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VIRADA AMBIENTAL 2024 - Módulo 5 - Sustentabilidade no Setor Público

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Evento encerrado

VIRADA AMBIENTAL 2024 - Módulo 5 - Sustentabilidade no Setor Público

30 abr - 2024 • 09:20 > 30 abr - 2024 • 17:00

 

Descrição do evento

VIRADA AMBIENTAL 2024 - Módulo 5 - Sustentabilidade no Setor Público

Transmissão ao vivo pelo YouTube da Escola do Legislativo: Parte 1 e Parte 2.

Estão abertas as inscrições para o 5º módulo do curso de capacitação para gestores ambientais oferecido pelo Programa Virada Ambiental, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás.

O tema do curso, que será ministrado no dia 30/04, pelo professor Denilson Teixeira, no auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás, é a Sustentabilidade no Setor Público.

Denilson Teixeira
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), (1989) e Pedagogia pela Faculdade Trilógica Keppe Pacheco (FATRI) (2021). Especialista em Gestão de Conflitos (FATRI) (2022). Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC/USP), (1993). Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC/USP), (2000). Pós-doutorado em Sustentabilidade pelo Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE), Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL) Portugal, (2017). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Ciamb/UFG). Tem desenvolvido sua pesquisa na área de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Indicadores de Sustentabilidade e Educação para Sustentabilidade.
Endereço para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5697570214519476

Fundamento
O setor público tem papel fundamental na aplicação e divulgação das ações voltadas a Sustentabilidade. Assim, todas as decisões tomadas na gestão pública devem priorizar a conservação e recuperação de recursos naturais e o bem-estar humano. Para tanto é necessário conhecer as bases conceituais e os procedimentos metodológicos necessários para a realização de um diagnóstico do estado das ações de sustentabilidade no setor público e do cumprimento das metas estabelecidas internacionalmente. A presente proposta de curso apresenta as bases teóricas e práticas fundamentais para realização desses propósitos.

Objetivo Geral
O objetivo geral é que os alunos sejam capazes de perceber a relação da base teórica e das diretrizes metodológicas relacionadas ao tema Sustentabilidade no Setor Público. Ou seja, que os participantes possam refletir sobre o compromisso com a transparência, responsabilidade e melhoria contínua em relação aos aspectos ambientais, sociais e econômicos no setor público.

Objetivos Específicos
1. Conhecer e compreender a caracterização e diagnóstico dos desafios da implantação de iniciativas de sustentabilidade na empresa pública; 2. Saber avaliar os impactos sociais e ambientais na empresa pública.

Metodologia
Os procedimentos metodológicos utilizados serão: aulas expositivas dialogadas, atividades em grupo e discussão de resultados em grupo.

Material Didático
Para a atividades prática serão necessários: folhas de papel A4, caneta, e canetas coloridas. Material teórico a ser disponibilizado aos inscritos.

Vagas e Turmas
1 turma com 150 vagas presenciais e vagas online (Transmissão ao vivo no Youtube da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás).

Local
Mini Auditório 2

Terá entrega de certificados.

Datas e Horários
30/04/2024 (terça-feira)
1ª aula - 8:30 às 9:15
2ª aula - 9:15 às 10:00
Intervalo – 10:00 às 10:15
3ª aula - 10:15 às 11:00
4ª aula - 11:00 às 11:45
Tempo para sanar dúvidas

5ª aula - 13:00 às 13:45
6ª aula - 13:45 às 14:30
Intervalo – 14:30 às 14:45
7ª aula - 14:45 às 15:30
8ª aula - 15:30 às 16:15
Tempo para sanar dúvidas

Conteúdo Programático
Aula 1 - Introdução ao conceito de Sustentabilidade.
Aula 2 e 3 - Caracterização e diagnóstico dos desafios da implantação de iniciativas de sustentabilidade na empresa pública.
Aula 4 Implementação de Programas de Sustentabilidade – Estudo de caso.
Aula 5 a 7 – Trabalho em grupo - Caracterização e diagnóstico dos desafios da implantação de iniciativas de sustentabilidade na própria empresa pública.
Aula 8 - Discussão dos resultados.

Referência Bibliográfica
KIST, M. B.; BELLEN, H. M. V. Sustainability management in cities: a perspective regarding the role of civil society networks in the public policy analysis process. Revista de Administração Pública, v. 56, n. 5, p. 583–602, set. 2022.
MARCUZ JUNIOR, Maucir et al. Sustentabilidade no setor público brasileiro e nas instituições públicas de ensino superior: análise da produção científica em periódicos nacionais. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 11, n. 3, p. 183-198, 2020.
ROCHA, Suyene Monteiro da; et al. Sustentabilidade na administração pública. Revista Esmat, v. 8, n. 11, p. 105-120, 2016.
SILVA, Elaine Cristina Gomes da; LOBATO, Lucas José Teodoro; VALENTIM, Sara Brinati. Agenda 2030 na gestão pública: práticas e desafios em instituição de ensino superior.
SOUZA, Franciele Machado de; PANHOCA, Luiz. O discurso de sustentabilidade e a pesquisa acadêmica sobre relato integrado no setor público. Advances in Scientific & Applied Accounting, v. 13, n. 3, 2020.  

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

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Edição de participantes

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Local

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Auditório 02

Avenida Emival Bueno, Quadra G, Auditório 02, Park Lozandes

Goiânia, GO

Termos e políticas

Sobre o produtor

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Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos

Somos a comissão da Assembleia Legislativa de Goiás responsável pelos assuntos ambientais que permeiam o legislativo e sociedade. Atualmente sob a presidência da deputada estadual Rosângela Rezende. Dentre as atribuições que nos competem conforme o Art. 45 do Regimento Interno, estão: equilíbrio ecológico, preservação do meio ambiente e da qualidade de vida das populações urbana, rural e indígena; florestas, caça e pesca; cursos d’água, águas represadas e subterrâneas; estudos da fauna e flora

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