Conteúdo
Primeiramente, é importante que se compreenda que liderança é um papel temporário e não tem a ver com carisma. Um líder não é um pop star; é alguém que tem o propósito e a visão muito claros, assim como conhece o caminho para construir o cenário futuro desejado.
Com ações, práticas, comunicações e interações eficientes e alinhadas com o propósito, o líder consegue atrair seguidores para acompanhá-lo na jornada.
O workshop começa esclarecendo os principais conceitos e desmistificando lendas sobre lideranças; apresenta a importância de se conhecer o propósito e atuar sempre com intenção definida. Em paralelo, são apresentados exemplos, técnicas e dinâmicas para a aplicação prática no dia-a-dia.
Base teórica
Todos os conceitos e práticas apresentados são fundamentados de maneira aprofundada em anos de estudo da autora, registrados em dois livros publicados.
O primeiro, publicado em 2010 pela editora Integrare, “DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica”, apresenta uma técnica para a definição da identidade da empresa, que auxilia na conceituação de seu propósito. O volume é usado ainda hoje como referência em cursos de graduação em administração, relações públicas, design e economia em diversas universidades.
O segundo, publicado em 2016 pela editora Letramento, “Atitude Pro Liderança”, apresenta um método para o autoconhecimento do líder e seu propósito como referência para suas ações e interações. Após o esgotamento da edição impressa em 2018, seu conteúdo ficou disponível para download grátis no site da autora.
Público de interesse
Colaboradores de empresas preocupadas em formar lideranças. O nível de aprofundamento e os exemplos são adaptados conforme o perfil do público.
Palestrante
Ligia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design.
Atuou por 10 anos como engenheira de aplicações e desenvolvimento em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de robótica, automação e aviônica, passando depois a trabalhar com marketing corporativo.
Publicou oito livros e atua como palestrante e consultora, além de ministrar cursos corporativos. Em 2013 seu site www.ligiafascioni.com foi eleito pela Deutsche Welle como um dos 10 melhores em língua portuguesa.
Desde 2011 reside em Berlin, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia e mantém o canal Berlim Tech Talks no Youtube, com programas semanais que falam sobre tecnologia e inovação.
"Sem um propósito claro e compatível com a
empresa, de nada vale um líder preparado e
talentoso". (Ligia Fascioni)