ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE DA PAZ DE MINAS GERAIS - UNIPAZ-MG


Compartilhar:

Próximos eventos
Eventos passados

Sobre

A UNIPAZ E A UNIPAZ-MG

A UNIPAZ

A Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ é a união da Universidade Holística Internacional e de sua entidade mantenedora, a Fundação Cidade da Paz, que é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Federal.

A principal missão da UNIPAZ é desenvolver uma ação educacional que dissemine uma nova consciência e uma cultura de paz e não-violência, em suas três dimensões: a paz consigo mesmo (ecologia pessoal), a paz com os outros (ecologia social) e a paz com a natureza (ecologia ambiental).

A UNIPAZ foi fundada em 1987 e funciona na Granja do Ipê, em Brasília. Hoje existem representações regionais da UNIPAZ em vários estados do Brasil.

Um dos principais fundadores da UNIPAZ é o professor Pierre Weil, psicólogo, educador e escritor, autor de mais de 40 livros, que trabalho pela Unipaz desde a sua fundação e que fez sua passagem em outubro de 2008.

O atual reitor da UNIPAZ é Roberto Crema, psicólogo e antropólogo, educador e escritor, e um dos fundadores da UNIPAZ.

 A UNIPAZ-MG

A Associação Universidade da Paz de Minas Gerais, UNIPAZ-MG é uma associação de fins não econômicos, constituída em 14 de abril de 2008 e declarada de utilidade pública municipal pela Lei nº10.313, de 25 de novembro de 2011.

Os programas da Unipaz em Minas Gerais, no período de 1994 a 2001, foram realizadas junto ao Instituto Fênix do Desenvolvimento Humano, sob a coordenação dos psicólogos Flávio Rodrigues da Silva e Sandra Lúcia de O. Rodrigues.

No período de 2002 a 2008 os programas da Unipaz em Minas Gerais foram realizados junto ao Instituto Renascer da Consciência, sob a coordenação da psicóloga Gislaine Maria D"Assumpção.

Desde abril de 2008, seguindo orientações do Colegiado Geral de Unidades da Unipaz - CGUU, a Unipaz de Minas Gerais se organizou como uma associação de fins não econômicos, com autonomia jurídica e conveniada com a Fundação Cidade da Paz, de Brasília, para realização dos programas da Unipaz.

A Associação Unipaz-MG é dirigida por uma Diretoria Colegiada composta por, no mínimo, três e , no máximo, quinze pessoas e um Conselho Fiscal composto de três pessoas.

A Associação Unipaz-MG, possui, entre outros, os seguintes objetivos:

  • Ensejar condições para o desenvolvimento da visão e da abordagem holística e transdisciplinar da realidade;

  • Ser um espaço de integração, reflexão, estudo e prática transdisciplinar, transcultural e transpessoal para o desenvolvimento da plenitude do ser;

  • Propiciar condições para o desenvolvimento da cultura de paz, respeitando singularidades e interdependência;

  • Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais;

  • Promover a defesa, a recuperação e a preservação do meio ambiente dentro dos princípios da sustentabilidade para a vida, em todas as suas formas;

  • Promover atividades que visem o desenvolvimento integral e pleno do ser humano, em seu relacionamento consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o universo, por meio da arte, da filosofia, da ciência e das tradições sapienciais;

  • Promover a educação informal e formal (inclusive por meio de convênios com instituições educacionais) de crianças, jovens, adultos e idosos numa metodologia fundamentada na visão holística e transdisciplinar, integrando estudos e práticas;

  • Realizar consultorias em gestão, dentro da abordagem holística e transdisciplinar, no setor público, no setor privado e no terceiro setor, para os interessados em práticas que promovam formas pacíficas de ser, de relacionar, de trabalhar e de preservar a vida.


Poderão associar-se à Associação Unipaz-MG pessoas físicas ou jurídicas, com interesse na realização dos objetivos da associação e que satisfaçam as exigências e condições previstas no seu Estatuto.


REDE UNIPAZ

A Associação Universidade da Paz de Minas Gerais - UNIPAZ-MG integra a Rede Internacional para uma Cultura de Paz - REDE UNIPAZ que reúne organizações de todo o Brasil e do exterior conveniadas com a Fundação Cidade da Paz, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e culturais, pesquisas, projetos, estágios, consultorias, colaboração e outros serviços correlatos, visando contribuir para a visão transdisciplinar holística e para a cultura de paz.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.