08 mar - 2018 • 19:00 > 10 mar - 2018 • 13:00
08 mar - 2018 • 19:00 > 10 mar - 2018 • 13:00
The Thinking School - um curso de formação em visual sensemaking
Se você está no mercado hoje, você provavelmente lida com a angústia de não saber comunicar o que você sabe – em toda sua complexidade e volume – para pessoas do mundo de hoje – gente com pouco tempo, pouca paciência e atenção difusa. Você é confrontado com desafios bastante complexos, excesso de informação e gente que não tem tempo para ouvir sobre suas ideias – sejam elas o quão inovadoras forem. Você provavelmente sabe muito mais do que consegue comunicar e tem acesso a muito mais informação do que consegue digerir. Sua empresa provavelmente dispõe de mais dados sobre seus clientes do que sabe como usar. Acredite – todos estamos padecendo desses males. Bem vindo ao século XXI. É hora de você se tornar um bom visual sensemaker.
QUANDO?
Serão 3 encontros na 2a semana de Março de 2018:
• Quinta, 8 de Março, 19 às 22hs
• Sexta, 9 de Março, 19 às 22hs
• Sábado, 10 de Março, 9 às 13hs
Plan B - Rua Ouro Preto, 1295
Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG
SITE DO CURSO:
PRA QUE VISUAL SENSEMAKING?
11 Motivos pelos quais você precisa (urgentemente) se tornar um bom visual sensemaker
Visual Sensemaking é o processo de construção de entendimento e comunicação de situações, cenários e ideias complexos, à partir de métodos e ferramentas visuais.
Mapas mentais, desenhos, diagramas, gráficos, imagens – tudo isso serve para criar sentido. Além de nos ajudar a expressar visualmente nossas ideias, o visual sensemaking oferece técnicas de organização visual da informação em modelos que mudam de maneira definitiva a forma de comunicarmos qualquer conceito: de uma ata de reunião a uma nova ideia de negócio.
POR QUE APRENDER VISUAL SENSEMAKING?
O ato de esboçar visualmente qualquer coisa – seja ela uma ideia de produto, um serviço, um processo, uma estratégia, um resultado de um negócio – faz com que possamos aprender sobre ela, localizar as incertezas e executá-la com clareza e agilidade.
VISUALIZAR IDEIAS COMPLEXAS É ESSENCIAL PARA...
Compartilhar o entendimento de uma situação
Aliviar a ansiedade gerada por excesso de informações
Aumentar o alinhamento e o engajamento com ideias
Reduzir a indecisão e promover melhores ações
Acelerar a inovação colaborativa
O QUE EU VOU APRENDER NESSE CURSO?
MUDAR SUA RELAÇÃO COM A INFORMAÇÃO
- A ansiedade gerada pelo excesso de dados;
- A importância dos sistemas de organização apropriados para sua audiência e objetivo;
- Como tornar informações palatáveis e mais memoráveis;
- Como usar o que a audiência já sabe para tornar uma nova informação mais clara;
- Como transformar dados em informações;
- Como gerar conhecimento à partir de informações.
ORGANIZAR PARA VISUALIZAR
- Como tirar ideias nebulosas do papel e colocá-las em modo “ação";
- Como gerar clareza em torno de uma situação nebulosa, trazendo ordem para os desafios e visualizando o todo;
- Aprendendo a diferenciar: dado, informação e conhecimento
- Ferramentas importantes na criação de organização visual
- Aplicação de sistemas de ordenação visual do conteúdo: LATCH
- Diagramas essenciais que irão formar seu novo vocabulário visual
- Os 4 macro tipos de visualização: data viz simples, ilustração de ideias, geração de ideias, descobertas visuais
PENSAR VISUALMENTE
- Como transformar palavras em imagens
- Hierarquia da informação: ênfase e aumento de significado
- Técnicas para construir vocabulário visual e modelos visuais
- Como visualizar um ecossistema: documento de uma página que oferece uma visão macro e de alto nível de uma ideia
- Visualização de dados: como criar gráficos que gerem sentido.
- Composição visual básica que gera clareza: uso de cores, formas, tipografia
- Como criar artefatos visuais para escalar o entendimento – dentro de uma organização, para clientes, para uma equipe.
RECURSOS ONLINE PARA CRIAR HISTÓRIAS VISUAIS
- Recursos online que facilitam a construção de produtos visuais no dia a dia.
Ana Barroso – designer, especialista em Design Thinking e Visual Sensemaking
QUER SABER MAIS SOBRE VISUAL SENSEMAKING?Formada pela Herron School of Arts and Design da Indiana University, Ana é uma das pioneiras do Design Thinking no Brasil. Fundou a Ologia em 2008, empresa de consultoria de inovação. Tornou-se sócia fundadora da Sodet, empresa precursora do Social Business Design, criada por líderes do mercado digital do Porto Digital e Belo Horizonte.
Com 10 anos de experiência em Design Leadership e na aplicação do pensamento de Design no contexto organizacional, liderou projetos de inovação nos setores de saúde, biotecnologia, telecomunicação, cultural, varejo, aceleradoras e hubs de tecnologia. Atuou com algumas das maiores marcas do país, como Natura, Fiat, Magazine Luiza, Localiza, Itaú Cultural, Itaú Social, Sky e Totvs.
Lecionou e coordenou programa de formação na PUC Minas, Ibmec, Unibh e desenhou o programa“Business Design” para o grupo Instituto Inovação.
Atualmente é consultora em Design Thinking e Visual Sensemaking.
Rua Ouro Preto, 1295 Santo Agostinho
Belo Horizonte, MG
Ana Barroso
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.