Sem conexão com a internet
Login
O evento já encerrou...
Vamos falar sobre igualdade racial: enfrentamentos e desafios?
Carregando recomendações...
Vamos falar sobre igualdade racial: enfrentamentos e desafios?

Descrição do evento

VAMOS CONVERSAR?

Estamos vivendo tempos extremos, permeados por opiniões polarizadas e pouco diálogo. Nesse contexto, muitas vezes é mais confortável continuar dentro da própria bolha: vivendo as experiências de sempre, as conversas de sempre e com as pessoas de sempre. Buscando sair dessa zona de conforto e ampliar nossos olhares, estamos promovendo encontros mensais abertos e gratuitos para conversar sobre temas como o protagonismo das pessoas com deficiência, raça, sexualidade, gênero, moradia e saneamento.

Vamos transformar e preparar Belo Horizonte para o futuro?


IGUALDADE RACIAL: ENFRENTAMENTOS E DIREITOS

O que racismo e suas diversas formas de manifestação produzem nos sujeitos? 

Nesta roda de conversa, convidamos vocês para discutir sobre sistemas de opressão que se cruzam, com base na discriminação racial.

Alguns dos convidados para essa conversa:

  • Maíra Neiva. Possui Mestrado e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é membro da comissão de igualdade racial - Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais. Professora do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ribeirão das Neves, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais, Decolonialidade, Antropologia Jurídica, Transculturalismo, Teoria Crítica do Direito.

  • Herlen Romão. Nasceu e vive em Belo Horizonte (no Aglomerado da Serra). Formada em arte educação pelo CEFART, superior em Serviço Social, Pós-graduada em Gestão de Pessoas Pela FDC e em Gestão de Projetos Sociais e Culturais pela UFMG. Artisticamente reconhecida como Produtora, Atriz e Roteirista do COLETIVO COISA DE PRETO; Atriz, Arte-educadora, Diretora de teatro, Dramaturga, Coordenadora e Fundadora do GRUPO DE TEATRO MORRO ENCENA/Associação Cultural Cênico Paternon; Fundadora e Presidente da Associação Cultural Cênico Paterrnon. Como destaque em suas dramaturgias têm-se ANJOS, surgida em 2017, sob a coordenação Eid Ribeiro, texto que aborda o tema do feminicídio. 

  • Dú Pente. É ativista pelo direito à cidade e direitos humanos, luta pela representatividade e participação das juventudes e das populações negras e periféricas nos espaços de poder. É graduado em publicidade e propaganda pela PUC Minas e cursa especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral na UFMG. Atua no coletivo "Pretas em Movimento", integra o comitê gestor do Centro de Referência das Juventudes e na movimentação “Muitas", pois tem a certeza que outra política é possível. Como DJ e produtor cultural atuou por quatorze anos, é criador da festa Sensualismo e banhista da Praia da Estação. Está assessor parlamentar e atua como articulador político e coordenador de projetos na Gabinetona, mandato coletivo de Áurea Carolina e Cida Falabella em Belo Horizonte.

  • Avelin Buniacá. Mulher indígena, sociologia, professora, escritora pelo projeto Nós da poesia. Assessora parlamentar na Gabinetona Áurea e Cida agora Bella e Cida.

Local

Auditório do Centro de Referência da Juventude (CRJ)

Praça Rui Barbosa, 50, Auditório, Centro

Belo Horizonte, MG

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Global Shapers Belo Horizonte

Nascida do Fórum Econômico Mundial, a Comunidade Global Shapers é uma rede de jovens que trabalham juntos para enfrentar desafios locais, regionais e globais. Em Belo Horizonte, somos um grupo de jovens que trazem vivências, experiências, redes, projetos e iniciativas diversas. Nos encontrarmos quinzenalmente e nosso objetivo maior é transformar e preparar Belo Horizonte para o futuro.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.