Workshop Canvas Financeiro

CADP - Centro de Aprofundamento e Desenvolvimento Profissional - Rio de Janeiro, RJ
14 de junho de 2018, 19h-21h

Compartilhar:

Ingressos

Ingresso Único
Grátis
Vendas até 14/06/2018
Encerrado

Descrição do evento

/// Realização: Step Consultoria / Apoio: CADP - Centro de Aprofundamento e Desenvolvimento Profissional

// TEMA

Que tal sair da estatística e garantir que seu negócio vai continuar por uns bons anos? 

No mercado brasileiro existe a expectativa de que apenas 57% das empresas abertas nos últimos dois anos vai sobreviver até o fim de 2018 (Sebrae). E mais da metade dos empreendedores responsabilizam problemas financeiros como a principal razão para os negócios falidos. 

Direcionado a empreendedores e a responsáveis pelo departamento financeiro, o Workshop Canvas Financeiro foi inspirado na metodologia Business Model Canvas (Alexander Osterwalder) para ajudar as empresas a identificarem analiticamente quais riscos financeiros estão correndo e o que precisam mudar para evitar de vez surpresas negativas.

São 9 quadros, representando 9 áreas financeiras. Todas as áreas serão exploradas e serão pontuadas quais características apresentam riscos para a sua empresa e quais são os modelos de excelência financeira.

FLUXO DE CAIXA
Neste tópico falaremos sobre as melhores práticas sobre o controle do fluxo de caixa, incluindo controle de datas de vencimento, previsões de saldo em caixa, estudo da necessidade de capital de giro e a criação do orçamento base zero. 

VENDAS E CUSTOS
Sua precificação é feita baseada em mark-up ou em valor gerado? E você sabe quanto custa a entrada de um novo cliente? Falaremos das metodologias de precificação, das relações entre CAC e LTV e das metodologias de custeio, abordando também ponto de equilíbrio e mix de vendas.

IMPOSTOS
As 3 opções tributárias não estão apenas limitadas por receita faturada. Existem modelos de negócios que encaixam melhor em determinadas opções. Fora isso, um planejamento que cubra os impostos sobre as receitas pode determinar questões como até mesmo a região onde sua empresa está instalada.

ATIVIDADES-CHAVE E OBRIGAÇÕES
Um departamento financeiro deve ter atividades básicas: a conciliação bancária, gestão de recebíveis e de pagamentos, a relação com bancos etc. Também serão abordadas as atividades obrigatórias, como a contabilidade e a relação com as obrigações acessórias, seus prazos e multas.

RECURSOS
Qual estrutura de um departamento financeiro você deve ter? Vale a pena trazer alguém de fora para se concentrar na sua operação? Abordaremos papéis dos colaboradores, além dos sistemas de gestão financeira que podem ajudar nessas atividades.

INVESTIMENTOS
Pode acontecer por meio de excedente de caixa, para obter uma fatia maior do mercado, otimizar ou aumentar a produção, ou diversificar a oferta. Independente da razão, uma empresa em desenvolvimento sempre chega no momento em que deve investir. Nesse tópico abordaremos metodologias de avaliação de viabilidade financeira e formas de captação de recursos.

INVESTIDORES
Sua empresa também pode ser objeto de investimento, ou você quer vender uma participação, ou até mesmo saber o que seu negócio vem gerando de retorno. Nesse tópico abordaremos metodologias de valuation e de identificação de custos de oportunidade.

ESTRATÉGICO
A aplicação de indicadores (KPIs) e o monitoramento periódico é o seu painel de controle. Sinaliza, dentro das áreas financeiras, comerciais e operacionais qual rumo você deve corrigir e seguir.  

COMPLIANCE
Para toda essa estrutura funcionar, sua empresa precisa ter premissas e regras. Essas leis devem ser construídas para limitar riscos e também para garantir o alinhamento de toda a operação com seus objetivos e sua missão. Além do compliance ser um fator de credibilidade externa.



// FACILITADOR
Filipi Froufe
Graduado em Ciências Contábeis pela UFRJ e com MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, saiu do mercado de BigFour para empreender. É sócio da Step Consultoria, empresa de consultoria voltada para soluções financeiras para startups e empreendedores.

Sobre o produtor

Step Consultoria

A Step Consultoria foi criada com o objetivo de ajudar pequenas empresas e startups a estruturarem financeira e estrategicamente os seus negócios através de uma consultoria inteligente, objetiva e mais próxima do cliente. Acreditamos no poder da simplicidade e atendemos nossos clientes com cabeça inovadora, com foco no resultado, e com consultores jovens e empreendedores.

Comentários

Local

CADP - Centro de Aprofundamento e Desenvolvimento Profissional
Rua da Quitanda, 50, sala 301, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.