O evento já encerrou...
[Ubu em curso] A tecnodiversidade em Yuk Hui com o pesquisador Zé Antônio Magalhães
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

[Ubu em curso] A tecnodiversidade em Yuk Hui com o pesquisador Zé Antônio Magalhães

27 jul - 2021 • 19:00 > 28 jul - 2021 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

A TECNODIVERSIDADE EM YUK HUI

Com Zé Antônio Magalhães


* Haverá emissão de certificado e o link das aulas gravadas será disponibilizado para todos os inscritos.


Este curso pretende oferecer uma introdução ao pensamento do filósofo e engenheiro de computação chinês Yuk Hui, tendo como base alguns dos seus textos curtos mais importantes, editados no Brasil pela Ubu no livro “tecnodiversidade”. Esses textos serão postos no seu contexto, tanto em relação aos demais livros de Hui (“Sobre a existência dos objetos técnicos”, “A questão da tecnologia na China”, “Recursividade e contingência”), quanto à tradição filosófica em geral, a fenomenologia, a filosofia da tecnologia de Heidegger, Simondon e Stiegler, a cibernética, o debate contemporâneo sobre a cosmopolítica, o realismo especulativo e o pensamento tradicional chinês. A proposta é facilitar a entrada no livro e/ou oferecer um acompanhamento à sua leitura. 

O curso está proposto em dois encontros. Nenhuma leitura seria considerada necessária para a compreensão das aulas, que não seriam interpretativas dos textos, mas sim funcionariam como uma introdução e acompanhamento a eles. 


ENCONTRO 1) CONTEXTO: FILOSOFIA DA TÉCNICA, VIRADA ESPECULATIVA, COSMOPOLÍTICA, CIBERNÉTICA E PENSAMENTO CHINÊS. 

Nesta introdução, procurarei situar o pensamento de Hui no contexto das principais discussões das quais a sua obra deriva: a fenomenologia de Husserl e Heidegger, de um lado, a organologia da técnica de Simondon, de outro, e o mestre e mentor de Hui, Bernard Stiegler, na interseção dessas duas tradições. Explicarei também o contexto contemporâneo em que o debate desenvolvido por Hui se situa, entre a chamada “virada ontológica” em antropologia (Viveiros de Castro, Descola), de um lado, e o aceleracionismo, de outro. Introduzirei também a relação de Hui com o pensamento tradicional chinês, e qual o papel dessa recuperação na sua proposta cosmotécnica. 


ENCONTRO 2) A NOÇÃO DE TECNODIVERSIDADE NO PROJETO DE YUK HUI 

No segundo encontro, buscaremos as ferramentas essenciais para entender o conceito e a proposta da tecnodiversidade no contexto da obra de Hui, situando os textos cursos de “Tecnodiversidade” no contexto das obras mais extensas do autor. A ideia é oferecer uma introdução que facilite a compreensão dos textos de “Tecnodiversidade”, traçando um fio que os atravesse. Começaremos com o conceito de cosmotécnica, com foco em “Cosmotécnica como cosmopolítica”, e logo passaremos à relação entre o mecânico e o orgânico que ganha importância em trabalhos recentes de Hui. Veremos como a noção de tecnodiversidade emerge desse contexto. 


MINIBIO DO MINISTRANTE

Zé Antonio Magalhães é doutor em Teoria do Direito pela PUC-Rio. Sua tese de doutorado, “Tecnomia e demogramática: Direito e técnica no nomos das plataformas”, tem influência importante de Hui no sentido de pensar as relações entre cultura, natureza e técnica como contingentes a perspectivas situadas. A sua pesquisa se concentra em trazer à sua área acadêmica – a teoria do direito e os estudos de direito e tecnologia – uma série de vertentes teóricas contemporâneas ligadas à chamada “virada especulativa” na intersecção das quais o pensamento de Hui se situa, notadamente o aceleracionismo (Brassier, Negarestani), o pensamento cosmopolítico (Viveiros de Castro, Stengers, Latour) e a filosofia da técnica (Simondon, Stiegler). 


BIBLIOGRAFIA PARA APROFUNDAMENTO 


Encontro 1 

HUI, Yuk. Cosmotécnica como cosmopolítica. In: Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020. 

SIMONDON, Gilbert. Du mode d'existence des objets techniques. [Paris]: Aubier, 2012. 367 p. (Philosophie). 

HUI, Yuk. The question concerning technology in China: An essay in cosmotechnics. Falmouth: Urbanomic, 2016. (Mono, 003). 

STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 442-464, abr. 2018. 

MEILLASSOUX, Quentin. Après la finitude: Essai sur la nécessité de la contingence. Paris: Seuil, 2006. (L'ordre philosophique). 

NEGARESTANI, Reza. O trabalho do inumano. Zazie, 2021. 


Encontro 2 

HUI, Yuk. Máquina e ecologia. In: Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020. 

HUI, Yuk. Sobre os limites da inteligência artificial. In: Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020. 

HUI, Yuk. On Cosmotechnics: For a Renewed Relation between Technology and Nature in the Anthropocene. Techné: Research in Philosophy and Technology, v. 21, n. 2, p. 1–23, 2017. doi:10.5840/techne201711876 

Hui, Yuk. On the existence of digital objects. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016. (Electronic mediations, 48). 

HUI, Yuk. Recursivity and contingency. London, New York: Rowman & Littlefield International, 2019. (Media philosophy). 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

[Ubu em curso] A tecnodiversidade em Yuk Hui com o pesquisador Zé Antônio Magalhães

Circuito Ubu - clube de assinatura e leitura da Ubu Editora

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.