Login
O evento já encerrou...
We R Ladies - Dados da Ecologia e Meio Ambiente Aplicados ao R
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

We R Ladies - Dados da Ecologia e Meio Ambiente Aplicados ao R

31 out - 2020 • 09:00 > 13:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição




Dados da Ecologia e Meio Ambiente aplicados ao R
Inscrições abrem dia 19/10 às 09h


Uso do R em estimativas de parâmetros populacionais na Ecologia com Viviane Zulian

Como o R pode ser útil na Ecologia? Nessa palestra, abordarei conceitos básicos de como utilizar o R para formatar planilhas, compilar e analisar dados na Ecologia. Mostrarei o quanto esse software é versátil e pode ser utilizado para realizar inúmeras tarefas (desde a organização de dados, análise, até a apresentação de resultados na forma de gráficos e mapas).  Os seguintes tópicos serão abordados: Formatação de planilhas de dados; Conferência dos dados da planilha; Análise dos dados (aqui utilizarei como exemplo, modelos que estimam tamanho populacional de espécies); Acesso aos dados; Plotagem dos dados em forma de gráficos e/ou mapas. 

Modelos de Distribuição de Espécies: Uma introdução com Marília Melo Favalesso

A Modelagem de Distribuição de Espécies (SDM) visa relacionar ocorrências conhecidas de uma determinada espécie com variáveis ambientais preditoras que, combinadas para formar modelos estatísticos teóricos, possibilitam encontrar novas áreas adequadas para a ocorrência dessa espécie no espaço geográfico.  Nessa palestra introdutória, falarei sobre os princípios básicos da SDM, quais são os dados utilizados na calibração e avaliação de modelos, quais algoritmos são comumente utilizados, as aplicações dessa abordagem na área da ecologia e os pacotes R que você pode utilizar. Os seguintes tópicos serão abordados: Introdução aos Modelos de Distribuição de Espécies; Aplicações; Nicho Ecológico e Distribuição das Espécies; Construção e avaliação dos SDMs; Predição dos modelos; Pacotes R.

Introdução a análise de dados de sequenciamento NGS 16S rRNA na linguagem R com Kelly Hidalgo Martinez

A linguagem R é uma excelente ferramenta para análises de dados de sequenciamento em larga escala para estudos de metagenômica de diferentes ambientes. Diversos pacotes criados em R ajudam na análise de esse tipo de dados e na criação de gráficos perfeitos para publicações. Os seguintes tópicos serão abordados: Importação de dados (Qiime2 output); Criação de objetos (Pacote Phyloseq); Gráficos: Barplot, Boxplot, heatmaps, curvas de rarefação, PCoA, NMDS; Análises de Alfa-diversidade; Análises de clusterização (Beta-diversidade).

O R dentro de um Laboratório de Genômica com Fernanda Luiza Ferrari e Bruna Kellet Coelho

O avanço da tecnologia e a infinidade de dados que são gerados diariamente revolucionaram a forma de se fazer pesquisa. Diferentes softwares e programas são utilizados para resolução de problemas dentro um laboratório. Mas, e o R onde se encaixa dentro dessa perspectiva? Como o R pode contribuir para resolução de perguntas biológicas na área ambiental? Nesta palestra vamos contextualizar a utilização do R dentro de um Laboratório de Genômica, as diferentes aplicabilidades e pacotes que podem ser úteis na pesquisa científica e iremos mostrar como a utilização do R pode ser uma boa opção! Os seguintes tópicos serão abordados: O que é um laboratório de Genômica?; A bioinformática e as ciências ômicas; O transcriptoma; Genes diferencialmente expressos; Exemplo de pesquisas desenvolvidas (ecotoxicologia); Bioconductor; Pacotes de expressão diferencial; Qual o resultado disso?; Exemplo de resultados com o uso desses pacotes; Quero começar na área, como eu faço?.

Precificação e comparação da perda de água tratada nos estados brasileiros com Tathiana Rodrigues Caetano

Visando a compreensão dos fatores que contribuem para a perda de água nos 26 estados brasileiros, esta pesquisa utilizou as informações e indicadores agregados da série histórica do SNIS, bem como o PIB dos estados brasileiros e Distrito Federal disponibilizado pelo IBGE. O trabalho buscou responder as seguintes perguntas: 1) Quais estados do Brasil apresentam maiores perdas de água tratada e quais as despesas relativas a estas perdas?; 2) Como a perda de água se relaciona com os fatores área (normalmente relacionado com a proporção de sistema de drenagem), PIB, custo das tarifas e número de habitantes de cada estado?; 3) Os custos das tarifas de água estão relacionados as perdas de água tratada? 4) O agrupamento dos estados explicado pela variância quando considerados todos os fatores (a perda de água, área, PIB, número de habitantes de cada estado e custo da tarifa) está relacionado a classificação de regiões do Brasil? 

Para responder estas perguntas, foram empregadas a regressão linear múltipla para variável perda de água tratada, em função das variáveis independentes área, PIB e número de habitante, e a análise de componente principal (PCA) para todas variáveis em análise. O software utilizado para tal foi o R-3.6.0, e todas as análises foram consideradas significativas quando o p-valor foi menor que 5% (rejeição da hipótese nula do respectivo teste). 

Conheça as palestrantes:

Viviane Zulian (Instagram: @vivianezul) - Bióloga pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, mestra em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e atualmente doutoranda na mesma instituição. Sua linha de pesquisa é biologia de populações, com foco em estudos de tamanho populacional e distribuição de espécies de aves. 

Marília Melo Favalesso (https://www.linkedin.com/in/mariliafavalesso) - Ecoepidemiologista e entusiasta da ciência de dados, atualmente está cursando um doutorado pela Universidade de Buenos Aires, trabalhando no Instituto Nacional de Medicina Tropical da Argentina. Gosta de tecnologia, programação, gatos e pizza. 

Kelly Hidalgo Martinez (https://www.linkedin.com/in/kelly-hidalgo-martinez-80a924126) - Colombiana, microbiologista. Tem 7 anos de experiência na indústria do Petróleo, trabalhando no centro de pesquisa da empresa estatal de petróleos da Colômbia. Decidiu vir ao Brasil para fazer uma pós-graduação. Fez mestrado na UNICAMP em Genética e Biologia Molecular e atualmente está fazendo doutorado no mesmo programa. Seus projetos de mestrado e doutorado foram focados no uso da biologia molecular e ferramentas bioinformáticas para o estudo de comunidades microbianas em ambientes contaminados com petróleo e seus derivados. 

Fernanda Luiza Ferrari (https://www.linkedin.com/in/fernanda-luiza-ferrari-904903197/) - Graduada em Gestão Financeira (2014), área na qual atuou durante alguns anos. Atualmente é graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina e atua desde 2018 no Laboratório de Genômica (LAGEN) onde participa de pesquisas nas áreas da saúde e meio ambiente.
Bruna Kellet Coelho (https://www.linkedin.com/in/brunakellet/) - Graduada em Biomedicina pela Universidade do Planalto Catarinense (2018). Atualmente é mestranda no programa de pós graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde está vinculada ao Laboratório de Genômica (LAGEN) e desenvolve seu projeto que possui ênfase em analise de RNA-seq de amostras de câncer de mama.

Tathiana Rodrigues Caetano (www.linkedin.com/in/tathiana-caetano)- Mestra em Engenharia Civil, pós-graduada em auditoria e perícia Ambiental, Engenheira Ambiental e Sanitarista, Técnica em Edificações, e, atualmente, doutoranda em Engenharia Civil. Curiosa por natureza e com uma enorme vontade de sempre aprender algo novo. Possui experiência no Núcleo de Emergência Ambiental do estado de Minas Geras, e como formadora de Meio Ambiente no Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) do CEFET-MG. Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre métodos eficientes para a detecção de vazamentos de água em adutoras de concreto armado enterradas.

FAQs:

O que é R?

R é uma linguagem de programação de computador e ambiente de software para computação estatística e gráficos. Confira aqui (https://www.r-project.org/). Ele é usado para análise e visualização de dados em uma ampla variedade de campos.

O que é R-Ladies?

A comunidade R-Ladies é uma organização global que promove a diversidade de gênero na comunidade da linguagem computacional estatística (R). Embora nossos eventos considerem pelo menos o interesse de nível básico em R (algum conhecimento anterior é útil, mas não obrigatório), você é mais que bem-vinde a participar de qualquer uma de nossas sessões para ver o que fazemos. 

Onde posso acessar seus materiais?

Vamos carregar os materiais para a nossa pasta no GDrive (https://drive.google.com/drive/folders/1UNO_46lSQ63aU71tIR70-7le0ez10HT5).

Eu conheço pouco ou nada sobre a linguagem R, ainda assim posso participar?

Absolutamente! Todos os níveis são bem-vindos, tudo o que você precisa é ter pelo menos algum interesse. 

O que você precisa ter?

Para acompanhar o evento online, o ideal é ter acesso a um computador e internet rápida. 

Vai ter certificado?

Vai sim, todo mundo que comparecer ao evento terá direito a um certificado de 4h.

O curso é gratuito?

Sim. Porém, teremos um número limitado de vagas gratuitas.

Eu sou homem, posso me inscrever?

Este grupo é principalmente voltado para o público feminino e LGBTQIA+, mas está aberto a todos que concordam com o CoC (https://rladies.org/code-of-conduct/). Dito isto, se você é um homem e quer participar dos nossos encontros, você está convidado a participar! 

Projeto RockBicho

A ONG @rockbicho foi fundada em 2012 apesar de já existir como movimento desde 2008. De  lá pra cá, eles abriram a consciência pra além de cães e gatos. Não possuem abrigo e nem são favoráveis a eles, uma vez que eles pensam que esses abrigos passam a ser depósitos eternos onde os animais acabam morrendo confinados gradualmente, todos os dias.

A ONG investe em políticas públicas, com vistas ao controle populacional de animais domésticos aumentando as vagas de castração de cães e gatos na cidade através da criação de mais centrais de esterilização gratuitas subsidiadas pela prefeitura, e com isso diminuir o abandono e o sofrimento destes animais nas vias públicas de Belo Horizonte. Paralelo a isso, a ONG também investe em ação educacional da guarda responsável e impulsiona a adoção visando proibir a venda de animais em lojas e canis clandestinos que fazem tal prática sem maiores cuidados, como, por exemplo, as lojas de animais do Mercado Central. Eles acreditam que os animais são vidas e não mercadorias.

Como falado anteriormente, a @rockbicho vai além dos animais domésticos. Eles apoiam o movimento BH sem tração animal, que trabalha contra a exploração de cavalos que normalmente são usados por carroceiros por entender tratar-se de exploração cruel, e  paralelo a isto sugestões para a doação dos animais e o acompanhamento junto ao ex-carroceiro e seus familiares em novas profissões. 

Mantém a parceria com o Movimento Mineiro da Defesa dos Animais, MMDA, que trata da saúde única e da medicina do coletivo, dentre outras práticas.

A @rockbicho não recebe ajuda de Órgãos Públicos e todo o trabalho é feito de forma voluntária.A @rockbicho não recebe ajuda de Órgãos Públicos e todo o trabalho é feito de forma voluntária.

Acesse o instagram https://www.instagram.com/rockbicho/ e conheça mais.

Ficou alguma dúvida?

É só enviar para [email protected] ;)

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

We R Ladies - Dados da Ecologia e Meio Ambiente Aplicados ao R

R-Ladies Belo Horizonte

Nossa principal missão é apoiar os gêneros minoritários para alcançar seu potencial de programação, construindo uma rede global colaborativa de líderes, mentores, aprendizes e desenvolvedoras para facilitar o progresso individual e coletivo em todo o mundo. Também tentamos promover nos nossos eventos, palestras referentes ao empreendedorismo feminino e diversidade para que as mulheres do ambiente sintam-se engajadas a correrem atrás do seu espaço no mercado.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.