23 fev - 2022 • 09:00 > 23 fev - 2022 • 11:00
23 fev - 2022 • 09:00 > 23 fev - 2022 • 11:00
23/fev a 23/mar
O Workshop pretende oportunizar ao longo de cinco encontros um espaço de reflexão em torno de projetos fotográficos desenvolvidos pelos participantes, tendo como base um conjunto de textos. Voltada exclusivamente à fotógrafos que desenvolvem poéticas que relacionam imagem fotográfica e memória, a atividade parte da leitura prévia dos textos Os lugares da memória de Ana Maria Guasch, Lembrar e esquecer: desejo de memória de Jó Gondar, Quando as imagens tocam o real de Georges Didi-Huberman, Apagar os rastros, recolher os restos de Jeanne Marie Gagnebin, As formas do esquecimento de Marc Augé e Do testemunho de Eugénia Vilela para, a partir deles, promover um espaço de discussão em torno dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes. A intenção é que o workshop promova uma combinação entre atividades de grupo de estudo e acompanhamento de processos criativos, adensando as bases conceituais que fundamentam as pesquisas no campo das poéticas fotográficas em curso.
CARGA HORÁRIA:
05 encontros virtuais* de 2h (total: 10 horas)
*Os quatro primeiros encontros, se constituirão em um espaço de discussão sobre textos previamente fornecidos aos participante. Nos primeiros quatro encontros serão tratados dois textos tendo como elemento indutor, a apresentação de trabalhos fotográficos referenciais previamente selecionados. É a partir deles que os textos sugeridos para leitura prévia serão analisados. Nesse sentido, antes do início do curso, cada participante recebá uma agenda com a indicação dos textos e fotógrafos que serão apresentados em cada encontro. O último e quinto encontro se propõe a oferecer um exercício de síntese das questões abordadas nos encontros anteriores, procurando desta vez, dirigir especial atenção às poéticas desenvolvidas pelos participantes.
PRÉ-REQUISITO NECESSÁRIO À PARTICIPAÇÃO:
Cada participante deverá fornecer no ato da inscrição um pequeno dossiê reunindo imagens e um pequeno texto sobre uma (01) poética realizada ou em curso. O material fornecido servirá como referência para que o facilitador do curso conduza as discussões dos textos. A ideia é promover um espaço de reflexão que contribua para as poéticas realizadas pelos participantes. No quinto e último encontro.
PROFESSOR
ALEXANDRE SEQUEIRA, 1961. BELÉM-PA.
Artista visual, Doutor em Arte pela UFMG e professor do curso de graduação em Artes e do programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará.
Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteriadade social, tendo participado de Encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas; Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu da Fotografia/CE e Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea/ABAC.
OBSERVAÇÃO: Link para participação da aula será enviado via email ou whatsapp.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Sobre cancelamento do curso/workshop por parte do aluno:
Sobre cancelamento ou adiamento do curso/workshop por parte do Ateliê Oriente:
A realização do curso nas datas agendadas está sujeita a um número mínimo de participantes. Caso não seja atingido o quórum, ou por motivos de força maior, adiaremos a data de início em 15 dias. Você será avisado na data anterior e poderá optar em continuar matriculado ou ter os valores pagos restituídos integralmente num prazo máximo de sete dias.
Solicitar o cancelamento através do e-mail: contato@atelieoriente.com
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Ateliê Oriente
Possui como missão estimular e promover a troca de conhecimentos práticos e teóricos voltados para a criação fotográfica através de cursos, palestras, workshops, imersões, debates e residências artísticas, além de expor trabalhos que tenham a fotografia como seu principal pilar.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.