Nós, seres humanos, somos designers por natureza e podemos usar todo o nosso potencial para criar a sociedade na qual queremos viver, os sistemas dos quais queremos fazer parte, as organizações para as quais queremos trabalhar, os negócios que queremos liderar, os serviços que queremos ter acesso, os produtos que queremos usar.
Nossa abordagem para projetar futuros desejáveis tenta equilibrar o paradigma de um design temporal (só considerando o presente e o passado ou só considerando o futuro) e para isso nos baseamos em três fatores principais:
1- Necessidade Social (presente e passado)
2- Intenção (presente para o futuro)
3 Tecnologias Emergentes (emergência do futuro)
Mario Rosa
Mario é sócio e responsável pela Echos no Brasil, Brand Strategist e Design Thinker. Acredita que estamos vivendo um novo paradigma de visão de mundo e que o design concentra as habilidades necessárias para desenhar novos cenários e construir um futuro mais equilibrado.
A Echos é um laboratório de inovação que possui três unidades de negócio: Echos Innovatio Projects, consultoria de inovação; Escola Design Thinking, escola de inovação na prática; e Descola, cursos online de inovação e empreendedorismo.
Como Design Thinker, viajou pelo Brasil ministrando o curso Design Thinking Experience. Também atuou como facilitador de aprendizagem em cursos in company para a capacitação de colaboradores de grandes empresas na abordagem do design thinking e também foi responsável por facilitar e gerenciar Jornadas de Inovação (trilha de aprendizagem de inovação para lideranças) pela Escola Design Thinking para clientes como Caixa Seguradora, Itau, Visa, Klabin, Banco Original.
Atuou na Tatil por 5 anos como estrategista e desenvolveu projetos de branding e experiência para clientes como Comite Olímpico e Paralímpico (case premiado da marca Olímpica e Paralímpica Rio 2016), Natura, Lopes, Philips, Nokia, Coca Cola, Renault. Além de ter atuado também como consultor autônomo para clientes como IPPLAN e OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).
Francisco Barreto
Chico é o responsável pela filial carioca da Echos. Possui mais de dez anos de experiência em trabalhos que envolvem inovação e impacto social.
É também sócio da Maker Investimentos Criativos. Atuou até 2017 como Chief Innovation Officer e coordenador da área de Educação e Oportunidade da ONG Viva Rio. Coordenou também o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, fruto de uma parceria entre Rede Globo, Unesco e Viva Rio. Integrou a área de desenvolvimento de projetos ligada ao fundo de impacto VRB. Foi pesquisador sênior da área de inovação da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP-FGV), atuando também como consultor pela FGV Projetos. Atuou como coordenador geral dos estudos para avaliação, minoração e compensação de impactos referentes ao componente “indígena” dos processos de licenciamento socioambientais da usina hidrelétrica de Jirau. Foi expedicionário colaborador no Projeto Genográfico Brasil (National Geographics Foundation, IBM). Iniciou sua carreira como assessor do escritório de Relações Internacionais da Academia Brasileira de Ciências.