Cada vez mais, educadores são incentivados a inovar e valorizados por aplicar metodologias que colocam seus alunos como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Mas como fazer isso, se a formação que os professores recebem ainda é muito baseada no tradicional giz, lousa e exposição de conteúdo?
A Virando Jogo traz a solução para esse problema por meio da MMA: Mentoria em Metodologias Ativas. Trata-se de uma imersão de 8 horas, seguida por um acompanhamento semipresencial de 4 semanas, em que os participantes conhecerão técnicas de gamificação e outras metodologias inovadoras, capacitando-se para melhorar suas aulas e até mesmo para criar os próprios jogos e atividades!
Com base em duas décadas de experiência na sala de aula e formação em cursos de gamificação
e inovação, o professor Cícero Gomes Junior irá conduzir o processo, trazendo atividades práticas e facilitando a compreensão dos princípios por trás das metodologias ativas. Não espere montes de teoria: o que você vai ver é um método inovador, com base na construção de atividades reais e de aplicação imediata!
MMA - Mentoria
em Metodologias Ativa
A Mentoria
em Metodologias Ativas Virando Jogo é uma formação composta de duas partes
(presencial + on-line) que irá preparar educadores para usar técnicas de
gamificação e outras metodologias ativas em sala de aula.
Como
funciona:
A MMA começa
com um evento presencial, com duração de dois períodos, em que os participantes
terão contato com conceitos fundamentais de gamificação e criação de
metodologias ativas.
O que é gamificação
- Propósitos e atividades
- Competência, habilidades e
conhecimentos
- Mecânicas de jogos para a sala de
aula
- Prototipação rápida
- Customização e adaptação
- Como aplicar métodos ativos
- Como avaliar atividades gamificadas
Os
participantes irão passar por uma série de atividades práticas que irão
guiá-los para a compreensão e a apropriação das técnicas trabalhadas. Com isso,
os educadores conseguirão planejar, criar, aplicar e avaliar métodos ativos de
ensino, adequando-os à sua realidade sempre que necessário.
Após a etapa
presencial, cada participante será orientado, durante as quatro semanas
seguintes, a produzir um jogo ou atividade original, que ele poderá aplicar em
seu cotidiano e tornar parte do portfólio de práticas inovadoras da escola.