Login
O evento já encerrou...
V Semana Social
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

V Semana Social

23 nov - 2021 • 14:00 > 26 nov - 2021 • 19:00

Evento Online via Google Meet

Descrição

Vem aí a V Semana Social!

Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU, as ODS, a fome zero é uma prioridade. Porém, contrário a isso, o Brasil vivenciou uma piora significativa nos índices de segurança alimentar durante a pandemia. Por isso, a V Semana Social abordará o tema da Alimentação por diferentes perspectivas: a fome, a nutrição e os distúrbios alimentares, o agronegócio em oposição à agricultura familiar, a sustentabilidade da produção, o veganismo acessível e a culinária brasileira. Por meio de rodas de conversa, workshops, lives culinárias etc, com convidados e sorteios incríveis, esperamos mostrar que falar sobre comida é falar sobre cultura, sobre sociedade e sobre transformação. 

OBS: Todos os eventos terão acompanhamento em libras. 

PROGRAMAÇÃO

Segunda 22/11

→ 18H - CineDebate: fome

    Além dos conteúdos pelas nossas redes sociais, este CineDebate explorará a problemática da fome, seus efeitos e seus agravamentos durante a Pandemia. Para impulsionar a discussão, serão apresentados os curtas "Human (Maria's Interview" do projeto Human, the Movie, e "A Conta Fica para a Juventude" da organização sem fins lucrativos Oxfam Brasil.

CONVIDADOS

    Melissa Luciana de Araújo - Nutricionista e Acadêmica , Doutoranda em Saúde e Nutrição/UFOP, coordenadora da comissão permanente do Direito Humano à Alimentação Adequada do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG. Ela pesquisa temas de segurança alimentar e nutricional, ambiente alimentar comunitário e agricultura urbana.


Terça 23/11

→ 11H - Workshop: Mindful Eating    

    Tratar de alimentação é também tratar das relações com a comida. Por isso, no dia 23/11 o professor João Motarelli guiará um workshop tratando da relação da comida e do corpo, apresentando a técnica de Mindful Eating e suas vantagens. A ideia é fazer com que os participantes vivenciem a compaixão e o Mindful Eating a partir da prática e sua discussão.

CONVIDADOS

    João Motarelli - Nutricionista, f, Professor de Pós Graduação desde 2017, é professor assistente da formação de professores do programa Treinamento da Consciência Alimentar Baseado em Mindfulness (MB-EAT) sendo instrutor do mesmo desde 2016. É Professor Treinado de Mindfulness e Autocompaixão pelo Center for Mindful Self Compassion (CMSC), Possuí pós graduação em Nut. Esportiva e em Mindfulness. É assessor científico do Dep. Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP e Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Obesidade e Comportamento Alimentar - NEPOCA da USP/FMRP

→ 17H - Palestra sobre transtornos alimentares

    Transtornos alimentares são uma série de doenças extremamente sérias para o individuo e extremamente presentes na sociedade. A ONU estima que atualmente 5% da população Brasileira convive com alguma dessas doenças, sendo que esse índice vai a 10% quando tratamos de jovens. Considerando isso, no dia 23/11, a nutricionista Thais Correia guiará uma apresentação sobre a realidade dos transtornos alimentares mais presentes atualmente na sociedade, com seus sintomas, suas causas e seus tratamentos.

CONVIDADOS

    Thais Correia - Nutricionista e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP especializada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP.


Quarta 24/11

→ 11H - Roda de Conversa: Práticas agrícolas e agroecologia

    Sabemos que no Brasil o agronegócio é o sistema de produção dominante, mas quais a implicações disso? Olhando de um ponto de vista social, esta roda de conversa abordará uma análise crítica dos sistemas de produção apresentando alternativas sociais e sustentáveis, trazendo pautas como a luta por terra, a comida orgânica, agroecologia e muito mais!

CONVIDADOS

    Gabriela Di Giulio -  é doutora em Ambiente e Sociedade, professora associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora visitante da University of York, Inglaterra. Suas áreas de pesquisa incluem crises, riscos e incertezas; dimensões humanas das mudanças climáticas; interações entre ciência, política e sociedade; saúde global e sustentabilidade.

    Maria Alves da Silva - Militante no MST desde 2002, atua no setor de produção e no coletivo de direção regional do movimento e é envolvida em várias frentes de luta,  movimentos sociais de educação, saúde comunicação e moradia. Hoje vive na Comuna da Terra Irmã Alberta da Regional Grande SP do MST.

    Ligia Monteiro - Engenheira Ambiental formada pela Poli-USP (2013). Militante na cooperativa Terra e Liberdade (MST) desde 2018. Atualmente trabalha no Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões da Poli (LabSid).

    Lucca Pérez - Formado em engenharia ambiental pela Poli/USP, sempre se interessou por cooperativismo, autogestão e agroecologia, indo trabalhar na ITCP/USP junto a cooperativas de catadores e depois da agricultura familiar. Na extensão universitária teve contato com o MST e ajudou a construir a partir disso a cooperativa Terra e Liberdade, de comercialização da produção agroecológica produzida pelos espaços de reforma agrária da região metropolitana de São Paulo. Mudou no mestrado para a engenharia de produção, ainda na Poli, estudando as relações entre organização do trabalho, autogestão e saúde mental, e segue na mesma perspectiva no doutorado.


Quinta 25/11

→ 11H - Palestra: Veganismo acessível

    O veganismo é uma prática que vem se tornado cada vez mais presente na sociedade e visa uma luta politica, social e ambiental pelo respeito aos animais, entre outras coisas, porém o movimento ainda é pouco compreendido e difundido como algo acessível e para todos. Assim, no dia 25/11 a  nutricionista Cris Maymone apresentará a realidade de um veganismo acessível e para todos.

CONVIDADOS    

    Cristiana Maymone - Nutricionista, especialista em saúde da família modalidade residência, especialista em saúde indígena, mestre em nutrição em saúde pública e doutorando em mudanças sociais e participação política. Trabalha com abordagem comportamental.


Sexta 26/11

→ 11H - Live de culinária indígena

    Para quem tem interesse em aprender novas receitas ou desenvolver um papo cabeça, no dia 26/11 a chefe pataxó Deborah Martins trará os dois! Tratando de discussões de cunho social, a chefe guiará uma receita clássica do povo pataxó para quem quiser acompanhar ou mesmo apenas assistir. 

Ingredientes necessários: 1/2kg de camarão rosa, 2 xícaras de milharina/flocão, 1 xícara de água, uma pitada de sal e de açúcar, tomate cereja e temperos a gosto. 

CONVIDADOS     

    Deborah Martins - Chef indígena do povo pataxó, autodidata e criadora do Alecrim Baiano, rede de receitas. Ativista pelo direito humano à alimentação adequada e à soberania alimentar e nutricional dos povos indígenas. Graduada em Direito e Graduanda em Gastronomia.


Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

V Semana Social

Poli Social

https://www.grupopolisocial.com/

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.