Fale com o produtor

O evento já encerrou...

V Seminário de Indicadores Econômicos do Setor Sucroenergético

Carregando recomendações...

V Seminário de Indicadores Econômicos do Setor Sucroenergético

10 dez - 2015 • 08:00 > 10 dez - 2015 • 21:00

Evento presencial em ESALQ/USP, Piracicaba - SP
Evento encerrado

V Seminário de Indicadores Econômicos do Setor Sucroenergético

10 dez - 2015 • 08:00 > 10 dez - 2015 • 21:00

Evento presencial em ESALQ/USP, Piracicaba - SP
Evento encerrado

Descrição do evento

A indústria sucroenergética torna-se cada vez mais competitiva e importante no contexto brasileiro, em especial pela significativa representatividade de seus dois principais produtos, açúcar e etanol, no painel de exportação do país. Além disso, a prática da cogeração de energia também vem ganhando ampla visibilidade no setor, permitindo às usinas brasileiras autossuficiência em energia elétrica e comercialização dos excedentes.


A partir desta realidade, é de fundamental importância o conhecimento dessa cadeia produtiva, bem como uma análise ampla do setor, incluindo as visões agrícola, industrial e econômica.


Há 10 anos o Pecege/ESALQ/USP é responsável pela geração dos indicadores Econômicos do Setor Sucronergético e Divulgação do Relatório de Custos de Produção de Cana-de-Açúcar, Açúcar, Etanol e Bioeletricidade no Brasil, a cada safra. 


Reconhecendo a importância e o potencial da produção de cana de açúcar para o país, o Pecege realizará o “V Seminário de Indicadores Econômicos do Setor Sucronergético e Divulgação do Relatório de Custos de Produção de Cana-de-Açúcar, Açúcar, Etanol e Bioeletricidade no Brasil – safra 2014/2015”.


Nesta edição, pela primeira vez, além dos dados de custo de produção da safra 2014/2015, será apresentada a previsão para 2015/2016, trazendo os resultados da pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa no 2º semestre de 2015.


Além da apresentação dos dados, os participantes poderão aprender com especialistas do setor por meio de palestras que abordarão temas relacionados à sustentabilidade da atividade.


Programação

07:00 - 08:00
Credenciamento

08:00 - 08:30
Abertura
Prof. Pedro Valentim Marques

08:30 - 09:30
Apresentação dos indicadores econômicos Safra 2014/2015
Haroldo Jose Torres da Silva 

09:30 - 10:00
Coffee Break

10:00 - 11:00
Custos dos fornecedores de cana brasileiros na safra 2014/2015
João Henrique Mantellatto Rosa

11:00 - 12:00
As certificações no setor sucroenergético: situação e perspectivas
Prof. Dr. Carlos Eduardo de Freitas Vian - ESALQ/USP 

12:00 - 14:00
Almoço

14:00 - 14:45
Viabilizando o crescimento: medidas de longo prazo para o setor sucroenergético
Ricardo Dornelles - MME

14:45 - 15:30
Novas perspectivas para os produtos da indústria canavieira
Luciano Rodrigues - UNICA

15:30 - 16:00
Situação do setor sucroenergético no Brasil
Manoel Bertone - Deloitte

16:00 - 16:30
Debate e Encerramento 

19:00 - 20:00
Sustentabilidade no setor sucroenergético
Celso Manzatto - EMBRAPA

20:00 - 21:00
Sustentabilidade no setor sucroenergético
José Moreira  

Todos os participantes receberão o Relatório de Custos de Produção de Cana-de-Açúcar, Açúcar, Etanol e Bioeletricidade no Brasil - safra 2014/2015.

*caso você seja estudante, poderá ter desconto na inscrição, enviando via e-mail o comprovante de matrícula e, recebendo o seu código promocional para efetuar a compra do seu ingresso. Escreva para [email protected]


Sugestão de Hospedagem 

Arco Hotel 
Av. Saldanha Marinho, 1515 - Cidade Alta, Piracicaba - SP, 13416-257
(19) 3373-3000

obs. Informe que é participante do "Evento do Pecege" e garanta uma tarifa diferenciada.



Local

ESALQ/USP

Avenida Pádua Dias Pavilhão Engenharia, Vila Independência

Piracicaba, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Pecege

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.