Virada Sustentável RIO - Painel Igualdade de Gênero

Museu do Amanhã - Rio de Janeiro, RJ
10 de junho de 2017, 14h-17h

Compartilhar:

Contribuição

Ingresso Único
Grátis
Contribuições até 09/06/2017
Encerrado

Descrição do evento


De 9 a 11 de junho, a cidade do Rio de Janeiro recebe a 1ª edição da Virada Sustentável!

 

Maior movimento brasileiro de arte e cultura da sustentabilidade chega à Cidade Maravilhosa e ocupará parques, praças e espaços culturais na Zona Sul, Zona Oeste, Zona Norte e Centro do Rio, com diversas atrações e atividades gratuitas.



Painel da Virada sobre Igualdade de Gênero

 

Data: 10/06

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório do Museu do Amanhã

Endereço: Praça Mauá, 1 - Centro

 

“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” é do que trata o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável - ODS 5. Para o alcance da igualdade de gênero, reconhecemos a importância de unificar todos os movimentos atuantes nessa causa, com base em um diálogo mais empático e eficiente no qual a promoção da autoestima d@s agentes envolvid@s seja nosso norte.

Convidados/as:

 

Amália Fischer - Mexicana-nicaraguense, radicada no Brasil desde 1995, socióloga, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Fellow Ashoka e Synergos. Idealizadora, cofundadora e Coordenadora Geral do ELAS Fundo de Investimento Social. Cofundadora da International Network of Women’s Funds, impulsora e cofundadora da Rede de Esporte pela Mudança Social do Brasil, cofundadora da Rede de Fundos pela Justiça Social do Brasil. Foi professora por 20 anos na Universidade Nacional Autônoma do México e nessa instituição foi umas das fundadoras do Centro de Estudos das Mulher. Feminista, pesquisadora e ativista pelos Direitos das Mulheres desde 1975, sua tese de doutorado foi um mapa sobre o movimento feminista e suas ações comunicativas, “Mídia e Cartografias Feministas: estratégias comunicativas e micropolíticas” (UFRJ). Tem publicado artigos em revistas e livros sobre gênero e comunicação, intersexualidade, movimento feminista na América Latina, filantropia para a justiça social, investimento social em direitos das mulheres e empreendedorismo. Em março de 2016 foi homenageada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, tendo recebido o Prêmio Nise da Silveira, que celebra a atuação de mulheres de destaque na cena carioca.

 

Claudio Nascimento - Ativista pelos direitos LGBT e Bacharel em Filosofia.

 

Dominic Barter - Aprendiz dos princípios de não-violência. Caminha na linha tênue entre o reconhecimento ser visto e tratado como homem, cis, branco, gringo e nunca ter se identificado como tal. Desenvolve inovações sociais com base no diálogo e na empatia usadas em 45 países. É referência internacional em Justiça Restaurativa, Comunicação Não-Violenta e na economia da dádiva. Atualmente colabora no Espaço Beta, uma escola pública fundamentada na inteligência relacional. Mora com sua filha.

 

Indianara Siqueira - Presidente de TransRevolução RJ  (direitos de pessoas TransVestiGêneres), secretária da ONG Davida (luta pelos direitos de trabalhadores sexuais),Pela Vidda (luta pelos direitos da pessoas com HIV),vereadora suplente da cidade do Rio de janeiro,idealizadora e coordenadora da Casanem (abrigo para LGBTIQs em situação de vulnerabilidade),Idealizadora de PreparaNem (pré-vestibular para Travestis,transexuais e transgêneros),vegana ativista pelos direitos dos animais nao humanes e humanes e PutaTransAtivista.

 

Marielle Franco - Nascida na favela da Maré. É socióloga formada pela PUC-Rio e mestra em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua dissertação de mestrado teve como tema: “UPP: a redução da favela a três letras”. Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brazil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Em 2016, foi agraciada com o 4º Prêmio Dandara: Mulheres Sempre Vivas – 2016, Oferecido pela Associação & Planejamento Para o Desenvolvimento (Asplande) – Programa de Capacitação e Assessoria a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado de Marcelo Freixo. É recém eleita Vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 46.502 votos.

 

Mediação: Amanda Talamonte é Coordenadora de Campanha da ONU Mulheres no Brasil desde 2015. Na ONU Mulheres, trabalha com foco especialmente em campanhas relacionadas à Agenda 2030 da ONU, como a Pequim+20 e Por um Planeta 50:50 em 2030, e com a promoção e comunicação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres e do Movimento ElesPorElas HeForShe. Com nove anos de experiência no sistema ONU, Amanda trabalhou anteriormente para o Programa da ONU para o Meio Ambiente no escritório do Brasil e na sua sede no Quênia, onde realizou trabalhos de assessoria de imprensa e comunicação na Rio+20, coordenou o maior prêmio ambiental de alto-nível da ONU, “Campeões da Terra”, bem como campanhas como o Dia Mundial do Meio Ambiente, Pensar.Comer.Conservar e o Programa de Embaixadores da Boa Vontade. Com graduação em Comunicação Social e pós-graduação em Assessoria de Comunicação Pública, Amanda também é organizadora e curadora do TEDxParqueDasNaçõesWomen e do TEDxBrasília.



*Inscrição sujeita à lotação.

 

 

A programação no Museu do Amanhã abrange também o Painel sobre Alimentação Sustentável, às 10h30.

 

 

Vem pra Virada!

 

#viresuacidade #viresuasideias #euvirorio #viradasustentavel

 


:: PROGRAMAÇÃO ::

 

Confira a programação completa em viradasustentavel.org.br/rj


 

:: SOBRE A VIRADA SUSTENTÁVEL ::

 

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização e educação para a sustentabilidade, envolvendo cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, realizando edições em cidades como Manaus e Porto Alegre. O evento traz como tema central os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de desenvolvimento apresentada de modo a definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares. Em 2017, realiza sua primeira edição no Rio de Janeiro e vai abarcar projetos de arte, cultura, zen, ação e conhecimento inspiradores, que discutam e promovam debates construtivos em torno do amplo conceito de sustentabilidade.

 

Sobre o produtor

Virada Sustentável Rio 2017

Comentários

Local

Museu do Amanhã
Praça Mauá, 02, Auditório, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.