Workshop: Como fazer o verdadeiro Yukata Japonês


Sábado, 10 de maio de 2014, 14h - 17h
São Paulo, SP
Compartilhe: Por e-mail Pelo Facebook

Ingressos

Tipo de ingressoVendas terminamPreçoTaxaQuantidade
Ingresso Único07/05/2014R$ 35,00R$ 3,50Encerrado

Descrição do evento

Há poucas décadas toda dona de casa japonesa fazia Yukatas para sua família. Infelizmente esse conhecimento prático que havia no Brasil caiu no esquecimento; está quase perdido.
Por ironia, nos últimos anos o Yukata voltou à moda no Japão. Quimono versátil, que varia do tradicional ao fashion, o Yukata atraiu uma nova geração e através da Internet vem também conquistando jovens no exterior.
Para difundir e preservar o quimono no Brasil, a Associação Brasileira de J-Fashion, em parceria com a ABRADEMI - Assoc. Bras. de Desenhistas de Mangá e Ilustrações e a Associação da Província de Mie (Mie Kenjinkai) vão realizar o primeiro WORKSHOP "COMO FAZER O VERDADEIRO YUKATA JAPONÊS".
 
YUKATA é um quimono de passeio em algodão, fechado por uma faixa especial de gorgurão chamada OBI, que é amarrada com nós decorativos nas costas.
Antigamente o YUKATA era uma roupa simples para ser usada em casa e posteriormente tornou-se um traje de passeio, muito usado nos festivais de verão. Nos últimos anos o YUKATA ganhou sofisticação e tomou as ruas como um quimono fashion, caindo no gosto dos e das jovens no Japão. A popularidade do street fashion japonês na Internet vem difundindo o YUKATA pelo mundo.
O YUKATA NÃO é um robe ou saída de banho, que são muito pequenos e de caimento ruim devido ao uso de tecidos moles. Apesar de ser fácil no corte e na costura, existem "manhas" que dão ao YUKATA a amplitude e a forma elegante que se usa no Japão.
Os pequenos segredos de como se faz um legítimo YUKATA, antes restritos a poucas famílias japonesas, serão revelados no workshop COMO FAZER O VERDADEIRO YUKATA JAPONÊS. Serão abordados temas como dicas de modelagem e adaptação de medidas para os tecidos disponíveis no Brasil.

O WORKSHOP será composto por:
- Apresentação (Introdução e Estilismo de Yukatas) por Cristiane A. Sato, presidente da Associação Brasileira de J-Fashion
- Aula "Como Fazer o Verdadeiro Yukata Japonês", ministrada por Ryuka Sensei, formada pela Kyoto Kimono Gakuin e professora de dança clássica japonesa pela tradicional Escola Hanayagi Ryu
- Demonstração prática: "Como Vestir Corretamente um Yukata" (Yukata no Kitsuke)

O workshop será dado em português e japonês, com tradução da profa. Rosa Sato

ATENÇÃO: Inscrição só até dia 7/5/2014 e, independente da data, não será possível fazer inscrição após o preenchimento das últimas vagas.

Material necessário para o participante levar para a Oficina de Yukata:
1) tesoura comum
2) agulha de costura
3) linha de costura comum - qualquer cor exceto branco (para alinhavo sobre tecido branco)
4) cola em bastão
5) fita métrica ou metro de costura
6) material de anotação.

Observação
- Algumas pessoas que se inscreveram optando pelo pagamento via Cartão de Débito do Bradesco ficaram receosas porque há um redirecionamento do Sympla para o site MoIP e depois para Mup. Consultado, o Sympla explicou que o redirecionamento é do Bradesco. Em caso de qualquer dúvida, recomendamos que utilize a opção do pagamento via boleto bancário.
Para saber mais sobre segurança do Sympla veja neste link.

Local

Associação Cultural Mie Kenjin do Brasil

Avenida Lins de Vasconcelos 3352, 1º andar
Vila Mariana
São Paulo, SP

Organizador

ABRADEMI - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações

Nascida em 3 de fevereiro de 1984 e devidamente registrada como entidade cultural sem fins lucrativos, a Abrademi originou-se da união de estudiosos em cultura popular japonesa e desenhistas profissionais do Brasil. Participaram da sua fundação, pessoas como a profa. Dra. Sonia Maria B. Luyten, da Universidade de São Paulo, que fez o primeiro trabalho a nível de doutorado na área de mangá no mundo; a escritora especializada em lendas do Japão, Mitsuko Kawai; o desenhista de quadrinhos Roberto Kussumoto; e o jornalista Noriyuki Sato, autor do livro “História do Japão em Mangá”. Para saber mais veja: http://www.abrademi.com