Designers, engenheiros de software, analista de sistemas, fotógrafos, pedagogos, professores das mais diversas áreas têm usado a plataforma Arduino para prototipar diversos projetos de forma rápida, fácil, barata e criativa!
A proposta do workshop é que os participantes mesmo sem conhecimento prévio de eletrônica e programação, conheçam a plataforma e deem os seus primeiros passos na programação e cultura maker utilizando o Arduino.
MAS AFINAL, O QUE É ESSE TAL ARDUINO?
Arduino é uma plataforma de hardware e software livre que possibilita a criação de projetos de computação física capazes de interagir com o meio, sem necessidade de um profissional e conhecimentos avançados de eletrônica ou programação de computadores. Em 2005, o professor italiano de Design de Interação, Massimo Banzi, encontrou esse problema com seus alunos e resolveu criar uma plataforma de prototipação eletrônica fácil de usar e com custo baixo para tornar a tecnologia de interação acessível a todos. Surgia assim o Arduino.
Durante o workshop você vai prototipar:
- Pseudo Theremin: instrumento musical que emite som de acordo com a distância entre a pessoa que está tocando e o instrumento
- Caixa de Presente: somente ao abrir a caixa um conjunto de leds irá piscar e tocará uma música, quando a caixa é fechada o som pára e as luzes se apagam.
QUER ENTENDER COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
Conheça a Constellaction, uma intervenção que usa o Arduino para a criação de blocos que, respondendo a um estímulo luminoso, interagem com os outros blocos ao seu redor.
CONTEÚDO DO WORKSHOP
- Apresentação do Curso
- Exemplos práticos de uso de Arduino em projetos artísticos e de design
- Preparando o ambiente de desenvolvimento
- O Arduino
- Noções de eletrônica: corrente elétrica, tensão, resistores
- Criando o primeiro programa
- Como acender e apagar um LED
- Brincando com os LEDS
- Fazendo som com Arduino
- Pinos analógicos
- Sensores
- O que são sensores?
- Sensor de luz (LDR)
- Sensor ultrasônico: o que e para que serve
- Juntando tudo e montando o protótipo
PÚBLICO-ALVO
O curso é direcionado para profissionais das mais diversas áreas, como designers, artistas, fotógrafos, arquitetos, professores, curiosos e também para estudantes. Enfim, todas as pessoas que têm vontade de aprender conceitos básicos de programação de forma prática e criativa.
Vontade de aprender
CONHEÇA A FACILITADORA
Marcela Santos é Engenheira de Computação pela UFRN e mestre em Engenharia Elétrica UFRGS. Atualmente é professora de ensino superior em cursos de tecnologia na Faculdade Senac-RS. Atua em projetos de disseminação do ensino de programação, cultura maker e uso de tecnologia na educação como: Maratona Maker Intel e Grupo de Educadores Google. Entusiasta do movimento maker e apaixonada pela plataforma Arduino mantem o blog A Jornada de Tchellita onde trata de robótica, ensino de programação, movimento maker e empoderamento através da tecnologia. Já ministrou oficinas em eventos de tecnologia como o Fórum Internacional de Software Livre e The Developer's Conference. Acredita que a tecnologia é uma ferramenta de transformação de pessoas e lugares. IDADE MÍNIMA
16 anos
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Notebook e uma caixa de papelão para ser utilizada para prototipar, pode ser de sapato :)
KIT
O material usado no workshop será fornecido pela facilitadora e composto pelos módulos da
GBK Robotics:
- Módulo led RGB
- Módulo sensor de luminosidade
- Módulo de dado eletrônico
- Módulo buzzer
- Sensor ultrassônico
- Arduino
FORMAS DE PAGAMENTO
O workshop pode ser pago através de boleto bancário, débito em conta corrente ou cartão de crédito, nessa última opção há a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes (inclui juros).
Inscreva-se e participe do 1º evento da Rulez!
Quem é a Rulez?
Somos uma
lançadora de startups dedicada a desenvolver o ecossistema de inovação, empreendedorismo e negócios. Mostramos para o mundo ideias que podem transformar vidas!