 9h às 17h. 

Será obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição para ter acesso ao evento.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail nit@uem.br ou ainda pelos telefones 3011-5084 ou 3011-3861.

Sobre o produtor

Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá (NIT-UEM)

Comentários

Local

Universidade Estadual de Maringá
Av. Colombo, 5790, Auditório do NIT/UEM, Jd. Universitário
Maringá, PR

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.